1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

VIVENDO E APRENDENDO!

Viver é aprender! “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. ”

(Sócrates)

Hoje começou um novo ciclo na minha vida. Decidi voltar a estudar engenharia. A falta desta formação limitou a minha ascensão profissional e alimentou uma certa frustração por ter deixado algo importante para trás. Apesar das graduações em química industrial e licenciatura e algumas especializações. 

Havia um vácuo que precisava ser preenchido seja por vaidade, necessidade ou desafio pessoal e profissional. Resolvi retomar este processo e encarar essa nova missão com a certeza de que vencerei mais esta batalha. 

Dedico este artigo a todos os alunos que retornaram aos estudos, desafiam o tempo superando obstáculos, recriando oportunidades… reescrevendo uma nova história. Boa leitura e reflexão!

“Existe um milagre em cada recomeço. ” (Herman Hesse)

Em 1988, iniciei o meu estágio na área de processo das salas de cubas na redução da Alumar. Já havia concluído o curso de licenciatura em química e estava cursando química industrial na UFMA (motivo do estágio). Ao mesmo tempo estudava engenharia civil na UEMA. Ao concluir o estágio em março de 1989, fui admitido pelo Departamento de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Alumar (onde trabalhei por 26 anos). 

Devido às circunstancias daquele momento (professor contratado, instável, salário baixo, casado, com 3 filhas para criar, e a falta de opção do curso de engenharia civil, noturno) decidi “trancar” o curso por dois anos, com o propósito de voltar.

Fui jubilado e até hoje não voltei. Ficou uma lacuna, ferida aberta não cicatrizada, ”ruminando” dentro de mim… parece que está faltando algo para completar a minha vida… cumprir o meu desígnio. Se o soberano DEUS permitir!

Hoje 28 anos depois resolvi voltar a estudar engenharia de produção. É sobre este aprendizado que quero compartilhar com vocês neste artigo.

Não tenho a pretensão de recuperar o PASSADO, quero desafiar e viver o PRESENTE realizando algo que sempre almejei. Em algum momento fiquei numa encruzilhada entre continuar o curso de engenharia ou trabalhar. Decidi trabalhar para sustentar a minha família, tomei a decisão certa para aquele momento, e deixei o curso de engenharia para trás. 

Agora vou resgatar essa pendencia, buscando novos horizontes para um FUTURO incerto, que a DEUS pertence.

“É Deus que pinta os meus dias e escreve a minha história, nem sempre posso entender o que acontece, mas eu tenho a certeza de que tudo é permissão de Deus para o meu melhor. E se eu chorar, usarei as lágrimas para lavar a alma. E se eu sorrir, usarei o riso para iluminar o coração. Com a fé que eu tenho, eu posso conquistar o impossível. ” (Yla Fernandes)

Interessante que o tema proposto para a redação na universidade onde vou cursar engenharia, foi a seguinte:

“ Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor ideia. É preciso ser humilde para aprender. ” (Paulo Coelho).

Esse tema está totalmente alinhado com o meu momento de busca de novos desafios e aprendizados, e com a minha crença. 

“A vida é feita de desafios, o que nós podemos fazer é superá-los. ” (Teen Wolf)

O grande desafio que enfrentamos em nossos dias é manter-se atualizado diante das inúmeras oportunidades que se apresentam: novas tecnologias, empreendimentos, demandas de mercado e diversidade de conhecimentos em todas as áreas e ciências desde as mais elementares até as complexas. 

“Não é o desafio que define quem somos nem o que somos capazes de ser, mas como enfrentamos esse desafio: podemos incendiar as ruínas ou construir, através delas passo a passo um caminho que nos leve à liberdade. ” (Richard Bach)

Faz-se necessário ter a curiosidade aguçada para acompanhar a evolução dos processos e estar aberto para o desconhecido.
Explorar a capacidade da mente e o avanço tecnológico que supera as nossas expectativas e limitações num “infinito de opções. ” Um horizonte para o desenvolvimento pessoal e profissional no mercado competitivo e desafiador de novas ideias e descobertas.

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. ” (Paulo Coelho)

Não existe limite, nem idade para aprender. Cabe a cada indivíduo decidir onde quer chegar. Definir prioridades, ter foco, determinação e acima de tudo fé, sabedoria e propósito para atingir as suas metas, objetivos e sonhos. 

O primeiro passo é ter humildade para reconhecer que o conhecimento é infinito. E como escreveu o grande filósofo Sócrates: “ Só sei que nada sei. ” Demonstrando acima de tudo sabedoria e humildade para aprender.
“Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar para a frente. ” (Provérbio Chinês)

Ser capaz de reconhecer que o limite do APRENDER é INFINITO. Está acima da consciência e do universo. Abre a perspectiva para “NOVAS DESCOBERTAS E APRENDIZADOS. ”
A grande virtude dos sábios é admitir que nenhum conhecimento ou ciência está esgotado. O diferencial competitivo está dentro de cada um de nós, que se dispõe a aprender. Certo de que “Aprender é viver! E VIVER É APRENDER! ”

“Viver é aprender. E aprender é o caminho para se viver melhor. ” (Marcos Chavarelli)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *