“Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana.” (Antoine de Saint-Exupéry)
Hoje quero levá-los a refletir sobre os valores que considero essências para o ser humano, selecionados a partir de fontes de referências e citações sobre o tema.
Dedico este artigo aos meus leitores. Boa leitura e reflexão!
“A libertação do desejo conduz à paz interior.” (Lao-Tsé)
Que valores você está priorizando em sua vida?
Estamos em constante busca do aperfeiçoamento ético, moral e espiritual. Precisamos estar vigilantes para o que realmente tem valor em nossas vidas e não desviarmos o nosso foco para coisas superficiais, insignificantes, desnecessárias, inúteis, passageiras, banais, vazias, dentre outros adjetivos… que não acrescentam nada a nossas vidas.
“O que temos dentro de nós é o essencial para a felicidade humana.” (Arthur Schopenhauer)
O que são valores?
Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.
“Prefiro morrer como um ignorante do que aceitar um código de Conduta que fere os meus valores.” (Autor desconhecido)
A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Assim, podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.
“Grandes homens não vendem seus valores. Morrem por eles.” (Bruno Justiça)
Os valores não surgem aleatoriamente na vida em sociedade como o arco íris no céu. São construídos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações… exprimem uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, satisfazerem o pensamento racional do indivíduo.
Oito valores essências para a formação de um ser humano: Dignidade, Amor, fé, alegria, humildade, honestidade, solidariedade e paz.
DIGNIDADE
“Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um à sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia.” (Voltaire)
Dignidade é a qualidade de quem é digno, ou seja, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência, com honestidade. É um substantivo feminino que significa honradez, virtude, consideração. A dignidade de um indivíduo representa a sua “integridade moral”.
Dignidade é também uma qualidade moral que inspira respeito e consciência de si mesmo, é o amor-próprio, o brio, porém, quando esse amor-próprio se torna exagerado esse sentimento é transformado em “orgulho”, em soberba.
“A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.” (Mahatma Gandhi)
A Dignidade de cada pessoa é o pilar essencial da vida em comunidade. Todos os homens e mulheres têm a mesma dignidade de criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus. Por isso, são inadmissíveis quaisquer formas de discriminação entre pessoas, sejam elas baseadas no sexo, na raça ou no credo.
AMOR
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém o maior desses é o amor.” (1 Cor. 13:13)
Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.
O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio…
“Ninguém consegue ter consciência plena da essência última de outro ser humano sem amá-lo. Por seu amor a pessoa se toma capaz de ver os traços característicos e as feições essenciais do seu amado; mais ainda, ela vê o que está potencialmente contido nele, aquilo que ainda não está, mas deveria ser realizado.” (Viktor Frankl)
O amor é a base da construção do ser humano, é a partir do amor que brota todos os sentimentos e valores.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12, 30 – 31)
A pessoa que ama é capaz de cuidar, perdoar, ajudar, acolher…Todos nós necessitamos amar e ser amados.
“Amar e ser amado faz parte da essência do ser humano. O amor é a essência da vida.” (Autor desconhecido)
FÉ
“Aponta para a fé e rema.” (Los Hermanos)
Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” (Martin Luther King)
A fé é acreditar no que não se pode ver, é acreditar no que é impossível aos olhos humanos. É a fé que alimenta todos os nossos corações na esperança de um mundo melhor.
“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” (Mario Quintana)
Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
“Penso que a fé é a extensão do espírito. É a chave que abre a porta do impossível.” (Charles Chaplin)
A fé é um valor muito importante para o ser humano, pois é da fé que brota a esperança, força, coragem, entre tantos outros valores, o ser humano pode perder tudo na vida, mas se ainda lhe resta a fé ele tem força para superar tudo isso.
ALEGRIA
“A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)
A alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Nas pessoas, costuma ser expressa através de sorrisos.
“A alegria não está nas coisas, está em nós.” (Johann Goethe)
A alegria é um sentimento de plenitude e satisfação interior, sendo o sentimento oposta da tristeza. Como ideia geral, a alegria obedece a um mecanismo de estimulo resposta.
“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.” (Mahatma Gandhi)
Todos nós vivemos em busca da felicidade e a felicidade brota da alegria, a vida é motivo de alegria, mas muitas vezes esquecemos disso, e acabamos desperdiçando nossa vida inteira a procura da felicidade no dinheiro e coisas sem valor e significado, esquecemos das pessoas mais importantes em nossas vidas e deixamos de aproveitar as coisas simples e prazerosas como o canto dos pássaros, o nascer do sol, a satisfação do sorriso de uma criança, o brilho das estrelas, o abraço carinhoso das pessoas que amamos e de fazer o bem sem esperar nada em troca.
“A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira.” (Leon Tolstói)
Muitas pessoas, sábios, estudiosos, religiosos e pesquisadores, refletiram sobre o sentido da alegria e da felicidade e já foi dito, por uma grande maioria, que elas são resultados do sentimento de bem-estar e da paz interior.
“O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior.” (François La Rochefoucauld)
Felicidade e alegria são algumas das palavras mais desejadas por nós seres humanos. Uma das maiores fontes de alegria são nossas amizades.
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
HUMILDADE
“A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.” (Miguel de Cervantes)
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
“A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.” (Confúcio)
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.” (Charles Chaplin)
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
“Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.” (Rabindranath Tagore)
A humildade é um valor essencial para a realização de um ser humano, pois vivemos em sociedade, dependemos uns dos outros diretamente ou indiretamente. Reconhecer que como humanos erramos, e que devemos perdoar e pedir perdão.
É através do amor e da humildade que praticamos a caridade, é com pequenos gestos de solidariedade que transformamos nossa sociedade. A fé nos dá força para agir e se junta com a humildade para praticarmos a solidariedade.
“O topo da inteligência é alcançar a humildade.” (Textos Judaicos)
HONESTIDADE
“Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.” (William Shakespeare)
Honestidade é a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar ou enganar. Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra. É a honra, de uma pessoa ou instituição. O respeito e a obediência incondicional às regras morais existentes.
Honesto é o que repudia a malandragem, a esperteza, aquele que é transparente e exige transparência dos outros.
“Todos nós precisamos saber o que significa ser honesto. Honestidade é muito mais do que não mentir. É falar a verdade, contar a verdade, viver a verdade e amar a verdade.” (James E. Faust)
A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular.
O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
“Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão.” (Cícero)
SOLIDARIEDADE
Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros.
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” (Franz Kafka)
Solidariedade é um ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo: Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas; Interdependência entre seres; Identidade de sentimentos, de ideias, de doutrinas.
“Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.” (Mario Quintana)
A solidariedade é o elo essencial que liga todos os homens e mulheres como membros do género humano. Trata-se de uma comunhão de irmãos, filhos do mesmo Deus Criador. Portanto, toda a atividade humana deve visar o bem comum.
“Está se sentindo vazio? Preencha esse espaço com solidariedade. Saia desse buraco. Há muita gente precisando de você.” (Gabriel Chalita)
PAZ
“Não há caminho para a paz. A paz é o caminho.” (Mahatma Gandhi)
A Paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.
“A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.” (Albert Einstein)
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e de um modo geral de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.
A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.
Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior.
“A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde.” (Abílio Guerra Junqueiro)
Paz é o sentimento que todos nós queremos, e um valor essencial para a vida em sociedade, para manter a paz no mundo temos que começar a cultivá-la dentro de cada um de nós.
“A paz do coração é o paraíso dos homens.” (Platão)
Devemos multiplicar a paz nas relações familiares e relações afetivas entre amigos, colegas e demais pessoas com as quais convivemos.
“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.” (Benjamin Franklin)