1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA E O TEMPO!

José Carlos Castro Sanches

“A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo.” (Victor Hugo)

Neste texto rápido de linguagem simples e fácil quero deixar uma mensagem preciosa e profunda para você refletir sobre a vida e o tempo. Boa leitura e reflexão!

Num desses dias abençoados e inspirado por Deus durante o trajeto da minha casa para o local onde pego ônibus para o trabalho todas as manhãs me surpreendi refletindo sobre a vida agitada e frenética que temos. 

“A vida e o tempo são os dois maiores professores. A vida nos ensina fazer bom uso do tempo enquanto o tempo nos ensina o valor da vida.” (Autor desconhecido)

Começa o “frenesi” ao acordar pelo toque do despertador, o coração quase rompe o peito (logo o meu que bate mais rápido que todos normalmente) levantar atarantado, tomar café apressado, correr até o ônibus debaixo de chuva. O ônibus atrasa fico todo molhado e ainda inseguro com ladrão nas ruas. 

Adrenalina em excesso. Para que? E todo aquele movimento de carros, motos, bicicletas, outros caminhando. Todos buscando algo logo cedo para fazer. 

“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)

E então peguei o caderno e a caneta e comecei a redigir este artigo. Fui até o local de trabalho escrevendo uma mensagem sobre a vida e o tempo, que transcrevo para leitura silenciosa e reflexiva dos meus queridos leitores. 

“O tempo tem uma forma maravilhosa de nos mostrar o que realmente importa.” (Autor desconhecido)

Deveríamos viver plenamente a vida no “tempo presente” sem guardar nada além dos alimentos que ingerimos. Não ter apego a nada além das pessoas que nos cercam. Viver uma vida leve e serena. Deixar que a simplicidade, a paz e o amor permeiem as nossas virtudes e ações. O nosso sentimento maior deveria ser o amor. E a nossa devoção suprema “àquele” que tudo fez e criou o mundo em 7(sete) dias. 

“As montanhas da vida não existem apenas para que cheguemos no topo, mas para que aprendamos o valor da escalada.” (Autor desconhecido)

O dia deveria ser para trabalhar, sorrir, conviver com as pessoas amadas, ajudar os outros e agradecer pelas infindáveis bênçãos. Acolher os amigos sentado na porta ao final do dia e bater papo com os vizinhos, cantar no banheiro e tomar banho no rio Itapecuru. Ouvir o canto dos pássaros no jardim, o som do vento, curtir o brilho do sol, o cheiro das flores e beleza infinita da natureza bela. Estudar e aprender um pouco mais sobre a vida, o tempo e as pessoas. Exercitar-se! 

A noite para orar, dormir e relaxar. Também para deitar e abraçar os amados. Apreciar a lua e as estrelas. Beijar e copular para reproduzir e manter o ciclo de vida das futuras gerações. 

Não precisaríamos de muitos anos de vida e de uma vida agitada e frenética, estressada desinteressante porque teríamos vivido a plenitude naquilo que realmente importa e que faz sentido à vida. 

“Desperdiçamos o tempo, queixando-nos sempre de que a vida é breve.” (Marquês de Maricá)

A maior parte do tempo que vivemos é dedicado ao passado ou futuro por isso deixamos de viver o presente e sofremos as consequências no corpo e na alma. 

“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” (Sêneca)

Grande parte do sofrimento que carregamos está associado à ambição de querer mais do que necessitamos para ter uma vida digna e feliz. Não precisamos mais do que ar, água, alimentos, um cômodo com roupa e agasalho, carinho, saúde, paz e amor. Tudo mais é sobra! 

O problema é reconhecer e aceitar mudarmos o rumo de nossas vidas e vivermos felizes o Presente que Deus no deu até o derradeiro dia de bênçãos, como se fosse o primeiro dos nossos dias. “O tempo é o correio da Vida, ele trará tudo aquilo que estiver destinado a cada um de nós.” A vida é o maior Presente!

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” (Dalai Lama)

São Luis, 13 de janeiro de 2017.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS13.01.2017. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Comments (2):

  1. tsrossi

    28 de outubro de 2022 at 09:59

    Uma bela e sempre oportuna reflexão! Obrigado por nos proporcionar isso, o emprego do precioso tempo numa proveitosa leitura. Saúde! Vida longa!

    Responder
    • sanches

      1 de março de 2024 at 09:22

      Obrigado. Aprecio sua atenção e comentários. Forte abraço, saúde e paz para você e família.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *