1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

UM VOTO DE CONFIANÇA

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

Queridos(as) ludovicenses, estou mais uma vez aqui, não desisti e não desistirei! Como disse o poeta Gonçalves Dias:

Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida: Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos,

Só pode exaltar.

Sou postulante à cadeira 02 da Academia Ludovicense de Letras, cuja eleição ocorrerá em breve e coloco o meu nome para a sua cuidadosa apreciação.

Por que sou candidato?

Desde muito jovem gosto de estudar e acredito que as oportunidades não caem do céu por acaso, com destemida convicção sempre acreditei na vitória em tudo o que realizo com foco, fé, entusiasmo e determinação. A força que me move é leonina, talvez draconiana, efervescente e crescente como o vento ameno que se avoluma nas ondas do mar tempestuoso e transgride a normalidade com inovação e criatividade.

Eu tinha todos os requisitos para tornar-me um escritor talentoso – coragem para superar desafios, visão para perceber além do senso comum, livros para devorar nos momentos de intimidade comigo mesmo, vontade ilimitada de compartilhar conhecimentos e capacidade para transformar sentimentos e ideias em prosa e poesia por meio das crônicas, contos, poemas, trovas e diversas temáticas do cotidiano que me ocupam na sagrada mania de escrever diuturnamente, com a pena alucinada e a marca registrada falasanches.com .

Não bastava o desejo de florescer na literatura era necessário apurar a  escrita, penejar, compartilhar e seguir influenciando pessoas por meio da palavra, exatamente o que faço diariamente a partir de setembro de 2015, marco inicial da divulgação do meu hobby literário nas diversas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp etc. Insatisfeito com a limitação desses meios, insuficientes para atender aos meus anseios, criei o site falasanches.com, dedicado às minhas produções – com o propósito de reunir todos os meus escritos e facilitar a consulta pelos internautas – hoje somam-se quase 2000 (dois mil) textos disponíveis para consulta imediata. Ao mesmo tempo se avolumaram as obras literárias sendo nove publicadas e trinta inéditas, falta-me recursos para dar vazão ao conteúdo produzido, tal proeza deu-me a honra de receber por diversas vezes o reconhecimento de colegas literatos, leitores e admiradores que apontam este que vos escreve como o escritor prolífico contemporâneo com maior produção literária no Estado do Maranhão.

Escrevo sobre tudo e nada, para todos e para ninguém, com o desígnio de levar mensagens de amor, paz, perseverança, responsabilidade, determinação, ética, integridade, etc.; discorro sobre temas universais diversos: literatura, educação, saúde e segurança do trabalho, higiene ocupacional, família, política, negócios, natureza, pessoas, arte, cultura, fatos e eventos históricos, curiosidades, percepções, motivação, gestão de pessoas, liderança, autoajuda, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros; viajo pelo mundo das sensações, dos sonhos sem fugir da realidade, com o pé firme na rocha. Afinal a vida é real e a fantasia é uma fuga usada pelos poetas para dissipar a melancolia, o tédio, o medo, a incerteza e a tristeza. Vivo a espera que não cansa, com esperança, otimismo e sorriso nos lábios, levando sempre uma palavra para reflexão com o propósito de influenciar as pessoas a percorrerem novos caminhos, a moverem-se em busca dos seus objetivos e nunca desistirem dos seus sonhos.

O que digo é fácil perceber nos textos que apresento aos leitores no site falasanches.com, dia após dia, sem cessar. Somado aos livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; na Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pétalas ao Vento; Pérolas da Jujuba com o Vovô, que escrevei em parceria com a minha neta Julie Sanches Simas Lopes e, Borboletas & Colibris que compartilho crônicas e contos com o escritor Pedro Neto, além de três dezenas de outros livros inéditos, não publicados.

Hoje tenho a certeza de que estou em pé de igualdade com a maioria dos escritores contemporâneos e sinto-me preparado para ocupar lugar de destaque na Academia Ludovicense de Letras, juntamente com os beletristas que enriquecem o cobiçado sodalício.

Sou simples, observador, detalhista e tenho extrema facilidade para transcrever para o papel tudo o que penso – em minutos transformo pensamentos em apontamentos – que correm o mundo, fração de segundos após a publicação na Internet. Mais demoradamente as lições aprendidas e compartilhadas nos livros estão chegando aos leitores – tenho certeza de que ao lerem pela primeira vez – terão a curiosidade de aprofundarem-se nas múltiplas oportunidades de conhecer as obras deste que vos escreve com respeito e admiração pleiteando o seu voto de confiança para ocupar a cadeira 02, patroneada por Antonio Vieira, outrora ocupada pelo saudoso João Batista Ericeira na Academia Ludovicense de Letras.

Estou certo da minha disposição, capacidade e vigor para fazer a diferença ao seu lado nessa prestigiada arcádia. Como declarou Theodore Roosevelt: “O vigor físico é bom, o vigor intelectual melhor ainda, mas, muito acima de ambos, está o vigor do caráter.” E Scott Fitzgerald reiterou: “A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo.” É o que faço todos os dias ao amanhecer. Recomeçar!

Gostaria de convidá-lo a ler atentamente ainda que uma vez o que escrevo e compartilho diariamente no seu WhatsApp e outras mídias e, nos livros publicados, caso ainda não tenha feito, ao tempo que reflita com carinho sobre o meu nome para pleito referido.

Ninguém faz sucesso sozinho, não sou uma ilha, portanto só poderei galgar o lugar desejado com o seu apoio. Tenho me dedicado plenamente à literatura, à arte e a cultura com intenso vigor e seriedade, não acredito na vitória sem luta. Julgo ter chegado a hora de transformar sonho em realidade. Posso contar com você?

Gostaria de ter a oportunidade de um bate-papo amigável para apresentar-me pessoalmente a você. E entregar-lhe em mãos um dos meus livros. Poderemos agendar um encontro? Aguardo o seu pronunciamento na expectativa de ser honrado com a sua atenção. Até mais!

“As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.”

Sem mais para o momento.

Atenciosamente.

José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

(98) 9 8135 – 9372

São Luís, 19 de agosto de 2023.

MINIBIOGRAFIA DE JOSÉ CARLOS CASTRO SANCHES – PARA ACADEMIA LUDOVICENSE DE LETRAS – 20.08.2023.

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

José Carlos Castro Sanches, nasceu na cidade de Rosário do Maranhão. É Químico Industrial, Licenciado em Química, especialista em Engenharia Ambiental e Higiene Ocupacional. Estudou Engenharia Civil e trabalhou por 27 anos na área de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional em Empresa Multinacional de Produção de Alumínio.

É professor, escritor, cronista, contista, trovador, poeta e consultor de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional da Empresa Business Partners Serviços Empresariais. É Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras; da Academia Maranhense de Trovas ,da Academia Maranhense de Belas Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, da União Brasileira de Escritores; da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro Correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Ciências e da Academia Vianense de Letras.

Detentor da Comenda de Mérito Literário Gonçalves Dias, em reconhecimento pela defesa, promoção e valorização da Cultura Brasileira e Título Honorífico de Grande Honra de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, títulos concedidos pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA. Tem a literatura como hobby.

A partir de 2015, dedica-se a uma intensa produção literária. Escreve diariamente crônicas, contos, poemas, trovas, artigos e textos sobre temas universais diversos que compartilha no site falasanches.com, na Página Fala, Sanches (Facebook), LinkedIn,  Instagram e outras mídias sociais.

Hoje com aproximadamente dois mil textos publicados em verso e prosa, parte deles, nos livros publicados, outros em obras inéditas.

Livros publicados: Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou. A Trilogia da Vida: No Fluir da Horas é tempo de ler e escrever, Gotas de Esperança e A Vida é Um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô; Pétalas ao Vento e Borboletas & Colibris (em parceria com Pedro Neto)

Livros Inéditos em revisão, diagramação e no prelo: Das coisas que vivi na Serra Gaúcha; Me Leva na Mala!; Divagando na Fantasia em Orlando; Abrindo as Cortinas; Momentos do Cotidiano; No Vagar do Pensamento; Sanches, com a Palavra; Escrevendo as Páginas da Vida; O que vale a pena; Crônicas da quarentena; Na trilha da Academia; Pensando em voz alta; Na morada do amor e Poética do Rei duplo, entre outros. 

É coautor da II Antologia da Academia Luminense de Letras, da Antologia de Poetas e Escritores Brasileiros,da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores  (ACLAPTCTC, ES, Brasil); da Coletânea Sonata Poética da Liberdade Ludwig Van Beethoven;da Antologia PÚCARO III LITERÁRIO – Protagonismo Feminino, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA); da II Antologia da Academia Luminense de Letras; finalista e coautor da Coletânea de Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias – 2020, da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), com o poema intitulado São Luís Além das Ondas do Mar. Participa de outras antologias e escreve livros em parceria com autores maranhenses.

Prossegue com a missão edificante, virtuosa e gloriosa, como escritor, cronista, contista, trovador e poeta, empenhado na defesa da liberdade de expressão, no direito e valores humanistas, estimulando a criação literária e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz.  Acredita que escrever é um ato de liberdade.

São Luís, 19 de agosto de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *