“Quem constrói com amor e dignidade uma família receberá, dos seus filhos e netos, agradecimentos enaltecidos.” Helgir Girodo
No dia 05 de janeiro de 2020 os meus pais reuniram todos os filhos para um encontro em Rosário. Inicialmente não sabíamos a razão do encontro, mas logo fomos comunicados de que eles queriam presentear os filhos com um imóvel de sua propriedade, que por coincidência havia sete dependências, sendo que somos oito irmãos, como um destes já havia sido beneficiado com um outro imóvel, eles resolveram deixá-lo de fora do sorteio desta propriedade.
No encontro estávamos sete irmãos, um por motivo de viagem não esteve presente, mas pediu para uma filha representá-lo. Naquele momento especial, além do sorteio das “quitinetes”. Livros, e outros objetos também foram sorteados entre os presentes, era uma festa. A família estava reunida para agradecer pela graça da vida e pelo presente maior que temos os nossos pais e familiares.
“Todo momento deve ser vivido com a intensidade necessária para virar uma lembrança inesquecível. ” Igor Minor
Naquele momento impar quis dizer algo para os meus pais e demais familiares, o fiz como transcrevo abaixo:
Não basta ser pai tem que participar!
A cada dia o meu pai me surpreende com a sua generosidade e desprendimento. Ao mesmo tempo que é tímido e controlado nos gastos, é ousado na dedicação aos filhos e familiares.
“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. ” Bertrand Russel
Neste momento recebemos dentre inúmeras lições que aprendemos ao longo da vida e do convívio com os nossos pais, mais uma “grande lição” de amor aos filhos, sem limitação e apego a bens materiais.
Que se traduz neste ato de grandeza e nobreza, num mundo de pessoas egoístas e egocêntricas, se vê um exemplo de “doação; puro e verdadeiro, extraído da essência de um homem e de uma mulher que sempre colocaram a família em primeiro plano “como o seu maior patrimônio”. Souberam com sabedoria educar os filhos para a vida.
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. ” Coelho Neto
O que vivemos aqui. É mais um gesto de abundante benevolência que só os homens e mulheres de elevada sapiência são capazes de oferecer.
Todos sabemos que o presente maior que recebemos neste encontro, não são as paredes pintadas e cobertas de uma edificação de alvenaria, construída com dedicação, carinho e sobretudo amor abundante em cada detalhe.
“A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração. ” Coelho Neto
O que recebemos é uma lição recheada de ensinamentos para nos tornarmos mais humanos, mais solidários, mais apegados ao ser que ao ter. É sobretudo uma indicação de como devemos proceder para viver harmonicamente em família.
Como se não bastasse o leite ninho, o carinho, a carne, o afago, o alimento, o remédio, os tijolos, a areia, o barro, as ferragens, o cimento, a brita, a madeira, a tinta… e o dinheiro suado que da sua labuta diária nos ofereceram e oferecem – os nossos pais – ainda, se arvoram na doação dos próprios bens.
“A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver.” Coelho Neto
Quando disse inicialmente da grandeza e nobreza deste ato. Digo grandeza porque a supremacia do ser, está no caráter, na integridade, honestidade, ética, respeito e responsabilidade. Valores estes que se fortalecem a cada dia entre nós, principalmente quando estamos diante dos nossos pais, que sempre fortaleceram estes valores, como fundamentos básicos para a nossa família. A referência dos nossos pais, faz com que os seus filhos, netos, bisnetos…se orgulhem das suas atitudes e reproduzam-nas de geração em geração.
“Os filhos de pais que se amam aprendem a não temer a vida. ” Karen Blixen
Quando enfatizo a nobreza quero fazê-los perceber que só os nobres de espirito são capazes de transmitir as suas posses materiais e imateriais para os seus sucessores.
Digo-vos então, que não é apenas uma simples reunião em família, no início de um novo ano. É na verdade, uma ” grande lição de vida “ que deve ser aprendida, seguida e reproduzida por todos nós.
“A vida dá lições que só se dão uma vez. ” Winston Churchill
Meu pai e minha mãe não os agradeço pelos bens materiais que nesta hora nos doam. Agradeço a vocês pelo amor, carinho, atenção e pela generosidade que transbordam de vossos corações e nos embriagam de orgulho e felicidade. E sobretudo, pela capacidade de nos surpreender a cada dia com tamanha sabedoria.
“Deus nos deu filhos, para entendermos o significado da palavra amor e os pais para ensinar a amar! ” Sergio Fornasari
O presente inesquecível que recebo é a educação, o carinho, o zelo que os nossos pais têm pela família. Sempre considerando a família como o maior patrimônio e multiplicando este valor dia após dia para nos mostrar claramente que acima de tudo está o amor. O amor que contagia pelo exemplo e pelas lições que recebemos sem merecer daqueles que sempre dedicaram as suas vidas para nos proteger.
Estas são as gotas de esperança que nunca haverão de cessar. Amo vocês.
“Espalhe o amor por onde você for: antes de tudo, em sua própria casa. Dê amor a seus filhos, sua esposa ou seu marido, a um vizinho próximo… Não permita jamais que alguém se aproxime de você sem viver melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de deus; bondade em seu rosto, bondade em seus olhos, bondade em seu sorriso, bondade em sua terna saudação. ” Madre Teresa de Calcutá
José Carlos Castro Sanches
Rosário, 05 de janeiro de 2020.