Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
Como tenho interesse particular em melhorar a qualidade do sono fui em busca de recomendações para ajudar: a otimizar as horas de descanso; as condições do sono; recuperar as energias em uma noite de sono reparador; escolher o ambiente adequado; fatores externos que ajudam a relaxar e os que prejudicam o sono; especialidades recomendadas para melhoria na qualidade do sono e impactos do sono na produtividade e bem-estar pessoal e profissional. Segue algumas dicas, selecionadas criteriosamente:
1. Rotina de sono: Tente estabelecer um horário regular para ir dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico do seu corpo.
2. Ambiente adequado: Mantenha o quarto escuro, silencioso e fresco. Invista em um colchão e travesseiros confortáveis para promover um sono mais repousante.
3. Relaxamento antes de dormir: Evite telas brilhantes (celular, TV, computador) pelo menos uma hora antes de deitar-se. Em vez disso, opte por atividades relaxantes como ler um livro, ouvir música, meditar ou tomar um banho quente; praticar uma atividade física, fazer um passeio e evitar consumir notícias antes de dormir (especialmente das redes sociais). Tenha uma boa noite de sono.
4. Fatores externos: Algumas pessoas se beneficiam de técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou ouvir música suave antes de dormir. Evite cafeína e refeições pesadas antes de se deitar.
5. Especialidades recomendadas: Caso tenha dificuldades crônicas com o sono, considerar consultar um especialista em medicina do sono, psicólogo ou psiquiatra pode ser útil.
O impacto positivo do sono na produtividade e bem-estar pessoal e profissional é significativo. Um sono adequado melhora a capacidade cognitiva, concentração, tomada de decisões e regulação emocional. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a regular o metabolismo.
“O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas têm um sono tranquilo. As pessoas más divertem-se muito mais.” (Woody Allen)
São Luís, 18 de fevereiro de 2024.
José Carlos Castro Sanches. É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de inúmeras antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS18.02.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.