Prof. Joaquim Gomes (*)
O termo saliência remete, a princípio, ao campo da sexualidade, ou à falta de respeito para com o outro, de modo grosseiro. Este texto pretende discorrer sobre a sua presença em alguns momentos distintos.
A emoção não tem tempo, ela aparece, de forma saliente, em momentos que não estamos esperando. É nessas horas que descobrimos a riqueza da natureza humana, que se desmancha de toda higidez de sua composição, para dizer de si, demasiadamente humana. Foi assim, durante a realização da FLAV – 2ª. Festa de Literatura e Artes da Academia Vianense de Letras, na cidade de Viana, nos dias 24 e 25 de novembro, do ano em curso, que percebi o quanto o homenageado da FLAV, o escritor Carlos Gaspar, membro fundador da AVL e quase todos os participantes se sentiram tocados pela emoção, durante os dois dias do evento.
A saliência fônica, segundo apontamentos de Língua Portuguesa, está relacionada com a intensidade com que se faz o uso do plural e suas formas de composição, evidenciando os tipos que ocorrem, ao se fazer a concordância, obedecendo a um caráter variável. Neste quesito, tomo a liberdade para dizer que é obrigação de todo e qualquer professor, comunicador, palestrante etc., pronunciar as palavras com intensidade e marcando, claramente, a pluralização dos vocábulos.
O mundo atual, compreendido como o tempo da tecnologia, tem oportunizado a veiculação de imagens, fatos, situações do cotidiano e profissionais, de maneira efervescente, mas, nem sempre, de forma agradável, como, por exemplo, o registro de crimes, violência de toda ordem e em qualquer lugar. Também, assistimos a abusos de poder, como o que a mídia está veiculando sobre uma sessão do Tribunal do Trabalho de Santa Catarina, em que uma juíza se comporta de forma saliente, grosseira, sem o devido decoro, que o rito exige, como a garantia do respeito e da prestação do serviço, como um dever de qualquer servidor das três esferas do poder público.
A saliência, como se observa, está por todo lado e de forma distinta. Em alguns momentos, pode ser compreendida como um fato positivo, como bem me relatou meu vizinho, sobre o seu namoro e casamento: “fui saliente com ela, pedi ao garçom que lhe servisse um drink bem colorido e rico em sabores”, conta cheio de emoção, como se estivesse vivendo aquele momento, já decorrido há mais de trinta anos.
Dessa maneira, o uso da palavra saliência e seus significados, vem sempre associado a um ato de emoção, que pode ser verificado de diferentes intencionalidade e intensidade, tanto pelo seu produtor, quanto pelo seu receptor.
____
(*) Professor, Mestre em Teoria Literária, membro fundador da Academia Vianense de Letras – AVL e do Instituto Histórico e Geográfico de Viana – IHGV.
Matthew Lewis
7 de dezembro de 2023 at 01:21
It’s the best time to make a few plans for the longer term and it is time to be happy.
I have learn this post and if I could I wish to counsel you some attention-grabbing things or advice.
Maybe you can write subsequent articles regarding this article.
I desire to learn even more issues about it!
sanches
1 de março de 2024 at 08:50
???