1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

QUANDO VOCÊ FOR CRITICADO!

Por José Carlos Castro Sanches

Quando lia a frase de Steve Jobs: “Você NUNCA será criticado por alguém que esteja fazendo mais do que você, você só será criticado por alguém que esteja fazendo MENOS.”

Logo percebi que o aforismo, em poucas palavras com brevidade e precisão, definiu uma regra ou princípio moral praticado a todo momento pelos críticos inveterados, que vêm em tudo uma oportunidade para calunia, difamação, reprovação, censura, discordância, reprimenda dentre outros adjetivos aplicáveis.

De verdade a máxima não busca encontrar guarida no outro, ela de fato me levou a refletir para ser mais cauteloso e prudente ao fazer uma crítica a alguém ou sobre algo.

Se a crítica sempre vem de baixo ou do inferior, devo saber onde estou, se o propósito é ajudar ou maltratar, contribuir ou depreciar por soberba ou inveja antes de emitir uma opinião.

“Críticas e elogios são bem-vindos, mas se for criticar, antes faça melhor. ” (Demi Lovato)

São Luís, 23 de janeiro de 2021.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras – ALPL

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança e outros dez livros inéditos.

Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS23.01.2021. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

“Como o artesão da palavra, busco retratar as vivências, aprendizados e experiências do cotidiano obstinadamente. Reconhecendo e compartilhando o mérito de quem cumpre bem a sua missão. ” (José Carlos Castro Sanches)

Comments (2):

  1. Márcio Pinto Pedrosa

    11 de março de 2025 at 10:56

    Reflexão muitíssimo boa;sim,se você for criticado,lembre-se destas palavras:”Você nunca será criticado por alguém que esteja fazendo mais que você,você será criticado por alguém que esteja fazendo menos”.Verdade;amém!!!

    Responder
  2. Márcio Pinto Pedrosa

    11 de março de 2025 at 11:01

    Reflexão muitíssimo boa;sim,se você for criticado,lembre-se destas palavras:”Você nunca será criticado por alguém que melhor que você,você será criticado por alguém que não seja confiável, não precisamos criticar ninguém,cada um vêr o que faz de sua vida”.Amém!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *