Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
“Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
O garoto que nasceu no dia 29 de dezembro de 2001. Estudou desde o Jardim no Colégio Batista “Daniel de La Touche”. Ao concluir o ensino médio foi aprovado em três vestibulares na UFMA e UEMA para os cursos de Jornalismo, Letras e Direito. Escolheu Direito e se formará em 2024. O pequeno Príncipe cresceu é motivo de regozijo, busca o apogeu com o suor do trabalho árduo e o talento ofertado pelo divino pai. Criado com amor e sacrifício é merecedor das conquistas e vitórias. Hoje completa vinte e duas primaveras.
É um filho exemplar, tem três lindas irmãs Rafaelle, Fabielle e Danielle, uma tia amiga mãe que se tornou xodó e cinco sobrinhos que o amam: Julie, Rafael, Leonardo Davi, Amelie Sara e Rebeca. Um pai escritor, cronista, poeta e trovador. As avós Zanilde e Glória, a tia Márcia, o tio Marcelo e demais tias, complementam a família e a sua felicidade aos estarem ao seu lado. Ele segue o pai na literatura, escreve, ensina redação aos amigos de classe. É um sonhador, espirituoso, amigo, bom filho, trabalhador sempre presente nos encontros e rotina familiar.
Admirador de Sílvio Santos, apreciador de história da televisão, do carnaval e do bumba meu boi. É determinado a ser um empresário de sucesso. Começou a gerenciar a OBA OBA Sorvetes, com senso de propriedade e entusiasmo, tem se dedicado para fazer o melhor trabalho.
“Todo novo ciclo é uma oportunidade de recomeçar, é uma nova chance de reaprender e refazer.” (Flávia Abib)
Orgulha a todos, especialmente ao pai e familiares, pela constante busca do conhecimento, do crescimento pessoal e profissional e pela capacidade de enfrentar as adversidades do cotidiano. Todavia precisa aprender a ser disciplinado, atender às demandas da profissão, superar desafios e acima de tudo a ser resiliente e autossuficiente no atendimento das necessidades impostas pelo exercício do labor na incansável jornada diária. Não tenha receio de mudar para melhor, siga o aforismo de Martha Medeiros: “Hoje sei que dá para renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar.”
O amadurecimento requer tempo e vivência nas diversas facetas da vida com firmeza, ânimo, coragem, sem jamais desistir dos objetivos ou se deixar ofuscar pelas pedras do caminho e percalços da vida. Um vencedor nunca deixará de lutar, os obstáculos e as batalhas são apenas instrumentos para torná-lo mais forte e capaz para enfrentar os tubarões, os leões, as cobras venenosas, os lagartos… com sabedoria, força, foco e fé.
Cuide da ansiedade para não influenciar a sua memória e pensamento criativo. Você poderá realizar tudo que julgar importante, desde que tenha um objetivo claro, defina metas e mantenha foco concentrado, sem se desviar pelos caminhos fáceis. Tudo tem a hora certa para acontecer: a espera é o tempo que Deus usa para nos preparar para os seus propósitos, a fim de suportarmos o fardo com maestria.
“A vida é feita de ciclos. Portanto, aceite os términos e aproveite os inícios sabendo que na vida nada é tão certo e tampouco é definitivo.” (Guto Akasaki)
Como pai rogo ao criador do céu e da Terra pelo seu crescimento pessoal e profissional; sempre serei o seu escudo, aquele que estará ao seu lado para ajudá-lo nos momentos de necessidade, aflição e dor; também o que vibrará contigo nas conquistas e vitórias com o abraço amigo e sincero, palmas e aplausos. Sempre andaremos juntos com a missão de elevar a vida e transformar sonhos em realidade.
Só de esperança não vive o homem é preciso agir com bravura, nunca desistir até que atinja o merecido pódio, como dito, sem deixar de ser grato a todos que o ajudaram, especialmente naquele que é o nosso refúgio e fortaleza.
O amor de um pai por seu filho é como uma árvore que se enraíza no coração, crescendo forte e firme. Assim como disse Khalil Gibran: “Os filhos são flechas lançadas ao mundo, e o amor do pai é o arco que as envia com força e graça”. O orgulho que sinto de você é como o sol, irradiando calor e luz sobre a jornada de seu herdeiro.
De toda Minh‘alma, o meu maior desejo é lhe ver chegar ao topo da realização com sabedoria, ética e integridade. Digo por experiência própria que o trabalho honesto vale a pena e torna o jardim florido quando é regado com amor e carinho, as bençãos se multiplicam no caminho com a mesa sempre farta.
A sua incrível história de amor pela vida e de superação, encanta a todos que o conhecem e serve de estímulo para aqueles que buscam inspiração para crescerem com vibração e harmonia. Um exemplo que arrebata corações, uma lição de vida e liderança que influencia outras pessoas e possibilita uma reflexão sobre o verdadeiro significado da palavra: determinação.
O sucesso não ocorre por acaso! É fruto de trabalho e do compromisso com a melhoria contínua. Você tem o diferencial para tornar mais fácil essa missão: motivação – motivo para a ação. Então basta sonhar grande, acreditar e realizar. Não há limite para os sonhos, quando acompanhado pela ação, é apenas uma centelha de ignição para iniciar a reação.
Como você sabe muito bem: a distância entre sonho e realidade de chama ação. Portanto aja com coragem frente aos desafios que encontrar. Seja forte e não desista diante dos obstáculos. Um novo ciclo se inicia hoje na sua vida! Que essa oportunidade lhe permita alçar voos ainda mais altos para atingir seus objetivos. Seja feliz e realizado no que faz! Com a benção do Pai!
“A cada novo ciclo de uma vida, aos nossos olhos se apresentam uma nova perspectiva de realidade, a cada novo ciclo, nos transformamos naquilo que nossa mente idealiza, a beleza está na alma, na evolução, o resto fica…” ( Wesley Diniz)
Parabéns e Feliz Aniversário, Carlos Daniel da Rocha Sanches. Desejo-lhe muitas realizações e sucesso como empresário e futuro advogado. Em 2024, você inicia uma nova etapa da sua vida, com total independência financeira e novos desafios a serem superados. Use a capacidade criativa e comunicativa a seu favor; melhore a gestão dos negócios, responda às necessidades dos clientes, fornecedores, pares e lideranças, e atenda no prazo. Discipline-se para garantir que os processos sob sua responsabilidade tenham início, meio e fim. Incorpore como premissa básica para o sucesso: “Missão dada é missão cumprida, no prazo, no custo, na qualidade e com segurança.”
Tenha gratidão eterna por quem o ajudou a chegar até aqui e pelos que o ajudarão a continuar a sua jornada de sucesso. Como disse William Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes.” E mantenha-se aliado aos seus familiares eles são o seu maior patrimônio. A família é o celeiro onde brota o amor, a manifestação do amor de Deus. Portanto, siga a epígrafe de Carl Sagan: “Para pequenas criaturas como nós, a vastidão é suportável apenas por meio do amor.”
São os sinceros votos de José Carlos Sanches e Socorro Sanches.
São Luís, 29 de dezembro de 2023.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.
Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de inúmeras antologias brasileiras.
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS29.12.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.