“Se existir um segredo para o sucesso, ele está na capacidade de pegar o ponto de vista de outra pessoa e ver as coisas sob o ângulo dela, assim como de seu próprio. ” Henry Ford
Estava sentado na minha solitária cadeira preta de movimentos leves e confortável assento quando recebi uma mensagem de Lúcio Grou, um amigo que trabalha na Saudi Arabian Mining Company (Ma’aden). Fiquei impressionado com o conteúdo do áudio, ainda sem conhecer o autor, tentei reproduzir o aprendizado, diante da dificuldade de reprodução, com diversos cortes, e interrupções na sequência, completei parte da história para preencher lacunas do texto não perfeitamente copiado. Transcrevo abaixo o que pude assimilar e compartilho com os leitores um belo exemplo e lição de vida a ser seguido.
Numa noite tempestuosa há muitos anos. Um homem e sua esposa entraram no saguão de um pequeno hotel na Filadélfia. Tentando escapar da chuva o casal se aproximou da recepção. E o homem perguntou ao atendente: você tem um quarto para passarmos a noite? O empregado um homem atencioso e amigável, em tom generoso, com um sorriso “vencedor” no rosto, olhou para o casal e explicou que haviam três convenções ocorrendo na cidade. E disse: sinto muito, todos os nossos quartos estão ocupados, mas eu não posso mandar um belo casal para a chuva a uma hora dessas.
“Um cliente é o visitante mais importante de nossas instalações. Ele não depende de nós. Nós que dependemos dele. Não é uma interrupção do nosso trabalho. É a finalidade deste. Não é um estranho no nosso negócio. Faz parte dele. Não fazemos um favor ao servi-lo. Ele é quem nos faz um favor ao nos dar uma oportunidade para o servirmos. ” Mahatma Gandhi
Continuou a conversa e em seguida perguntou: vocês estariam dispostos a dormir no meu quarto? Não é exatamente uma suíte, mas dá para passar a noite. Não se preocupem comigo eu vou ficar bem. Então, o casal aceitou a proposta, o atendente olhou para o casal e sorriu e, os três sorriram em voz alta. O empregado prestativo era realmente excepcional. É que encontrar pessoas prestativas e amigáveis ao meu tempo não era fácil.
Na manhã seguinte enquanto pagava a conta. Então o casal concordou. Você é o tipo de administrador que deveria ser o chefe do melhor Hotel dos Estados Unidos. O homem encantado com o atendimento diferenciado disse-lhe: talvez um dia eu construa um hotel para você.
“Se você quer construir um navio, não peça às pessoas que juntem madeira e nem lhes atribua tarefas e trabalhos; em vez disso, ensine-as a desejar a imensidão sem fim do oceano. ” Saint Exupéry
O funcionário quase esqueceu o que havia feito. Dois anos se passaram quando ele recebeu uma carta daquele homem convidando-o para ir a Nova Iorque. Na chegada a esta cidade, o homem o levou para a esquina da Quinta Avenida com a rua 34. Ele estava na avenida mais famosa e chique de Nova Iorque. Então, disse-lhe o antigo hóspede. Esse é o Hotel que construí para você administrar.
Você deve estar brincando disse o jovem George C. Boldt. Eu garanto para você que não, disse o homem. O nome daquele homem era William Waldorf Astor.
Esse jovem nunca previu essa guinada. Isso o levaria a ser o Gerente do luxuoso Waldorf Hotel, um dos hotéis mais famosos de Nova Iorque.
Moral da história:
• Ajudar uma pessoa pode não mudar o mundo todo, mas pode mudar o mundo de uma pessoa.
• Uma pessoa consegue grandes coisas não apenas com o trabalho, mas através de um serviço extraordinário. Quando alguém deixa suas coisas para ajuda-lo, isso faz toda diferença do mundo.
“Sabe quem é o melhor vendedor do mundo? O cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão. ” Roger Stankewski
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 26 de agosto de 2018.