1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O ETERNO APAIXONADO NO ENCONTRO DE ARTE EM ROSÁRIO!

“A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la. ” Arthur Schopenhauer

No dia 2 de junho de 2019, tivemos um encontro em Rosário com um grupo talentoso de artistas, músicos, cantores, poetas, contistas, cronistas, beletristas, compositores, atores, escultores, professores, pessoas especiais que fazem da arte uma fuga para tornarem-se geniais.

“Temos a arte para não morrer da verdade. ” Friedrich Nietzsche

A satisfação era tamanha que transbordava alegria, inspirando os poetas, cantores e a todos, belos cantos e contos, ofertados com carinho e magia.

“Toda a verdadeira vida é encontro. ” Martin Buber

Éramos 15 participantes numa festa de diamantes, todos muito bem lapidados para dar luz, brilho e encanto. No recanto da “Cecé” juntarem-se: Antonio Cunha, Euvaldo de Jesus, Fran Gomes, Gerson Linhares, Herbert Pereira, Jose Carlos Sanches, J. Moura, J. Santos, Magno Aragão, Nisoaldo Castro (Capu), Raimundo Nonato (Cabinho), Sharlinton Serra, Tom Batera, Uilton Sanches e Wellisson Martins.

Euvaldo conduziu a programação com palavras de apreço, valorizando os presentes e elevando os ausentes. No dia seguinte nos contou por meio da mídia social que passou a noite sem dormir, num misto de sonho, realidade, emoção e satisfação pela realização de tão expressivo encontro. A iniciativa valeu a pena!

“O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho. ” Antonio Tabucchi

A esposa de Magno preparou o almoço regado a tempero a gosto, frango, arroz, farinha, macarrão, salada, pititinga cozida e pimenta, tudo feito com muito amor para agradar o cliente. Também recitou um poema. Este insuperável poeta, tem a singeleza da flor e beleza da arte na sua escrita fácil e graciosa.

“A arte é a expressão da mente, nossa vida é nossa arte. ” John Lennon

O tecladista J. Santos fazia o gingado da música para alegrar os presentes, contou também, um pouco da sua história de sargento e bom vivente, buscando sempre no trabalho socorrer os doentes.

“Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los. ” Mestre DeRose

Fran Gomes, cantor amigo desde a infância, apresentou o seu repertório com um tom bastante lento e, músicas que relembravam o passado recente.

“A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida…” Oscar Wilde

O garoto Wellisson Martins surpreendeu-me com um talento estupendo, declamou em tom de artista, uma parte de uma peça que estrelava na cidade, valorizando o povo negro, com muita competência e extrema reverencia. Um protagonista que canta e decanta a arte com leveza e maestria, certamente um talento nato que precisa ser moldado para em breve poder assumir novos desafios e desapontar no teatro.

“Cada um de nós para o tempo em busca do segredo da vida. O segredo da vida está na arte. ” Oscar Wilde

Gerson Linhares, irmão do meu amigo Hamilton, contemporâneo do Colégio Paulo Ramos. Gerson é um jovem talentoso, na arte de escrever, me identifiquei com seus versos, poemas e contos, de tamanha riqueza que causa espanto. Mostrou um pouco do que sabe com muita habilidade na arte da poesia, com rimas ricas, coerentes e fortes, impressionou a plateia com a beleza da sua arte. Gosto muito do seu estilo literário e aprecio a vocação e obra deste grande poeta rosariense.

O cantor de reggae “Thombatera” deu um show de competência, astúcia e habilidade, um mestre da música, no canto e no violão, sempre lembrando do avô João. A quem ele atribui o incentivo para a música, embora todos saibamos que é nato o seu talento. Thombatera é um músico entre poucos neste Brasil brasileiro, terra do samba e pandeiro. Ele é um notável regueiro.

“A arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: humildade, tolerância, sabedoria e magnanimidade. ” W. Somerset Maugham

Raimundo Nonato (Cabinho), recitou orgulhoso, um poema breve e profundo, do filho distante. Contava o verso do herdeiro, com visível alegria, citava que a natureza deve ser conservada. Uma boa reflexão para os homens e mulheres desta terra naquele momento solene, seguido de Thombatera.

“Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem. ” Johann Goethe

Meu primo Capú é um gênio enrustido, de intelectualidade elevada, capaz de fazer coisas muito além do que produz, só precisa encontrar tempo para liberar o seu enorme talento. A preguiça de escrever ainda o limita. Mas, quero vê-lo em breve com o seu livro publicado.

“Arte e vida se misturam. Fantasia e realidade se acrescentam. ” Affonso Romano de Santana

Meu irmão Uilton Sanches, um filósofo competente, ficou ali na espreita, com toda sabedoria, observava e escutava a história dos presentes, serviu a pititinga cozida, e ajudava os colegas na compra das cervejas e organização do ambiente.

“Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores. ” Friedrich Nietzsche

Antonio Cunha. O Eterno Apaixonado. Relembrava nos seus versos cantados, a sua querida esposa, que há onze anos foi para os braços do pai eterno, deixando partido seu coração, um rastro de solidão, sofrimento e paixão facilmente percebido pelo olhar.

“Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!” Fernando Sabino

Com um chapéu de palha, camisa e bermuda, combinava a musicalidade com amor, ternura e candura. Cantou duas lindas canções de sua própria autoria dedicadas à sua ex-mulher, que sempre estará presente nas suas lembranças. Parece até que ainda existe uma esperança de um dia reencontrá-la numa grande festa regada a música, poesia e paixão.

“A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace. ” Victor Hugo

Herbet Santos amigo e vizinho dos meus sogros Davi e Raimunda, disse não saber fazer poesias e, que não cantava, nem escrevia, mas logo descobrimos que sabia pintar quadros com extrema maestria, um misto de beleza, cor e simpatia. Agradeço o cuidado nas travessias, quando a minha sogra, sozinha, sem rumo e direção, tenta cruzar as ruas e você as conduz e protege, acompanhando-a lado a lado. Essa parece uma missão fácil, mas poucos têm este cuidado. Minha eterna gratidão pelo generoso ato.

“A vida não é um quadro pronto, e sim uma obra de arte que se revela com uma nova pincelada a cada dia.” Roberto Shinyashiki

J. Moura, cantor de boi da mocidade de Rosário, alegrou o ambiente com a sua voz estridente. Dito por todos como a voz reconhecida na cidade. Na noite anterior ao nosso encontro, estive presente no ensaio da mocidade e logo percebi o talento daquele jovem cantor rosariense. Alegrando o povo da minha cidade, naquele boi de orquestra, que por onde passa vira festa.

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. ” Vinicius de Moraes

Todos os poetas presentes recitaram poesias eu também recitei a minha. Os cantores revezavam na cantoria e, todos juntos se alegravam naquele ambiente de euforia.

Contei um pouco da minha história do passado, da infância, das cartas que escrevia para a minha mãe, tudo já demonstrava a minha tendência para a literatura, ainda que o meu pai sempre quisesse que eu fosse médico. Conto em detalhes esta passagem na crônica: O que você quer ser quando crescer?

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. ” Mahatma Gandhi

Falei um pouco da rotina para escrever diariamente, um prazer que virou hábito, transformando ideias em poemas, crônicas, artigos, prosa e verso, publicadas no Fala, Sanches e citei também, que estaria lançando a Tríade Sancheana composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou. O lançamento ocorrerá na AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes). Em primeira mão informei aos presentes que divulgaria as minhas produções literárias no Site: FalaSanches.com, que foi disponibilizado para os leitores em 08 de junho de 2019. Mais uma grande conquista pessoal.

“A arte é ainda a única forma suportável da vida; é o maior prazer, e o que se esgota menos depressa. ” Valéry Larbaud

Contei-lhes das coincidências das cartas que escrevera para a minha mãe, terem sido entregues a mim por ela, exatamente naquele dia do encontro. Disse-lhes que era um afortunado e que tinha uma imensa satisfação de fazer parte daquele seleto grupo de artistas rosarienses.

“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que você tem uma. ”Stella Adler

A esposa de Capú e a minha se juntaram ao grupo e trocaram amenidades e prosperou a amizade.

O filho do “tecladista” ficou em mesa separada com a sua querida mãe que também prestigiavam a festa.

Chegou à tarde um casal de jovens, o rapaz foi bastante elogiado por Euvaldo, como sendo um novo talento, que se integrava ao grupo de forma discreta. Não demoraram, quando pensei ainda estivessem conosco, já haviam tomado rumo ignorado.

Marcos meu amigo de infância passou rapidamente, com seus óculos escuros, sequer sentou-se, permaneceu de pé o tempo em que estivera conosco, depois como relâmpago, sumiu do mapa. Mas, não foi ignorado, apesar da pressa em seguir.

A esposa de Gerson Linhares também se fez participativa, sempre ao lado do marido, alimentou-se e curtiu o momento, com um olhar sempre atento.

Gerson Linhares e Thombatera se afastaram para uma conversa íntima, sorriam que engasgavam e ninguém sabia o motivo de tamanha gargalhada. Mas, a alegria extrapolava a dupla e contagiava a todos os presentes. Para buscar a paz de espirito, nada melhor do que sorrir para vida. Espalhe alegria por onde você for com simples sorrisos, gentileza e carisma.

“Ter um sorriso que – ninguém sabe a razão – diminui o peso da cadeia enorme arrastada em comum por todos os viventes, que queres que te diga? É divino. ” Victor Hugo

O filho de seu Zeca, ex-policial rodoviário federal também esteve conosco e ficou a espreitar o movimento, atento aos participantes aos talentosos músicos que se revezavam. Cada um ao seu modo, estilo e ritmo.

Quase no final do encontro chegou uma jovem que se sentou ao lado de Wellisson Martins não sei se era sua namorada, esposa, irmã ou conhecida, permaneceu calada, nenhuma palavra pronunciada à minha vista por aquela jovem que parecia animada.

“Porque a vida é deste modo, é feita de encontros e desencontros, e a gente segue à deriva, num barco à vela, içada pelo vento, ora tempestade, ora calmaria, entre erros e acertos, vivendo e aprendendo a viver. ” Angela Reis

Enfim, precisava voltar para a realidade em São Luís, deixei aquele ambiente satisfeito, feliz, realizado e grato por tudo que aprendi nas conversas, troca de experiências e conhecimentos, a arte se confundia com a vida. Usei os cinco sentidos biológicos para assimilar tudo que pude, naquele momento sagrado, era talento para todos os lados, na minha cidade Rosário. Então tive a certeza de que valeu a pena o encontro e que não estava no lugar errado. Queridos amigos, conterrâneos e confrades. Meu muito obrigado!

“De tudo ficaram três coisas… 
A certeza de que estamos começando… 
A certeza de que é preciso continuar… 
A certeza de que podemos ser interrompidos 
antes de terminar… 
Façamos da interrupção um caminho novo… 
Da queda, um passo de dança… 
Do medo, uma escada… 
Do sonho, uma ponte… 
Da procura, um encontro!” Fernando Sabino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *