1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O CANARINHO VERDE E AMARELO VOLTOU!

“Faça da vida um jogo de futebol… Chute as tristezas, drible as dificuldades e marque gols de alegria.” (Autor desconhecido)

7 X 1 é coisa do passado. Escutaremos mais uma vez o hino nacional brasileiro na estreia do Brasil no primeiro de três jogos da primeira fase na copa do mundo de 2018 na Rússia. Alimentando o sonho ainda que distante de ser o campeão.

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.”

São 32 equipes correndo atrás da bola nos campos russos em busca da taça da copa do mundo que já foi nossa por cinco vezes e aspiramos tê-la conosco mais uma vez.

Fúlgido é uma coisa que tem brilho, resplandece, cintila ou reluz.! Assim é o Brasil.

Por mais que tente me manter indiferente aos jogos da copa do mundo me sinto puxado para dentro do futebol brasileiro que está arraigado em meu DNA. Parte da minha memória de infância naqueles jogos vibrantes em que o meu coração disparava a mais de 160 batimentos por minuto, dai em diante nunca mais bateu devagar. 

Não dá para se fazer de rogado e desprezar a história do melhor futebol do mundo. 

Somos privilegiados pelos craques que se multiplicam em todos os recantos do Brasil. Cada menino deste nosso imenso país tem uma bola no pé e não se deixa levar pelos problemas que enfrentamos na politica, congresso, supremo e demais poderes que se confundem com seus homens e mulheres no que há de mais deprimente no berço do REI PELÉ devastado pela corrupção.

“Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica…” (Johann Cruyff)

Por mais que se diga que Pelé tem lá seus defeitos. A sua maior virtude foi transformar o Brasil no país mais admirado pelo futebol arte, criatividade, beleza e inovação VERDE E AMARELO.

Não podemos esquecer que o futebol, assim com o carnaval, é o nosso ópio. E como todo “vício” não se decide esquecer e livra-se facilmente.

Somos viciados em títulos, em ser campeão: PENTACAMPEÃO e agora queremos o HEXA.

O grande desafio é que além do Brasil, outras 31 equipes buscam este cobiçado titulo dentre eles: Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França, Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai, Croácia, Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal, Irã, Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita. 

Sendo o Brasil o único país a participar de todas as copas do mundo desde 1930, num total de 21.

“Mais uma copa, mais uma chance de vencer! Vamos lá Seleção! Vamos conquistar o hexa! Estamos torcendo por vocês, estamos torcendo por nós…Brasil!” (Autor desconhecido)

Ainda que indiferentes e desanimados para assistir aos jogos, como nunca visto antes, os 213 milhões de brasileiros sempre estarão olhando ainda que disfarçadamente pelas fendas das portas, janelas, salas, nas ruas, casas, bares, restaurantes, praças, onde houver uma TV, ou escutando o rádio, consultando a internet e mídias sociais. Onde houver uma faísca de futebol lá estará um torcedor da nossa seleção. Escondido, disfarçado ou assumido todos somos BRASIL.

“A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória.” (Michael Johnathon)

Essa ideia de que estamos distante. É pura ilusão. No primeiro gol, na primeira vitória todo aquele fervor e fanatismo oprimido produzirá um grito estridente de GOOOOLLL, liberando as argolas que prendem e sufocam os torcedores canarinhos ansiosos e carentes de conquistas. Que não morra a esperança de ser CAMPEÃO.

“Nessa longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar.” (Milionário e José Rico)

Ainda que a taça da copa do mundo não volte para o lugar de onde nunca deveria ter saído, o coração de cada brasileiro continuará VERDE E AMARELO como a nossa Bandeira. 

O povo sofrido e alegre acredita na vitória da seleção brasileira (que mais parece a seleção do mundo visto que a maioria dos jogadores atua no exterior) formada pelo Técnico Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, equipe técnica e jogadores: 
Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians), Ederson (Manchester City); 
Laterais: Danilo (Manchester City),Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid), Fagner (Corinthians); Zagueiros: Marquinhos (PSG),Miranda (Inter de Milão),Thiago Silva (PSG), Geromel (Grêmio); 
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Renato Augusto (Beijing Guoan), Fernandinho (Manchester City),Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona),Willian (Chelsea), Fred (Shakhtar); 
Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City),Roberto Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shakhtar)

Amanhã teremos a certeza do que digo, se o Brasil ganhar a Suíça no primeiro jogo desta competição que faz parte da nossa história. 

O que seria do Brasil sem o futebol e o carnaval senão um celeiro de craques e escolas de samba a desfilar pelos estádios de futebol de todo o mundo e passarelas do Brasil.

“Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras.” (Augusto Branco)

Estou torcendo e confiante. 

PRA FRENTE BRASIL RUMO AO HEXA!

José Carlos Castro Sanches 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *