Panaquatira, o mar, ela e eu! Em mais uma terça-feira de Carnaval juntos desde 1982. Que o amor seja imenso e belo como o mar de Panaquatira a Viña del Mar.
Praia, mar, sol, ondas, amigos, poesia, amor e curtição. O Amor está no mar!
“Para alguns, é apenas água. Para mim, é onde recarrego as minhas energias.” (Aristófanis Quirino dos Santos)
Mais um carnaval se vai. E a minha lembrança se voltou há 36 anos quando conheci a minha querida esposa, linda dos olhos de mel, naquele baile de carnaval no clube dos pais em Rosário-MA. Estamos comemorando aniversário de amor. Eu e ela juntos! Cumplices, companheiros, amigos, marido e mulher. O amor está no ar! A você querida Socorro Sanches dedico este artigo.
“O mar me leva para outra dimensão, me inspira, relaxa e motiva… por dentro eu canto, danço, levanto e corro… e as gotas d’água projetadas pelas ondas elevam meus pensamentos e conectam com o soberano, numa sintonia que fascina e encanta, e me deixa flutuar na imensidão do universo infinito…
Será que existe uma nova dimensão desconhecida que nos faz transcender o corpo e avançar rumo ao desconhecido? Parece que flutuamos quando estamos desapegados do mundo, dos problemas e nos entregamos à beleza e essência do mar em Panaquatira, Olho d’água, Ponta d’areia, Calhau, Araçagi, Valparaiso, Viña del mar ou noutros mares do atlântico, pacifico ainda não apreciados. A essência da vida aflora como o amor e desabrocha como uma flor.
A praia, as pegadas, as ondas, o sol, a areia, as embarcações as pessoas, os amigos, o amor, o ar e o mar se misturam numa constelação de maravilhas, emoção, luz, vida e alegria. Eu sozinho a escrever apaixonado, embriagado pelo belo que só a natureza é capaz de nos oferecer da alvorada ao anoitecer.
Oh… meu lindo Maranhão de São Luís a São José de Ribamar existem paraísos: Ponta d’areia, Olho d’água, Calhau, Araçagi, Panaquatira, e eu estou cá. E outros em Valparaiso, e Viña del mar, um dia estarei lá…na imensidão do mar. O amor está no mar no ar, em todo lugar!”(José Carlos Castro Sanches)