SEGUNDO CAPÍTULO DA SÉRIE.
Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
É com admiração que acompanho as atividades da Academia Maranhense de Letras – AML, legítimo espaço de congregação dos amantes das letras com a nobre missão de promover a literatura, tão proeminente na Ilha de São Luís, onde a prosa e a poesia exalam o perfume das flores e, dançam com os bois de orquestra, matraca, zabumba, costa de mão, quadrilha e cacuriá nos festivos “arraiás”.
Estou feliz e honrado pela oportunidade de participar do pleito para a Cadeira 27 da AML, patroneada por Dias Carneiro, outrora ocupada pelo acadêmico Magson Gomes da Silva. Creio ser o candidato perfeito para ocupar a referida cadeira. Tal missão aviva o meu sonho de vir a integrar tão conceituada Casa de Antônio Lobo.
Nasci em 26 de março de 1962, na cidade de Rosário/MA. Originário de família tradicional e orientado pelos valores e princípios que norteiam as relações familiares, sou filho primogênito de Zanilde Castro Sanches e José Firmino Sanches. Meus amados pais.
Minha história é marcada pelos exemplos de meus pais. Vivi uma infância feliz e cresci em uma família humilde, honesta, trabalhadora, abençoada e numerosa de oito irmãos, sendo quatro homens – José Carlos, Carlos Henrique, Carlos Alberto e Uilton Carlos – e quatro mulheres – Zanilra, Jozenilde, Zenilma e Josete.
Sou Químico Industrial, Licenciado em Química, Especialista em Engenharia Ambiental e Higiene Ocupacional. Estudei Engenharia Civil e trabalhei por 27 anos na área de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional em Empresa Multinacional de Produção de Alumínio.
Casado com Maria do Socorro Menezes Monteiro Sanches, pai amoroso de três filhas – Rafaelle Sanches Cutrim, Fabielle Monteiro Sanches e Danielle Monteiro Sanches Oliveira – e de um filho – Carlos Daniel da Rocha Sanches. Tenho quatro netos Julie Sanches Simas Lopes, Rafael Sanches Cutrim, Leonardo Davi, Amelie Sara Sanches Oliveira e aguardo a chegada de Rebeca Sanches Cutrim para completar o quinteto.
Considero a família meu maior patrimônio e preservo as tradições familiares de respeito, integridade, honestidade, ética e responsabilidade. Crônica completa no site: falasanches.com.
São Luís, 29 de março de 2023.
Direitos reservados ao autor José Carlos Castro Sanches