Por José Carlos Castro Sanches
Site: falasanches.com

“Que haja transformação, e que comece comigo” (Marilyn Ferguson)
Hoje amanheci sonolento e confuso, com a cabeça a mil, depois de passar quatro dias de imersão num treinamento do Método CIS sobre Inteligência Emocional, ministrado por Paulo Vieira, Camila Saraiva Vieira, André Davim e Júlia Vieira. A proposta ousada e dignificante de restaurar profundamente a inteligência emocional para usar a emoção certa, na ocasião certa e na intensidade certa; identificar e mudar crenças limitantes e viver melhor o potencial me fez refletir sobre inúmeras oportunidades e as fichas caíram como água de chuva, não apenas irrigando a semente, mas provocando desconforto, tempestade e autoconhecimento. O processo dói e a mudança incomoda, mas é benéfica e virtuosa.
“Eu… eu… nem eu mesmo sei, nesse momento… eu… enfim, sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então. ” (Lewis Carroll)

Metanoia é transformação da vida: a ação de mudar de ideia ou pensamento, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida. Uma vez iniciado o processo consistente de metanoia somos convertidos para um novo patamar de transformação que desenvolve a integridade em todas as situações. É um caminho seguro, mas desafiador para a expansão da mente com uma visão que transcende o habitual. É preciso acreditar na mudança e investir tempo, energia e recursos para obter resultados extraordinários. Seguir com força, foco e fé é determinante para o sucesso.
“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.” (Mahatma Gandhi)
A Metanoia permite a conexão com a consciência; é a mudança de atitude para uma nova forma de viver, é a metamorfose do ser. A dor e o amor são as duas forças mais poderosas e transformadoras em nossas vidas! Como disse Shunmyo Masuno: “Se o mundo não vai se adaptar ao que você quer, talvez seja melhor promover uma transformação dentro de si.”

A renovação da mente se faz a partir da Palavra de Deus e de experiências transformadoras como o que vivemos durante o treinamento realizado no período de 10 a 13 de fevereiro de 2022, realizado pela FEBRACIS, dando um sentido novo ao antigo e adquirindo conhecimentos necessários para uma vida abundante. Foi apenas o começo de uma jornada revolucionária que dará muitos frutos. Afinal, “A vida é uma jornada, ela não leva a um destino exatamente, mas a uma transformação”, do Filme Para Salvar uma Vida.
Em quatro dias um vulcão entrou em erupção dentro de mim. Uma verdadeira revolução interna. A Metanoia é real. A mudança é real. A Metamorfose é real. Yes, yes, yes…hua, hua, hua…Obrigado meu Deus, obrigado Danielle Sanches, obrigado FEBRACIS, obrigado Jakeline, Lia Silva, obrigado Paulo Vieira, Camila, Júlia, demais palestrantes e equipe organizadora do evento, obrigado colegas de jornada, obrigado querida esposa Socorro Sanches, obrigado filhas, filho e netos pela oportunidade de partilhar momentos maravilhosos, reflexivos e transformadores para as nossas vidas. Aconteceu! Somos mais que vencedores! Minha eterna gratidão a todos. Forte abraço, sucesso, saúde, paz e sabedoria para transformar conhecimento em sementes férteis capazes de brotar em solo árido no deserto que pode estar dentro de você, ávido por uma oportunidade para criar asas, libertar-se e voar livremente pelo mundo, crescendo, compartilhando experiências, aprendizados e transformando vidas. “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” (Romanos 12:12)

“Acorde para viver o melhor da sua vida hoje, acorde para ser feliz agora, acorde para realizar as suas metas mais importantes e as menos importantes também – afinal, elas são suas. ” (Paulo Vieira)
São Luís, 14 de fevereiro de 2022.
José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.
Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e catorze livros inéditos. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches
O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor ou na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS14.02.2022. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Juliana
22 de fevereiro de 2022 at 14:46
Obrigada amei esse artigo
sanches
22 de fevereiro de 2022 at 23:04
Juliana, muito obrigado. Siga firme a sua missão. Saúde, paz e vida abundante. José Carlos Sanches
Maria José Lima
22 de fevereiro de 2022 at 15:40
Texto maravilhoso!!!!O ser humano tem a capacidade incrível de se refazer constantemente seja através da dor ou seja através do amor.Obrigada por compartilhar, seus leitores agradecem.Quando eu “crescer “,quero ser igual a você.
sanches
22 de fevereiro de 2022 at 23:03
Muito obrigado querida Maria José lima. Aprecio sua atenção e generosidade. Cresça e ajude a construir um mundo melhor e mais solidário. Forte abraço, saúde e paz. José Carlos Sanches