1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

GENTILEZA   

Por José Carlos Castro Sanches                                               

Site: www.falasanches.com

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidade.” (Albert Schweitzer)

Quando tiver que escolher  entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. Assim, você conquistará as pessoas. Nada é mais desprezível e incômodo que a falsa sensação de superioridade ao julgar-se melhor que os outros. Como disse Platão: A vida inteira precisamos de graça e gentileza.

A vida é como uma roda-gigante, ora está em cima, ora embaixo. Depois tudo se transforma em ferrugem e poeira. Quem está perdendo hoje, pode vencer amanhã. Quem chora hoje, amanhã volta a sorrir. O humilhado de hoje, será exaltado amanhã.

Para os seres humanos o final é um sarcófago a sete palmos – sob a terra seca, acompanhado da eterna solidão ou a queima na chama ardente de um incinerador e as cinzas lançadas ao vento. Tudo se passa num “flash”.

“Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais.” (Ralph Waldo Emerson)

Todos somos falíveis, portanto, estar sempre certo é a maior utopia dos pobres mortais que se imaginam imortais. Gentileza é a raiz da felicidade e atitude dos sábios. Como bumerangue, ela sempre volta. Gentileza gera gentileza! Torne a sua vida mais bela praticando-a sem moderação.

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

“O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo.” (Joanna de Ângelis)

São Luís, 04 de março de 2023.

Direitos reservados ao autor José Carlos Castro Sanches.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL

É químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes e Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Ciências.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, Gotas de Esperança, A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô e Pétalas ao Vento. Disponíveis na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; e no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

Comments (2):

    • sanches

      1 de março de 2024 at 09:13

      ???

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *