Por José Carlos Castro Sanches
“Jamais abra mão de sua integridade pessoal e profissional. Perca qualquer coisa, mas jamais perca seu patrimônio ético…” (Bárbara Coré)
Num paradoxo entre a flexibilidade e os valores éticos e morais, a cruz e punhal. Assim estamos todos os trabalhadores honestos deste país fortemente abatidos pela crise ética e moral que assola a nossa “Pátria amada, idolatrada. Salve! Salve! Brasil de amor eterno…”
Todas as forças tentam nos puxar para o fundo do poço. O que semeamos por anos e acreditamos ser o certo passa a ser instrumento de manobra por aqueles que agem de má fé e conspiram para que sejamos desonestos, antiéticos, corruptos e corruptores.
Fique atento para os sinais de que algo está errado e tome ação antes que seja entrelaçado pelos tentáculos e dizimado pelos adversários que manipulam de forma ardilosa a sua derrota empurrando-o para o seu próprio cárcere.
“Nunca mostre as suas feridas a quem você não confia. O sangue atrai tubarões.” (Autor desconhecido)
A adrenalina e a pressão sobem, a cabeça fica a mil, meu coração bate forte e dói de verdade, o stress toma conta do meu corpo e certa desilusão beira a minha resistência.
Fico indignado e a revolta se exacerba à flor da pele. Mas, não me deixarei abater. Porque sou mais que vencedor. E a minha arma é a palavra que a uso para alertar os desafortunados.
Nestes dias conversando com algumas pessoas pude sentir o quanto a classe trabalhadora mais humilde se humilha, cala e subordina a tudo aquilo que contraria o seu próprio eu e vai de encontro aos seus valores e princípios para manutenção do emprego ou oportunidade de negócios.
Se você não for forte e às vezes insubordinado, capaz de PARAR e buscar ajuda e refúgio no fundo da sua alma onde estão guardados todos os ensinamentos dos seus pais e familiares, quem assim os preserva.
Você poderá ser tomado pelas forças contrárias e enveredar pelo caminho fácil da corrupção e lucro fácil. Tudo é ilusão de quem se arrisca a vender a sua alma para obter sucesso e crescimento fútil e entrega o que há de mais precioso para o inimigo que usará da sua própria inocência para destruí-lo.
“O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo.” (Aristóteles)
Se não estiver decidido a assumir posição de antagonista, dono do seu próprio destino, forte defensor dos princípios e valores éticos e morais poderá em segundos perder tudo aquilo que passou anos para conquistar.
Confiança, integridade e honestidade não se vendem nem se troca. Estes são os três pilares para construção de uma vida digna.
“Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.” (William Shakespeare)
Não se deixe corromper pelas coisas fáceis. Não use atalhos para atingir resultados imediatos sem estar com os pés suportados na rocha.
Busque a solidez dos seus atos praticando a decência, a honestidade e a transparência com responsabilidade.
Em curto prazo os maus costumes e facilidades podem parecer positivos, em longo prazo serão como fogo de palha – rápido e definitivo resultando em fumaça e cinza.
Não fortaleça os pequenos delitos, porque eles prosperam a cada vez que você se beneficia deles. E cada vez você se sentirá mais ousado e desafiado a cometer outro delito – sempre maior que o anterior.
Até que a justiça por mais lenta que pareça ser possa atingi-lo de supetão como água de chuva ou queda de avião. Ou a operação lava jato. Aí então você poderá espernear; gritar e dizer ao mundo da sua infame honestidade e ninguém estará ao seu lado para defendê-lo porque você perdeu o que havia de mais sagrado: a sua inocência e de sobra quebrou a confiança duramente conquistada ao longo de tantos anos de trabalho árduo, suor, sangue e dias de vida consumidos.
Não deixe a vida fácil transformar o seu jardim florido num deserto. ” Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível.” (Lao Tse)
Guarde e pratique os princípios e valores tão cuidadosamente ensinados pelos seus pais. Essa é a nossa maior herança e o nosso maior patrimônio.
Devemos acreditar que é possível mudar esse país e praticar o que é certo.
Toda mudança começa em você! Pra frente Brasil!”
“Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e retidão.” (Cícero)
Sirlei Garcia Marques
20 de setembro de 2020 at 16:39
Texto lindo e atual!!!