1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

NA CRI$E, CRIE!

Por José Carlos Castro Sanches

Em tempos de crise, crie! - Security Help

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor. ” (Walt Disney)

Conversando com um amigo que se apresentava desanimado, demonstrando pouca motivação para o trabalho, falta de entusiasmo, passava a ideia de desleixo, desinteresse. Até o caminhar o denunciava, retratava tristeza no seu olhar abstrato, distante e infinito.

Precisava dizer a ele que a sua postura no ambiente de trabalho o condenava e que o levaria em breve para o desemprego, visto que, o seu desempenho estava sistematicamente abaixo dos demais membros da equipe. Imaginei que ao dizer o que observara, o atento ouvinte reagiria de forma contraria, ou não aceitaria o feedback.

A minha surpresa foi que o garoto escutou tudo calado, com muita atenção, e quando encerrei as minhas palavras, disse a ele que se julgasse conveniente me dissesse o que estava ocorrendo com a sua vida e que eu estava ali para entender o seu problema e ajudá-lo.

Disse-me que reconhecia que não estava correspondendo com a expectativa da empresa e estava lutando fortemente, consigo mesmo, para vencer a inércia e mudar o seu comportamento e atitude diante dos desafios apresentados.

Blog Luz e Vida: VOCÊ ESTÁ LUTANDO CONSIGO MESMO? - por Brenda Hoffman

“Digno de admiração é aquele que, tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente. ” (Carlos Fox)

Contou-me que as dívidas se acumulavam e não via uma saída, estava deveras preocupado e cansado. Dormia tarde, após o trabalho, e acordava cedo para levar o filho à escola, numa rotina incessante. Continuou dizendo, que pediu um empréstimo ao governo para financiar seus estudos na universidade, e que havia concluído o curso, e deveria iniciar o pagamento da dívida, mas não conseguia, porque o salário que recebia apesar de estar na média do mercado para a sua função, não era suficiente para manter a alimentação, plano de saúde, educação do filho, tampouco para manter o pagamento da dívida.

Reforçou que estava com um problema na vista e que marcara uma consulta há dois meses, e somente neste dia recebera a informação para se apresentar no hospital. Lembrei-me do caso de uma senhora, aventado na mídia, que marcou uma consulta pelo SUS e agora após onze anos da sua morte a família recebeu o chamado para a consulta. Triste realidade brasileira!

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo. (Carlos Drummond de Andrade) |  Nosso Horóscopo

“Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. ” (John Quincy Adams)

Eu estava fazendo um julgamento prematuro, uma ideia equivocada sobre a sua atuação, sem conhecimento de causa. Após a nossa conversa percebi claramente que aquele trabalhador era mais uma vítima das políticas públicas enganosas que financiam o estudo para os pobres, ao final dos estudos recebem um diploma, mas não têm oportunidade de exercer a profissão para as quais estudaram com muita dificuldade e, se submetem a condições indesejadas, para manter a subsistência.

Na esperança de mudar de vida herdaram dívidas (débitos infindáveis) quase impossíveis de serem pagos, diante da realidade do desemprego, subemprego e salários pouco atrativos. Com a grande oferta de profissionais, o mercado passou a oferecer salários cada vez menores para os trabalhadores.

O sofrimento daquele rapaz é o retrato de milhões de outros jovens, adultos e anciãos brasileiros desempregados, ou subempregados, sem expectativa de melhoria na qualidade de vida. Com os sonhos solapados pela mentira e corrupção que tomou conta do nosso país. Em todas as esferas do judiciário, legislativo, executivo passando por outras instâncias governamentais e privadas.

Somos vítimas de ideologias que pregam facilidade para ao povo sofrido, para mantê-los reféns, submissos, escravizados. Legislam em causa própria para proteger os seus interesses, em detrimento dos mais necessitados. Esse é o Brasil que se apresenta hoje diante de todos nós, que precisa tomar um novo rumo urgentemente.

3, 2, 1….. Saia da crise! Crie e/ou Inove! 7 Presentes! Quer? – PORTAL DOS  EMPREENDEDORES

“No meio de qualquer dificuldade se encontra a oportunidade. ” (Albert Einstein)

O povo unido poderá transformar essa nação cadente em uma grande potência mundial. Eu acredito nisso, mas é necessário levantar a bandeira verde e amarela e lutar pelos nossos direitos, sob pena de sucumbirmos diante dos inimigos da pátria que estão sedentos pela manutenção do status quo, querem que o povo permaneça com as algemas, enclausurados, sem possibilidade de crescimento e desenvolvimento.

Quanto mais pobres, menos educados e mais submissos estivermos mais facilmente seremos domados, manipulados e usados como massa de manobra por políticos, governantes, chefes e líderes. Como animais enjaulados comerão as sobras do pão que o diabo amassou.
Disse ao jovem trabalhador desesperado que precisa reavaliar suas atitudes e comportamentos porque o mercado de trabalho está escasso e só permanecerão os melhores, reforcei que se é pouco o que ganha, pior será desempregado, com uma família para sustentar e uma dívida sem limites para pagar.

“A verdadeira medida de um homem não e como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. ” (Martin Luther King)

Ao final da nossa conversa o jovem me agradeceu e disse que mudaria de atitude apesar das dificuldades internas que limitavam o seu querer e tentavam puxá-lo para o fundo do poço.

Na crise crie uma alternativa para livrar-se dos problemas que tentam limitar você. Parecem impossíveis de resolver, mas não são. Os problemas se apresentam para testar a nossa capacidade de resistência, resiliência, inteligência e sabedoria para sobrepor as adversidades e sermos protagonistas nossa vida. É preciso levantarmos a cabeça, olhar para cima, sair do fundo do poço, subir no pódio e receber o merecido troféu. Em momentos de crise, crie oportunidades.

De volta de Rio Em tempos de crise, crie. #Boatarde #ficaadica #frases  #frasedodia #autoconhecimento #meuSucesso #Empresa #Brasil #brazil #goiania  #riopqtonorio #Rio2016 #RiodeJaneiro #jornalismo #propaganda #marketing  #comunicação #atitude #webdesign ...

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. ” (Horácio)

Mais uma vez tive a certeza de que a transparência, a sinceridade e o interesse genuíno pelo outro pode mudar o rumo de uma vida, ainda que estejamos diante de uma condição que pareça sem solução. As pessoas muitas vezes sofrem caladas e o corpo não reage às adversidades por falta de força interior e apoio. Sempre haverá alguém capaz de perceber o sofrimento e a angústia do outro. Esse alguém pode ser você! Faça a sua parte! Tem uma pessoa ao seu lado, esperando agora a sua palavra de misericórdia e consolo. Com amor e perdão não existe solidão!

Na Crise Crie - Anúncios em Saco de Pão - YouTube

“As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espírito humano cresce mais forte no conflito. ” (William Ellery Channing)

São Luís, 02 de maio de 2018.
Revisado em 16.07.19

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS02.05.2018. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Tire o S da Crise  --------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crie em Tempo de Crise - Home | Facebook
Alguns bons motivos para ler Drummond a vida inteira

Comments (2):

  1. Rossana

    9 de setembro de 2021 at 09:54

    Gostei do texto. 👏🏼🤓👍🏽📖

    Responder
    • sanches

      9 de setembro de 2021 at 09:57

      Obrigado e forte abraço!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *