1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

DISCURSO DE POSSE – MEMBRO CORRESPONDENTE DA AVL

                                                                                                                                              Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com                                                                                  

Agradeço a Deus pela vida e pelo verbo.   

Quero saudar a mesa em nome da Presidente da AVL Fátima Travassos representando as mulheres virtuosas, senhoras e senhoritas presentes e ao Desembargador Lourival Serejo com a tutela/em defesa dos varões.         

“Quem te conhece, Viana

preserva uma boa memória.

Sabe que não és leviana:

construíste a tua história.”

(José Carlos Sanches)

O meu coração está palpitante e a alma em êxtase pela glória divina que me permitiu chegar até aqui, congratulo-me com os familiares, amigos e confrades que tornaram possível esse momento ímpar, especialmente à minha esposa Socorro Sanches pelo incentivo diário e parceria nas missões familiares e literárias, à amiga e confreira Fátima Travassos, com gratidão pelo convite para participar deste prestigiado sodalício e aos demais acadêmicos que aprovaram por unanimidade o meu nome para compor esse Time de vencedores composto por destacados intelectuais, homens e mulheres de notável saber, artistas, músicos, literatos, compositores, dentre outros profissionais.                                                                                                           

Reverencio aos grandes vultos preeminentes desta afamada urbe, estampados nos quadros da parede, guardados nos anais e imortalizados nos livros, deles resgato a história de luta para propagar a literatura, a música, a arte e a cultura aqui representada pelos nobres acadêmicos e ilustres convidados.                                                                                     

A presença dignificante de cada um de vocês fortalece o vínculo de amizade admiração e respeito que tenho por todos.

A data de 26 de maio de 2023, passará a fazer parte da minha história que agora passou a ser nossa. Estou feliz pela conquista associada ao profundo amor à literatura e à generosidade de todos os que nos prestigiam nesta noite memorável.

Experimentar a oportunidade de tornar-me Membro Correspondente da AVL, por si só representa no momento presente o pináculo da minha modesta atuação como escritor, cronista, poeta, contista e trovador.      

“Voz das letras de Viana

cresceu linda e educada.

Garota balzaquiana

de linguagem rebuscada.”

(José Carlos Sanches)

Advindo de Rosário, terra onde nasci, cidade plácida, originário de uma família humilde que me permitiu as primeiras letras pela dedicação intensa e amor incondicional dos meus pais José Firmino e Zanilde Castro Sanches, a partir do qual o meu horizonte se abriu para o mundo, hoje mais fortalecido com o advento da Internet, mídias sociais e livros publicados me vejo em todos os recantos do planeta e quiçá em Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Como disse o grande amigo escritor e pensador Sebastião Moreira Duarte: “Eu já desconfiava que você tinha alguma coisa de marciano. Antecipei-me à sua revelação”. Diante da afirmação fiquei a me perguntar se não seria um extraterrestre entre vocês que através das ondas de rádio, TV e a Internet voamos alto como a águia e o condor propagando a literatura além-mar.

Hoje resido na Ilha do Amor – São Luís do Maranhão – que adotei como minha e tanto amo. Cidade que faz bater forte o meu coração “rosaludovicense”.

Sinto-me honrado e privilegiado pela companhia de homens e mulheres inteligentes de variados saberes que buscam incansavelmente propagar a literatura, a música, a arte e a cultura nos recônditos mais profundos da alma por todo o universo, exercendo plenamente a liberdade de expressão indispensável para o aprimoramento intelectual de um povo carente de educação, respeito, justiça social, bem como para o progresso e desenvolvimento da nossa nação.

Sou um eterno aprendiz, sonhador, estudioso, leitor e escritor contumaz. Escrevo sobre tudo e nada, para todos e para ninguém.    

O papel é submisso ao escritor, aceita tudo sem discriminação: a luz e as trevas, o bem e o mal, a verdade e a mentira.

O poeta é solitário, eremítico e às vezes selvagem, mas a poesia é sociável e universal.                                                                                       

A Academia é um lugar de congraçamento, conhecimento, interação harmônica e sobretudo de criação; nela reina a sabedoria dos imortais para acolher com humildade os noviços que pelo “dom” ou fascínio busquem o aprimoramento literário, musical, artístico e cultural.  

A AVL é um ambiente de transformação, crescimento e erudição para mentes férteis, também para as carentes de direcionamento, onde deve imperar a reciprocidade, a diversidade, a paz, a harmonia e a concórdia, sem olvidar da ousadia. Congrega mestres e discípulos; médicos e pacientes; o amor e a dor; o espinho e a flor. 

Academia Vianense de Letras

De nossa gente, alma e coração

Transmitindo amor pela cidade

Na memória da população

Glorificando o passado

Na presente geração”

Existem momentos que somos atraídos pela luz divina ou abduzidos pela sapiência dos grandes mestres e encontramos palavras mágicas que propiciam reflexão, adocicam a vida amarga, elevam os leitores a uma espécie de transe, introspecção e mergulho profundo no magnético mundo da prosa e da poesia.  

“Viana, berço de cultura
Notáveis são teus filhos no saber
Divulgam nossa terra com orgulho
Em verso e prosa teu viver”

Assim cheguei até aqui profundamente magnetizado, escrevendo e compartilhando diariamente mensagens de amor, paz, solidariedade, empatia, respeito, amizade, luz e brilho para todos que se deleitam na leitura dos textos publicados no site “falasanches.com” e outras mídias e, nos livros que compõem a vasta obra literária disponível na Livraria AMEI e Editora Filos, feitos para encantar e transformar vidas. 

Como navegador dos mares profundos e químico das palavras desejo recolher as pétalas da existência carregadas pelo vento com a essência e a profundidade da arte escrita que flui naturalmente da mente fértil deste humilde rosariense que vos fala.

Encerro com uma estrofe da ” Canção do Tamoio” do ilustre poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias, em homenagem ao seu bicentenário  e com o Salmo 116:12, pela graça recebida.

“A vida é combate, Que os fracos abate, Que os fortes os bravos só pode exaltar” (Gonçalves Dias)

“Que direi eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”(Salmo 116:12)                     

Muito obrigado a todos! Que Deus nos abençoe!

Viana, 26 de maio de 2023.                   

José Carlos Castro Sanches

São Luís, 17 de maio de 2023.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista, trovador  e poeta. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Academia Rosariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia de Letras, Artes e Cultura de Coroatá, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro Correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências e da Academia Vianense de Letras.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento e Borboletas e Colibris, além de vinte livros inéditos. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

Os Livros “Pérolas da Jujuba como Vovô, Pétalas ao Vento e Borboletas e Colibris com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor ou na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS17.05.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *