“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela
Nota 10 para a atitude do Reitor do IFRJ em pedir desculpas aos colegas maranhenses pelo desrespeito que sofreram.
Inconsequentes e vergonhosos insultos e clara manifestação de racismo e preconceito.
Fica um desafio para todos. Trabalharem para educar os jovens desta escola e demais envolvidos para não mais adotarem conduta tão repugnante num
momento em que se busca o respeito às diferenças e diversidade.
Um bom líder já demonstra pelo seu discurso a motivação para a mudança. Sem dúvida um bom caminho.
“Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América. (Martin Luther King)
Queridos alunos e equipe do IFMA. Meus sinceros votos de que este fato isolado não macule a luta e não interrompa a missão árdua de cada um de vocês rumo aos objetivos traçados com muito suor, trabalho, engajamento, foco e determinação.
Vocês são mais que vencedores e não poderão se deixar limitar pelas pedras no caminho. Nem tampouco guardar mágoa ou rancor pelo fato ocorrido.
O que passou, passou. Amanhã é um novo dia. Levantem a cabeça e sigam firme sobre a rocha com o olhar fixo para o horizonte rumo às suas metas. Me solidarizo com vocês neste momento.
“Nossa pretensão é de uma sociedade não racial… Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor… Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias.” (Nelson Mandela)