1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

COM QUEM ESTÁ A VERDADE NESTE JOGO DE IDEOLOGIAS?

“Nas fases mais avançadas do cretinismo, a falta de ideias é compensada pelo excesso de ideologias. ” Carlos Ruiz Zafón

Em um sentido amplo ideologia, significa aquilo que seria ou é ideal, no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais ou políticas.

Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. A ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Apesar de não concordar plenamente com algumas ideias deste filósofo, me aproprio deste axioma e, julgo como verdadeiro nos tempos atuais. Várias ideologias se destacaram no século XX: fascista, comunista, democrática, capitalista, conservadora, anarquista, nacionalista, de gênero, filosóficas, sociológicas… e o mundo ficou cada vez mais dividido, as pessoas orientadas pelas próprias convicções ou alienadas reproduzem o que julgam como verdade, sem provas ou evidencias objetivas que possam comprovar a veracidade dos fatos. Assim, avançamos no Brasil. Desorientados, sem rumo e direção, a boiada segue a insana ideologia de políticos manipuladores que desvirtuam a verdade, em benefício próprio ou de interesses corporativos das organizações que representam. Portanto, sem visão e conhecimento da realidade, em sua maioria, são massa de manobra, meros reprodutores de ideias desconexas e infundadas. Assimilam as ideologias como verdades absolutas e, transformam-se em fanáticos – lunáticos.

“Pois. Tiveste em jovem a tua ideologia. Mas envelheceste. E a velhice tem já as suas falhas de memória. E uma das maiores falhas de memória é persistires no que te torna já um maníaco. ” Vergílio Ferreira

Não sei como ficaria o título do conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões, parte do Livro das Mil e Uma Noites ou Noites na Arábia, se fosse escrito no Brasil. Mas, presumo que ficaria assim: Ali Babá e aproximadamente 594 suspeitos (513 Deputados e 81 Senadores). Assumi aproximadamente, por considerar que exista a possibilidade de alguns não se enquadrarem neste conceito, apesar de conscientemente diante do contexto, não acreditar nesta hipótese. Infelizmente a política no Brasil virou sinônimo de corrupção e, quase sempre vemos os políticos com desconfiança.

“O julgamento injusto é aquele que não se ouve as duas partes, entender é melhor que julgar sem conhecer. “José Antônio da Silva

Quem está a julgar o juiz que condenou dezenas de corruptos? Os Ali Babás do Congresso? Qual a credibilidade que estes homens e mulheres têm para realizar com imparcialidade este papel? Visto que a maioria está envolvido em delitos, subornos, desvios de dinheiro público, corruptos e corruptores, a julgar um homem integro, responsável e comprometido com a moralidade, a ética e o restabelecimento da ordem e progresso do nosso país. Sérgio Moro representa os anseios da maior parte dos cidadãos brasileiros, sedenta por justiça, transparência e integridade nas relações político-partidárias e governamentais. Moro na minha concepção é um herói com caráter, que desfruta de bom nome no meio social que frequenta, por sua honestidade, boa moral e bons costumes, um homem digno e merecedor de credibilidade por parte dos brasileiros. Ele representa uma ruptura com as ideologias, e a certeza da impunidade, que a tantos incomoda.

“Cada caminhada é única. No trajeto da vida é onde acontece a construção do nosso ser. À vista disto, sempre serei injusto ao julgar alguém sem antes conhecer suas histórias e calçar seus sapatos.” Leonardo Pessoa

É lamentável o que vemos no Congresso Nacional. Deputados e Senadores acusarem sem provas e, defenderem a manutenção das benesses que alimentam a corrupção. Afrontando um juiz de ilibada idoneidade moral e comprovada competência técnica, reconhecida por todos os segmentos da sociedade como uma âncora firme no enfrentamento aos criminosos, organizados e sedentos por vingança, exceto, por aqueles que buscam a qualquer preço depreciar a sua imagem, com o propósito de enfraquecer a sua forte atuação, outrora com Juiz e hoje como Ministro da Justiça.

“ Você tem o direito de falar o que pensa, mas não tem o direito de julgar quem não conhece. ” Charlie Brown Jr.

Uma democracia para se consolidar precisa estar pautada na verdade. A mentira deve ser enterrada. A profunda raiz da impunidade, da violência e da corrupção instaladas nas organizações públicas, privadas e por extensão em todos os segmentos da sociedade precisa ser demolida e extirpada.

O Brasil está apodrecido nas suas entranhas, movido por interesses contrários ao progresso, subjugado a organizações criminosas, que se infiltraram em todas as esferas do poder. Estas bactérias patogênicas são resistentes e, precisam ser tratadas com antibióticos de largo espectro de ação contra a corrupção. Estes antibióticos são produzidos e aplicados por cada um de nós que diariamente pratica e propaga os valores da integridade, honestidade, responsabilidade e respeito, associado aos princípios éticos, morais e religiosos. Só assim, seremos capazes de mudar a realidade do Brasil. Isso requer foco, determinação e acima de tudo visão crítica para não se deixar levar pelos caminhos fáceis da manipulação.

“As pessoas julgam a aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter. “ Renato Russo

O cidadão brasileiro está cansado de fraude, artimanha, trapaça, do falso socialismo que alimenta a ideia de representar o interesse popular, mas, na verdade se sustenta na cultura do lucro fácil e da vantagem, promovendo a ascensão dos líderes e mantendo os súditos cada vez mais submissos, a dependerem de favores políticos e das migalhas dos poderosos. O país chora tanta corrupção, com lágrimas de sangue. Quero um Brasil melhor!

Acredito que muito em breve poderei mudar de ideia e escrever sobre a minha visão do passado, com um olhar diferente do atual. O que me faz acreditar nisso?

Existem pessoas capazes de transformar pensamentos em realizações e conduzir mudanças – vejo este horizonte prosperando em nosso meio – acredito no alvorecer de um novo Brasil. A nova geração de Juízes, procuradores, ministros, deputados, senadores, presidentes, delegados, advogados, profissionais liberais, empreiteiros… começa a assumir um papel de destaque, com atuação diferenciada, levando a crer que um novo marco está cravado para início de um ciclo virtuoso de progresso, desenvolvimento e quebra das argolas que aprisionam o nosso povo sofrido. Esse movimento é visível em todos os segmentos e relações sóciais e políticas do nosso país, gigante pela própria natureza. Acredito na juventude transformadora desta terra adorada. Que em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandeça. E o teu futuro espelhe essa grandeza. Pátria amada Brasil!

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso. ” Ariano Suassuna

José Carlos Castro Sanches 
São Luís, 06 de julho de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *