“Meu santo é forte, meu anjo da guarda existe, e meus anjos na terra são gigantes! “ (Virgínia Mello)
Neste momento de mobilização mundial para conter a proliferação do Coronavírus, que se transformou rapidamente em pandemia. Quero prestar uma sincera homenagem aos profissionais da saúde de todo o mundo, em especial aos brasileiros.
Enquanto os demais trabalhadores públicos e privados estão orientados a permanecerem “confinados em suas próprias casas”. Existe uma categoria de profissionais pouco reconhecida que segue o fluxo contrário, se desdobrando em plantões corridos e, expostos ao contínuo risco de contaminação para enfrentamento à covid -19, H1N1, dentre outras doenças oportunistas…nas Upas, Hospitais, Centros de Saúde, UTIs, ambulatórios, laboratórios e demais órgãos e entidades competentes envolvidas nessa árdua missão de “salvar vidas”.
A grave situação requer o comprometimento e dedicação integral dos profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares, terapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, bioquímicos, técnicos, equipes de apoio, administrativos, auxiliares de limpeza, nutricionistas e demais envolvidos, sem os quais nada seria possível.
A presença e atuação de cada um de vocês, associada ao conhecimento e dedicação é refrigério para os doentes, que ali estão, sem força e esperança a depender do cuidado e atenção, individual e coletiva daqueles a quem confiam a própria vida. Mesmo diante das limitações do sistema de saúde brasileiro, temos os nossos super-heróis sempre presentes.
Quantos renascerão das cinzas após o toque das suas mãos, devido ao remédio aplicado na hora certa, ao serem tratados com amor, carinho e respeito à vida? Certamente, muitos!
O que parece eternidade passará e vocês receberão o galardão. Mantenham-se unidos, de mãos dadas, com força, foco e fé para vencer as adversidades. Certos de que a recompensa virá. Cada doente recuperado e vida restaurada, se converterá em infinitas bênçãos e eterna gratidão dos pacientes e familiares aos seus benfeitores.
Vocês escolheram ser: OS ANJOS DA GUARDA dos desamparados, o sacrifício não será em vão. Quem planta colhe!
Que DEUS ilumine os seus caminhos ao longo de toda jornada. Seremos eternamente gratos pelo cuidado de cada dia.
“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. ” (Sêneca)
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 20 de março de 2020. Visite Fala, Sanches (Facebook) e falasanches.com