Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
“Nunca seja intimidado em silêncio. Nunca permita que você se torne uma vítima. Não aceite a definição de ninguém da sua vida, defina a si mesmo.” (Harvey Fierstein)

Em 2024, um novo ciclo se inicia na biografia de Zanilde Castro Sanches. A vida é efêmera, não se deixe prender pelas amarras que aprisionam a sua alma e o seu coração. A liberdade plena deve ocupar lugar de destaque em sua existência, quebre as correntes que a limitam e viva intensamente cada segundo que Deus lhe presenteou com amor.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (James R. Sherman)

No teatro da vida você é a protagonista da sua própria história, personagem de uma jornada colorida e perfumada – não permita que os seus sonhos sejam reprimidos. O livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, e o caminho que quer seguir. O coração deve ser a nossa bússola, precisamos saber ouvi-lo e sem pressa, pois ele sempre sabe aquilo que nos faz bem. Somos sempre levados para o caminho que desejamos percorrer, como disse Olivia Hoblitzelles: “ A cada instante temos a liberdade de escolher, e toda escolha determina o sentido de nossas vidas.”

Na caminhada é prudente parar e refletir sobre: Quem define o rumo que devo seguir? Quem tem o poder de conduzir o meu destino? Eu tenho força e coragem para me libertar das algemas da dependência? Ainda sou livre para voar ou cortaram as minhas asas? Machado de Assis, trouxe-nos uma boa reflexão sobre o destino: “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”

Existe uma luz que brilha lá fora esperando por você. Um belo jardim florido com muitos pássaros a cantar – esse é o seu lugar no pódio. As ondas do mar, a areia molhada e o sol querem lhe abraçar. Os amigos esperam você para dançar; o bom vinho quer ser degustado; o vento sopra nos galhos das árvores para amainar a tristeza, trazendo a alegria e a felicidade; o avião lhe espera para viajar; os familiares, filhos, netos, bisnetos… presentes, ao seu lado para ajudar.

“O futuro pertence ainda mais aos corações do que aos espíritos. Amar é a única coisa que pode ocupar a eternidade. Ao infinito é necessário o inesgotável.” (Victor Hugo)

Somos eternamente gratos pela mulher caprichosa, amorosa, mãe, avó e amiga que nos deu a vida, amamentou, carregou no colo, fonte eterna de amor e carinho em todas as horas. Oito filhos, frutos do seu ventre sagrado e abençoado por Deus. Reproduzimos a herança divina conduzida com amor e sabedoria por uma mãe exemplar e dedicada à família.

“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível.” (Marion C. Garretty)

Amada mãe, deixe a sua vida fluir com amor, paciência e harmonia, essência da pureza d’alma que habita em você, sem se deixar dominar pelos outros, faça dos seus sonhos um objetivo, ressignifique a sua vida para ser feliz e sorrir das coisas do passado, visualize um horizonte de vitórias com esperança e fé em um amanhecer radiante. Só você é capaz de reescrever a sua história.

“O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não se amar a si próprio.” (Albert Camus)

Que o novo ano que se inicia traga paz, saúde, amor, prosperidade, alegria e muitas bênçãos para que possa conduzir a sua vida com liberdade e serenidade, virtudes de uma mulher pura e autêntica que nasceu para ser feliz.

Em tempos de tantas provações, compartilhar sentimentos de amor, fraternidade, solidariedade e amizade nos torna mais leves, serenos e fortalecidos. Minha eterna gratidão pelo seu amor, carinho e atenção. Uma das maiores forças do universo reside no amor de mãe. Como disse Antoine de Saint-Exupéry: “Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor.” Portanto, como filho desejo que você experimente a liberdade de um beija-flor ao sugar o néctar de uma flor. Tudo passa, a vida é feita de ciclos, há tempo para tudo. As dores chegarão ao fim. Confie! Amo você profundamente e quero vê-la restaurada, realizada e feliz junto aos seus familiares.

“Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira.” (Pablo Neruda)

São Luís, 31 de dezembro de 2023.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de inúmeras antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS31.12.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.









