1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

A PRIMEIRA ENTREVISTA COM ROBSON Jr. E NATANAEL CASTRO

Por José Carlos Castro Sanches

“Quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará. ”((Maxwell Maltz)

No dia 24 de novembro de 2020, sentei-me pela primeira vez numa cadeira de honra da Academia Maranhense de Letras, não como acadêmico, apenas para uma entrevista com o ilustre radialista e comunicador Robson Junior, assessorado pelo nobre Diretor Natanael Castro.

Imagine a minha satisfação de estar naquele lugar que outrora acolheu os grandes vultos da literatura maranhense, casa de Antônio Lobo que tem como membros homens prodigiosos que se destacaram na arte de bem escrever, beletristas afortunados pela verve poética, histórica e literária, entusiastas criativos com vivacidade e expressividade para transcender a normalidade do senso comum e suscitar o desejo de busca incansável pelo conhecimento da literatura maranhense e brasileira.

“As coisas nas quais você realmente acredita sempre acontecem; e a crença em algo faz com que elas se tornem realidade. ” (Wright)

Devo dizer que a sonhada academia estava ao meu lado, ou melhor eu estava entranhado na sua essência, apesar de ainda distante da realidade que me espera, sendo breve ou tardia, não me omitirei da missão, nem desanimarei enquanto o sangue correr na veia, o coração pulsar, a mente impulsionar e o corpo tiver energia, buscarei com força, foco e fé o objetivo de ingressar na Academia Maranhense de Letras. Esse anseio se tornou mais forte a partir de hoje. Espero obter sucesso e triunfar com a verdade.

“O sucesso depende da energia do ato, da energia da crença de que se triunfará e da crença de que se está na verdade, que assim se verifica por si própria. ” (William James)

Agradeço aos amigos Robson Junior e Natanael por proporcionarem esse momento impar para a minha vida. A bem da verdade não sei se as respostas que dei às perguntas durante a entrevista foram as melhores, ou aquelas que todos gostariam de ouvir, politicamente corretas, todavia posso dizer que foram espontâneas e retratam o pensamento daquele momento, se não me fizer entender antecipo a retratação com a certeza de que o meu único propósito é elevar a literatura, mantendo o meu compromisso diário de reproduzir em crônicas, poemas, contos, sátiras, fábulas, artigos e textos sobre temas universais diversos, para descrever o que penso, o que ouço, o que vejo e o que sinto, respeitando os pontos de vistas contrários e mantendo acessa a chama da liberdade de expressão que tanto me fascina, porque sem ela não teria a oportunidade de externar as ideias e compartilhar com os leitores. Acredito que a crença no impossível é real para quem se propõe a superar os seus próprios limites.   

“Uma pessoa com uma crença é igual a 99 que tenham somente interesses. ” (John Stuart Mill)

Sou um felizardo por ter o privilégio de estar entre os candidatos que por merecimento se colocaram à disposição da AML, e por consequência ao dispor dos acadêmicos que têm em suas mãos o poder da escolha daqueles que melhor se enquadrem nos requisitos postulados para a nobre missão de membro da cobiçada e prestigiada Academia Maranhense de Letras.

“É a repetição de afirmações que leva à crença. E uma vez que a crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer. ” (Muhammad Ali)

Espero ser o designado para cumprir mais essa missão honrosa, certo de que tenho muito a aprender e contribuir para o engrandecimento das letras e multiplicação de conhecimentos e experiências, antes que o passeio se encerre nesta efêmera passagem pelo planeta terra.

A minha esperança é que esse dia seja breve. Creio que esta seja apenas a primeira de muitas entrevistas com Robson Junior e Natanael Castro na AML. Que assim seja! Deus seja louvado!

“A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença,
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.”

(Augusto dos Anjos)

São Luís, 24 de novembro de 2020.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras – ALPL

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança e outros nove livros inéditos.

Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS24.11.2020. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *