Por José Carlos Castro Sanches
Consultor de SSMA – Business Partners Serviços Empresariais – BPSE
Site: www.falasanches.com

Era uma vez, na indústria, a Hiena e o Polvo, que enfrentavam um grande dilema. Ambos desejavam trabalhar com segurança, mas também ansiavam por participar das festividades natalinas com seus familiares e amigos. A Hiena era uma trabalhadora incansável, sempre em busca de resultados, mas muitas vezes negligenciava a segurança em prol da eficiência. Já o Polvo, meticuloso e cauteloso, priorizava a segurança acima de tudo, mas se preocupava em perder momentos importantes com seus entes queridos.

Conscientes de que precisavam conciliar essas duas importantes áreas de suas vidas, a Hiena e o Polvo decidiram unir forças e encontrar um equilíbrio. Juntos, criaram um plano para implementar medidas de segurança eficazes na indústria, sem prejudicar a produtividade. Realizaram treinamentos regulares, promoveram a conscientização sobre riscos e incentivaram uma cultura de segurança entre todos os colaboradores.

Com o ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, a Hiena e o Polvo puderam desfrutar das festividades natalinas com tranquilidade. Eles valorizaram cada momento ao lado de seus familiares e amigos, sabendo que haviam feito a diferença ao priorizar a segurança no trabalho.

A experiência ensinou tanto a Hiena quanto ao Polvo que é possível conciliar responsabilidades profissionais com momentos significativos em família. Eles perceberam que investir em segurança não apenas protege suas vidas no trabalho, mas também lhes proporciona paz de espírito para aproveitar plenamente as festividades e celebrar com aqueles que amam.

Dessa forma, a Hiena e o Polvo se tornaram exemplos inspiradores para os demais colegas de trabalho, mostrando que é possível trabalhar com segurança sem renunciar à felicidade e ao convívio familiar durante as festividades de fim de ano.

São Luís, 13 de dezembro de 2023.
José Carlos Castro Sanches. Consultor de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. É químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de inúmeras antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS13.12.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

