“Ser Feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história” (Abraham Lincoln)
Uma repórter entrevistava uma mulher empreendedora do interior do Rio Grande do Norte, sobre o seu negócio de catar mariscos… na lama e revender para grandes cadeias de hotéis preparar pratos deliciosos, da lama para o luxo e requinte com preço e qualidade invejáveis.
A repórter perguntou: “Seu negócio começa na Lama?”
A humilde catadora de mariscos respondeu: “Do lugar de onde menos se espera é de lá que vem…”
O trabalho daquele grupo de cooperados liderados por aquela mulher simples, trabalhadora e empreendedora como milhões de mulheres em todo o mundo, além de gerar emprego para dezenas de pessoas naquela comunidade onde atua como presidente de uma cooperativa é uma lição de vida que devemos valorizar e seguir como exemplo.
“Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
Refletindo sobre as considerações acima percebemos a necessidade de assumir o papel de protagonista da nossa vida, buscar novas alternativas para uma vida nobre e saudável. Produzir, gerando riquezas e acima de tudo fortalecendo a autoestima – construindo pontes para manter o presente “ativo” e um futuro que possa lembrar a história de luta de todos aqueles que através do trabalho conquistaram o mundo com força, foco e fé.
“A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.” (Arthur Schopenhauer)
As pequenas lições ensinadas por estas pessoas capazes de superar desafios e transformarem pensamentos, desejos e sonhos em ações palpáveis e realizações de sucesso. Estes exemplos de vida nos fazem repensar a forma como conduzimos os nossos negócios, como encaramos os problemas e limitamos a nossa capacidade de pensar e agir num universo de inúmeras possibilidades.
“Apenas é digno da vida aquele que todos os dias parte para ela em combate.” (Johann Goethe)
O que nos limita é pensar pequeno. É olhar numa única perspectiva. É ficar parado à espera de algo que nos surpreenda e nos traga as soluções para os nossos problemas.
Essa limitação mental nos aprisiona e nos mantem refém das incertezas, dos desejos e sonhos… em vez de nos libertar para voos altos nos coloca numa redoma.
Enclausurados na própria carcaça e blindagem que cerceia as nossas aspirações e capacidade de transformar ideias em ações realizáveis, projetos em construções… um amontoado de cimento, concreto, ferragens, madeiras em pontes que levarão para o outro lado desconhecido. Passando de uma ilha isolada, limitante para um mundo de oportunidades infinitas.
“Nossas limitações e sucessos serão baseados, mais frequentemente, em nossas próprias expectativas para nós mesmos. No que a mente foca, o corpo atua.” (Denis Waitley)
Tenho pensado muito sobre as argolas que nos limitam, as algemas que nos prendem, a dependência que criamos dos outros para realizar os nossos projetos e as limitações que aceitamos nos impor para permanecermos no mesmo lugar à espera de que outras pessoas irão nos ajudar a concretizar as ideais e transformá-las em ação.
“Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje.” (Franklin Roosevelt)
Estou certo de que algumas pessoas ao invés de nos elevarem e nos ajudarem a alçar voos mais altos para realizar sonhos – podem ser os nossos maiores obstáculos para o crescimento, desenvolvimento e ação transformadora.
Essas ancoras lançadas ao mar para segurar a nossa embarcação, quando inapropriadas e desprovidas de proposito manterão a nossa embarcação à deriva num “mar morto” como a vida de muitos que vivem à sombra das ondas de “barcas furadas” comandadas por “lemes” frágeis e guiadas pelos ventos do acaso.
“Seja impetuoso, um livre-pensador, supere suas limitações.” (Friedrich Nietzsche)
O nosso maior trunfo e fortaleza está dentro de cada um de nós.
Não podemos transferir os nossos objetivos e metas para outrem; delegar as nossas ambições e propósitos. E não devemos permitir que as nossas frustrações sejam fruto da falta de ação e inanição daqueles que não tem poder para agir por nós. Assim estaríamos transferindo o nosso “eu” para o domínio do “outro” o que fisicamente é impossível. Portanto, é insensato esperar dos outros aquilo que depende unicamente de mim e de você.
“Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer.” (Bruce Lee)
A quem delegar o poder de ação sobre a minha vida, senão a mim mesmo?
Seria extraordinário e muito fácil se existisse um gênio da lâmpada à nossa disposição para a qualquer momento – direcionarmos os nossos pedidos e num passe de mágica todos os nossos desejos fossem realizados. “O Aladim e a Lâmpada mágica maravilhosa” capazes de transformar sonho em realidade só existem na ficção dos contos de fadas.
“Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas…” (Albert Einstein)
A verdade sobre a vida é construída sobre a rocha diariamente com muito trabalho, dedicação, amor próprio e sabedoria. Não existe uma fórmula determinada para o sucesso, mas uma certeza: ele depende 99% de transpiração e 1% de inspiração”. Digo 99% de suor e trabalho árduo, e 1% de ideias e projetos não iniciados, inacabados, postos no papel ou guardados nos armários.
“A persistência é o caminho do êxito.” (Charles Chaplin)
Transforme a sua vida numa avalanche de vitórias e realizações. Para isso é necessário transformar as suas ideias e pensamentos em ações.
Não se deixar limitar pelos obstáculos que serão muitos: altos, fortes, doloridos, amargos, fétidos… vindo de todas as direções, inclusive de cima para baixo com muita intensidade com o objetivo de derrubá-lo e lança-lo ao chão como uma presa fácil para destruí-lo.
Até a força da gravidade que o centro da terra exerce sobre os corpos facilita a sua queda… o universo conspira contra ou a favor de você conforme as suas ações, crenças e atitudes… só você decidira sobre esse movimento conspiratório ou favorável.
Se cair uma vez levante-se, e volte a andar mais forte.
“Grandes realizações sempre acontecem em uma estrutura de grandes expectativas.” (Jack Kinder)
Nesse momento a sua força maior, intensa e revigorante tomara conta de você e o elevará para os montes com a vibração de um guerreiro indomável, a determinação de uma fera destemida, a força de um vulcão em erupção, a sabedoria de um sábio “Salomão”, e a benção do maior de todos os homens que se fez DEUS. Você vencerá todas as batalhas e se tornará líder de si mesmo, protagonista de sua história, fonte de bênçãos, exemplo e lição de vida para todos os que o admiram e amam.
“Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadelas das abelhas.” (William Shakespeare)
Só você será capaz de mudar a sua história de vida e transformar sonhos em realizações.
Ser um cidadão de verdade é se preocupar mais com valores e princípios do que com o sucesso. É lutar sem ter medo do fracasso e voar sem medo de cair!
“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.” (Sigmund Freud)