PARABÉNS! José Wilson Pires Sampaio e Josenilde Castro Sanches Sampaio.
“Há seis requisitos necessários para um casamento ser feliz: o primeiro chama-se Fé, e os outros cinco, Confiança.” (Elbert Hubbard)
O número 33 é conhecido como o mais sagrado e poderoso de todos. É encontrado rapidamente na Bíblia e em outros escritos.
Jesus Cristo tinha 33 anos quando foi crucificado. O templo de Salomão tinha 33 anos quando foi pilhado no Egito. Há 33 voltas completas na sequência do nosso DNA e 33 vértebras no corpo humano. No jogo do bicho 33 é cobra. Na numerologia grande influência, vibrações e significados.
Os números 11, 22 e 33 são números mestres, sendo o 33 o mais elevado de todos, representa a mais alta consciência espiritual desenvolvida pelo homem.
Mas, os números por si só não representam nada.
Com 33(trinta e três) anos de casamento comemora-se Bodas de crizo – que na língua portuguesa não tem um significado claramente definido: um sufixo, CRISO, derivado do grego Khrisós, que significa dourado, ou da cor do ouro; outra trata Crizo por Crisólita, atribuindo a esta pedra preciosa a cor amarela. Crisólita era conhecida pelos gregos como “pedra de ouro” as colorações variam do amarelo ao verde. Numa outra versão o crizo foi denominado como cinza de fogo.
Neste momento de festa, confraternização e renascimento vou usar a definição que considero mais apropriada:
“Bodas de crizo ou crizopola, bodas quer dizer promessa. Crizo é uma cor cinza ou cinza de fogo…” Já que significa cinzas, que o casamento de vocês, seja como o FENIX, que renasce das cinzas a cada dia.
“Fênix é um pássaro lendário da mitologia grega, que morria, e depois de algum tempo renascia das próprias cinzas. O pássaro fênix, antes de morrer, entrava em combustão, para depois renascer.
A fênix possuía uma grande força, capaz de transportar pesadas cargas durante seu voo, chegando ao ponto de carregar até mesmo elefantes. Segundo a mitologia, as lágrimas da fênix possuíam características curativas.
Na Antiguidade, a fênix era um ser venerado por vários povos, como os egípcios, principalmente os habitantes de Heliópolis, onde a fênix era vista como a reencarnação do deus Rá.
A fênix também tem o poder de se transformar em uma ave de fogo muito parecida com uma águia. Pela sua morte diferente, a fênix tornou-se um símbolo de força, da imortalidade e do renascimento. É uma das figuras mais representadas pelas pessoas que fazem tatuagens no corpo.
Acredita-se que a ave mitológica surgiu no Oriente, e depois foi adaptada pelos gregos. Até mesmo a Igreja Católica possuía uma relação com a fênix, os cristãos acreditavam que o pássaro era um dos símbolos da ressurreição de Cristo. Dizia-se na época que as cinzas da fênix eram tão poderosas, que podiam até ressuscitar os mortos.”
Assim como FENIX o pássaro legendário da mitologia grega capaz de renascer das cinzas, com grande força para transportar pesadas cargas durante o voo, transformava-se numa ave de fogo parecida com uma águia, as suas cinzas da fênix eram tão poderosas, que podiam até ressuscitar os mortos e era o símbolo da força, da imortalidade e do renascimento.
Desejo que o casamento de vocês seja uma benção e renasça a cada dia. Consagrado pela eterna sabedoria divina, onde possa reinar a paz, a alegria, o amor, a fé, a esperança, a cumplicidade, parceria, companheirismo, amizade e renúncia.
“O casamento é a relação entre homem e mulher na qual a independência é igual, a dependência é mútua e a obrigação recíproca.” (Louis Anspacher)
Que a felicidade presente em suas vidas desde quando se conheceram possa permanecer acesa como a chama dos vulcões, prestes a lançar larvas de sorriso, a qualquer momento podendo: dar e receber sem exigir; amar sem depender, nem submeter; escutar e aprender a discutir; saber se adaptar ao relacionamento e manter a expectativa, o brilho, a luz e a chama acessa todos os dias.
Uma relação de casal surge quando duas pessoas decidem projetar juntas suas vidas. Suportada pelos valores: amor, comunicação, respeito, liberdade, convivência sendo você mesmo, sonhos e projetos compartilhados na alegria e na tristeza, na riqueza e pobreza, na saúde e doença; aceitando a pessoa que amamos como ela é.
Deixo alguns versículos para a reflexão do casal amado:
“E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Marcos 10:8,9)
Para o marido – José Wilson:
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:28)
“Vós, maridos, amai as vossas mulheres como Cristo Amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:25)
“Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7)
Para a esposa – Josenilde:
“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres, estejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Efésios 5:22-24)
“Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.” (Provérbios 31:10-11)
Como citei inicialmente, os números por si só não representam nada! O que importa realmente é o AMOR:
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)
Ao casal: Saúde, paz, alegria, amor e vida abundante!
Sejam felizes para sempre são os votos de José Carlos, Socorro Sanches, filhos e netos.
Esse é o nosso PRESENTE!
Amamos vocês!
Aline Delmira
22 de março de 2020 at 09:58
Aqui é a Aline Delmira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:35
Aline Delmira, nada mais agradável para o escritor do que saber que o seu conteúdo pode ajudar alguém a ser melhor. Fico feliz e lisonjeado pelo seu comentário. Forte abraço, José Carlos Sanches
Andrews
25 de julho de 2020 at 09:08
Muito bonito.
sanches
30 de agosto de 2020 at 17:33
Andrews, aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches
Agustinho Rocha Aguiar
2 de setembro de 2020 at 20:39
Estou na semana do Aniversário de Casamento dia 5 de setembro,.
Amei os Comentários…
sanches
3 de setembro de 2020 at 11:56
Agostinho Rocha Aguiar, aprecio a sua atenção e generosidade. Deus abençoe o seu casamento e permita uma vida abundante com saúde, paz e alegria para o casal. Forte abraço, José Carlos Sanches
Nilsineia
13 de outubro de 2020 at 18:36
José Carlos eu e meu esposo Roberto Antônio completamos no dia 10/10/20, 33 anos de casamento bodas de crizo e seu texto muito lindo e reflexivo! Obrigado
sanches
2 de novembro de 2020 at 10:46
Nilsineia e esposo, fico feliz em saber que vocês estão bem e seguem firme a missão de fazer um ao outro feliz. Deus continue abençoando o casamento de vocês. Forte abraço ao casal, José Carlos Sanches
Maria José
23 de novembro de 2020 at 14:36
Parabéns, Sanches! Muito significativas suas explicações, suas orientações e a beleza e leveza com que vc fala ao casal, seus amigos. Tbm fala p tds. Obrigada. Este Dez/2020 completaremos 33.
Mariluce Angela da silva
24 de janeiro de 2021 at 15:07
Tenho 33 anos de casada como é o nome que se da6
Nilma
13 de maio de 2022 at 13:03
Obrigado! Hoje completo meus 33 anos d matrimônio
sanches
1 de março de 2024 at 09:29
Linda! Obrigado que Deus nos permita mais 103 anos de casados.