No dia 21 de agosto de 2017 a notícia mais repetida na mídia foi o eclipse solar. Hoje o assunto é o julgamento do recurso de LILS no TRF – 4. Neste contexto quero fazer uma breve reflexão sobre o “O ECLIPSE DO BRASIL”. Boa leitura!
O eclipse solar ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra. Nessa posição, o satélite projeta sua sombra sobre o astro solar, encobrindo-o total ou parcialmente para quem o observa de algumas regiões da terra. O eclipse lunar encanta a todos e desloca momentaneamente o foco dos problemas que afligem a humanidade. Não é diferente em nosso país.
A mídia é capaz de transformar fatos normais em algo especial. Nos Estados Unidos o eclipse foi total em vários estados…. Um evento que parou várias cidades, milhares de pessoas em todo o mundo acharam um momento fabuloso… um belo motivo para se reunir e confraternizar. O BRASIL ficou fora da área de visibilidade total do eclipse, no norte e nordeste apenas uma pontinha de eclipse foi visível. Apenas a expectativa foi grande também aqui em São Luís do Maranhão, onde grande fila se formou para apreciar o eclipse solar na Praça Maria Aragão.
“Eclipse é unicidade e sincronicidade. A junção do brilho das diferenças é a criatividade da vida e a superação. Viver a eternidade das junções. A luminosidade do sorriso que faz brilho das estrelas do céu. ” (Edson Rufo)
A lua se alinhar entre o sol e terra um fenômeno natural que a mídia transforma num espetáculo e o povo ávido por novidade se movimenta de acordo com os interesses do rádio, TV, Internet, revistas, jornais…
“Não deixe a mídia te dominar, caso contrário você será mais um pobre coitado dominado pelo sistema, sem vida própria, pense com a sua própria cabeça e não com a deles pois isso é tudo o que eles mais querem…” (Hélène Françoise)
Somos meros telespectadores e massa de manobra dos meios de comunicação. Eles fazem o que querem conosco, basta observar e analisar criticamente o quanto somos manipulados… senão vejamos:
“A mão que governa o jornal, o rádio, a tela e a revista disseminada ao longe, governa o país. ” (Desconhecido)
Por todo o dia inúmeras pessoas em todo o mundo se deslocaram para os locais mais apropriados para apreciar o ECLIPSE que não ocorreu na intensidade esperada em alguns países, não sendo percebido a olho nu aqui em São Luís, apenas com equipamentos apropriados, gerando frustração para alguns curiosos.
Enquanto isso os terroristas agem impunemente na Espanha, os narcotraficantes aterrorizando o Rio de Janeiro. A Venezuela tomada pela ditadura de Nicolás Maduro. O STF degenerado e desmoralizado pelas atrocidades jurídicas e devaneios de Gilmar Mendes. O Congresso Nacional assaltado por Deputados e Senadores que legislam em causa própria, discutem a mudança de nome dos partidos para manipular a opinião pública, manter a mordomia e principalmente garantir o fórum privilegiado (contrariando o princípio da igualdade) para se protegerem da prisão, visto que a maioria responde processos judiciais (dos 513 deputados, 299 tem ocorrências judiciais; 40% dos parlamentares eleitos são investigados; o senado tem 81 integrantes, um terço do senado responde por acusação criminal). Tentam esconder a realidade dura e crua da escassez de caráter e credibilidade que assolam os políticos e o supremo.
“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios. ” (Barão de Montesquieu)
A corrupção e a impunidade tomam conta do BRASIL. O nosso Presidente Michel Temer, a distribuir os recursos públicos para barganhar apoio político e manter-se no cargo a qualquer preço. Presenteando os grandes banqueiros com a isenção do pagamento de dívidas milionárias e punindo o trabalhador sofrido com a redução do salário mínimo projetado para 2018.
“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa. ” (Jô Soares)
A democracia fica abalada pela falta de esperança do povo brasileiro. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
“Não existe democracia onde impera a corrupção, a injustiça, a mentira e a hipocrisia.” (Mauro Roberto)
Para completar o paradoxo e extinguir de vez a nossa crença nessa matilha de estelionatários, desleais, indecorosos, degenerados e desmoralizados. O Ex-Presidente Luís Inácio da Silva (Lula) condenado pela operação lava jato e réu em cinco processos.
“Além do processo em que agora foi condenado, ação que é parte da operação Lava-jato, o ex-presidente responde a outros dois processos no âmbito da investigação sobre um bilionário esquema de corrupção na Petrobras.
É réu ainda em duas outras ações penais que tramitam no âmbito das operações Zelotes -que investiga um esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e na edição de medidas provisórias que deram incentivos fiscais a empresas- e Janus -que apura contratos da empreiteira Odebrecht.
Também está sob análise de Moro denúncia feita pela força-tarefa da Lava Jato em que os procuradores acusam o ex-presidente de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que envolve um sítio em Atibaia, interior de São Paulo, frequentado por Lula e sua família. ”
Apesar de todos esses processos segue fazendo campanha política fora de época sem hesitação, sob as vistas da Justiça Eleitoral do Brasil que ignora o pleito. Fazendo-se de vítima e viajando pelo Nordeste tentando enganar o povo com o seu discurso mentiroso.
“Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo. ” (Abraham Lincoln)
Segue-se outros dilemas que enfrentamos:
Não bastassem os políticos. As igrejas brasileiras não recolhem impostos e angariam fortunas do povo. Líderes Religiosos milionários abusando da boa fé do povo carente, faminto, desesperado e desempregado. Onde poderiam receber a solidariedade são explorados em nome da FÉ. Bandidos comandam o crime organizado de dentro dos presídios e tudo parece normal. Financiamentos públicos de campanha sendo aprovados no congresso (3,6 bilhões) que poderiam ser utilizados em benefício do povo nas áreas da saúde, educação e segurança pública. Serão usados para manter a continuidade, privilégios e a imunidade parlamentar de políticos corruptos. A violência toma conta das grandes metrópoles e o número de homicídios no Brasil supera as guerras e mortes em atentados terroristas na maioria dos países do mundo. Essa é a nossa realidade incontestável.
“E a atitude de fé é o oposto do apego à crença. ” (Alan Watts)
As religiões são tidas como um bálsamo para suportar os percalços e as angústias da existência e, ao mesmo tempo, buscar um propósito ético-moral para a vida. Esse é o lado positivo da fé que deveria ser aplicado. O que ocorre na maioria das igrejas é a exploração e abuso que devem ser fortemente questionados e rejeitados. Pobres brasileiros manipulados pelos políticos, explorados pelos governantes e patrões e extorquidos pelas igrejas.
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa)
O Brasil está de cabeça para baixo. Precisamos dar o troco para esses políticos. Demonstrar a nossa indignação através do voto consciente.
Na próxima eleição não vote em quem já exerce cargo de deputado, senador e ex-presidente. Só o seu voto poderá mudar a realidade deste pais.
O nosso eclipse particular está encoberto. Existe a CORRUPÇÃO entre os CIDADÃOS DE BEM e a ÉTICA. Acreditar que é possível mudar esse país requer que cada um faça a sua parte bem-feita.
ÉTICA é como você age quando ninguém está olhando. Temos que estar vigilantes e atentos para não usarmos “atalhos” e obtermos facilidades. Hoje tudo conspira contra aqueles que assumem fazer a coisa certa.
O nosso maior desafio é manter a ética, a integridade, transparência e honestidade em tudo que praticarmos neste pais onde a corrupção se alastra a passos largos. Precisamos acreditar que é possível mudar agindo de acordo com os princípios éticos e morais. PRA FRENTE BRASIL!
“É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.” (Mario Sergio Cortella)