1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

1962: NASCE UMA LENDA

Por José Carlos Castro Sanches

“…Quando você está em busca da sua lenda pessoal, o universo conspira para te ajudar a realizar…”. (O Alquimista – Paulo Coelho)

A vida começa aos sessenta. Hoje não falarei de derrotas, fracassos, perdas, medos, frustrações, adversidades, decepções e sonhos ainda não realizados. Irei me exibir, massagear o meu ego com as lembranças das vitórias, conquistas, dos ganhos, sucessos, realizações e batalhas vencidas nos meus 60 anos de vida abundante.

Serei breve para dizer a mim mesmo, na presença de todos, que em 1962, nasceu uma lenda. Vocês descobrirão o quanto pensar positivamente e visualizar a vida com um olhar de vencedor, sempre acreditando no impossível fez toda a diferença em minha vida. Como disse Marcel Jouhandeau: “Para suportar a sua própria história, cada um acrescenta-lhe um pouco de lenda.

Papai e mamãe vocês são meus heróis. Em 26 de março de 1962, naquele pequeno ninho abençoado em Rosário do Maranhão, nascia um bebê prematuro de sete meses, uma lenda. Eu era tão pequeno que podia ser carregado na palma da mão, como disse a minha amada mãe, mas eu tinha a vitalidade e a energia de um leão, a força de uma pantera, o extraordinário brilho das estrelas e titânica vontade de viver. Como escrevi nas crônicas “Nasci numa cama emprestada”, “O que você quer ser quando crescer?” e “30 anos despois, e ainda não fui a Paris!”, que complementam esse breve relato, disponíveis para leitura no site falasanches.com.

O alimento, a segurança, a liberdade, o amor, o carinho, o afeto, os brinquedos, a educação, o lazer era tudo o que eu queria e tinha na minha infância. O beijo, o abraço, a paz e a saúde completavam a minha alegria.

Juntamente com os meus pais, irmãos, avós, tios, primos e amigos, eu estava sempre a festejar a vida; numa família próspera e humilde, todos os sonhos eram realizados. Tudo era possível porque não havia limite para os meus sonhos de criança livre, feliz, traquina e amada. A liberdade de pensamento e a visualização positiva das coisas perduram até hoje, fortalecem os meus propósitos e intensificam as minhas conquistas.

Eu crescia e precisava buscar novos horizontes e possibilidades; estudava, lia, escrevia e sonhava um dia ser doutor, assim queria o meu pai, todavia o tempo mostrou-me um novo caminho, mais virtuoso e agradável, quem sabe tenha sido mais fácil seguir o próprio caminho suportado pelas convicções.

Estudei o Jardim de Infância na Paroquial e o Primeiro Grau – hoje Ensino Fundamental – no Colégio Paulo Ramos, em Rosário. O Segundo Grau – hoje ensino médio – no Colégio Ateneu “Teixeira Mendes”, os cursos Superiores na UFMA e UEMA e, as especializações no CEUMA e na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Graduei-me em Química Licenciatura, Química Industrial, cursei Engenharia Civil até o 7º Período e especializei-me em Engenharia Ambiental e Higiene Ocupacional.

Assumi a profissão de professor, fui contratado como químico após concluir o estágio na Alumar e posteriormente enveredei pelas áreas de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, atuando por mais de 30 anos, depois tomei novo rumo profissional e segui como Consultor e Gestor de SSMA pela BPSE – Business Partners Serviços Empresariais, onde permaneço desempenhando atividades de consultoria, gestão e treinamento para empresas parceiras de negócios.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-117.png

Escrevi a minha própria história, como protagonista escolhi ser químico e professor e enveredei pelo caminho da Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Higiene Ocupacional em Empresa Multinacional de produção de Alumínio, onde jamais havia sonhado estar. Venci as adversidades e superei desafios, cresci profissionalmente e tornei-me referência nas áreas em que atuo, o que deve orgulhar aos meus pais, esposa, filhos e netos. Como disse Tati Bernardi: “Como se chama um homem inteligente, bonito, sensível e disponível? Lenda.”

Cruzei com a mulher dos meus sonhos, linda dos olhos de mel num carnaval em Rosário, foi amor à primeira vista – ali visualizei a minha companheira eterna e mãe de filhos lindos, acertei duplamente na escolha e na decisão de casar e construir uma bela família. Casei-me com Maria do Socorro Monteiro Sanches, tivemos três lindas filhas Rafaelle, Fabielle e Danielle, que nos presentearam com os netos Julie, Rafael, Leonardo Davi e Amelie Sara, completando as bênçãos para a nossa família. Posteriormente, chegou o caçula Carlos Daniel para coroar a minha prole. Como diz a música “Nada Fácil”, de Engenheiros do Hawaii: “Reza a lenda que a gente nasceu pra ser feliz”. E somos

O tempo passou e a literatura que estava reprimida por falta de tempo, há longos anos, floresceu como o sol que brilha no amanhecer e o girassol que desabrocha com intensidade, possibilitando-me em cinco anos de intensa produção literária a publicação de mais de 1200 crônicas, contos, poemas, artigos, sátiras, fábulas, acrósticos, trovas e textos sobre temas universais diversos, compartilhados diariamente no site falasanches.com, página Fala, Sanches (Facebook), Instagram, LinkedIn, WhatsApp e outras mídias. Além de 22 (vinte e dois) livros escritos, 07 (sete) publicados, 15 inéditos e quatro no prelo. E o afago generoso de uma centena de leitores que apreciam diariamente o meu trabalho literário e fortalecem a minha convicção de que devo seguir fazendo o que amo: lendo, escrevendo e compartilhando experiências e conhecimentos.

Tive também, entre outras bênçãos, a honra e o privilégio de ingressar na Academia Luminense de Letras, na Academia Maranhense de Trovas, na Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, na Academia Coroataense de Letras, na União Brasileira de Escritores, na Associação Maranhense de Escritores Independentes e no Pen Clube do Brasil. São conquistas que me orgulham. Pleiteio a Academia Maranhense de Letras e a Academia Ludovicense de Letras, certo de que em breve terei assento nessas academias. Não é apenas um sonho é um objetivo que buscarei com determinação e bravura. Se Deus permitir serei agraciado, visto que a “Distância entre sonho e realidade se chama ação”. Sou incansável na busca dos meus objetivos e jamais desistirei, talvez seja essa a minha maior qualidade: a perseverança. Eu sigo a minha lenda, não perco tempo. O tempo é o bem mais precioso, o senhor da razão, o melhor dos mestres. E a vida é um sopro divino! Devo vive-la intensamente cada segundo, como se fosse o último.  

São tantas conquistas em seis décadas que só tenho a agradecer pela maravilhosa dádiva, pelas aves que voam no céu, pela luz, pela noite, por mais um ano e pela benção de cada dia; pelas oportunidades e realizações pessoais, profissionais e familiares. Posso afirmar que sou um felizardo por ter transformado sonhos em realizações e ainda manter acesa, com júbilo, a chama eterna do triunfo e da vitória no tempo presente com planos e metas desafiadoras para o futuro. Sou um eterno sonhador, não me acomodo, nem durmo em berço esplêndido, porque não acredito na sorte sem suor e trabalho árduo, faço sempre além do necessário para atingir os meus propósitos com incansável dedicação ao labor, ao estudo, à literatura e à busca do conhecimento, sempre suportado pela sabedoria divina e pela premissa socrática de que sou um eterno aprendiz: “Só sei que nada sei”. Sigo vivendo e aprendendo a cada instante.   

Minha eterna gratidão a cada um de vocês que me ajudaram a chegar até aqui. Papai, mamãe, esposa, filhos, familiares, amigos, até os inimigos e adversários têm lugar nesse agradecimento, porque sem eles tudo seria mais fácil e a vitória não teria sabor, prazer e emoção.

Obrigado por cada gesto de carinho, amor, solidariedade, cuidado, atenção; pelos conselhos, feedbacks, puxões de orelha, incentivos e ajudas nesses 60 anos de vida, sem vocês eu nada seria. Como disse John Donne:  “Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo” e, Francis Bacon, completa: “O homem cortês está certo de que o seu coração não será jamais uma ilha solitária”. Eu sou fruto do amor, do cuidado e da benevolência divina. Obrigado meu Deus pelas bênçãos acumuladas desde 1962, pelas promessas cumpridas e vindouras. Deus seja louvado!

“A maioria das pessoas vem ao mundo apenas para viver, outras tantas para fazer história, porém são poucas as que nascem para ser uma lenda”. Eu sou a lenda! (Eu Sou a Lenda)

Obrigado pela presença de todos! Amo cada um de vocês!

São Luís, 20 de março de 2022.                                                         

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e catorze livros inéditos. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor ou na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS20.03.2022. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Comments (7):

  1. EVANGELISTA MOTA NASCIMENTO

    26 de março de 2022 at 12:34

    Parabéns confrade Jose Carlos Castro Sanches pelo belo conto e seus 60 anos bem vividos. Peço a Deus, que renove esse contrato por muitos outros anos. Abraço no coração.

    Responder
    • sanches

      28 de março de 2022 at 10:41

      Obrigado meu amigo Evangelista Mota. Você é especial. Poeta diferenciado. Saúde e paz para você e família.

      Responder
  2. Maria do Socorro Menezes Monte

    26 de março de 2022 at 16:26

    Vc é brilhante demais, diferenciado e autêntico em tudo que se propõe a fazer! Parabéns pra vc nesses 60 anos bem vividos. Saúde e mtas realizações!Te amo pra sempre!

    Responder
    • sanches

      28 de março de 2022 at 10:39

      Obrigado querida esposa, admirável companheira de todas as horas. Te amo!

      Responder
    • sanches

      28 de março de 2022 at 10:39

      Obrigado querida esposa, admirável companheira de todas as horas. Te amo!

      Responder
  3. Marinalda Monteiro

    26 de março de 2022 at 16:49

    Parabéns cunhado , pela trajetória de sucesso que você conquistou ao longo de meio centenário mais dez. Digo que é só orgulho que temos de você. Sei que ainda tem muito o que alcançar e isso é só uma questão de tempo. Celebre todas essas vitórias e os anos vividos ao lado dos seus, com tudo o que tiver de direito. Abraços

    Responder
    • sanches

      30 de março de 2022 at 09:22

      Muito obrigado querida cunhada e amiga Marinalda. Aprecio sua atenção e generosidade. Forte abraço, saúde e paz para você e família. Deus seja louvado!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *