“Sua mente vai responder a maioria das perguntas se você aprender a relaxar e esperar pela resposta. ” William S. Burroughs
Hoje durante um treinamento de segurança para uma equipe da Alumar, senti tontura e fiquei preocupado com a possibilidade de voltar a ser acometido por uma síncope como ocorreu em 22 de junho de 2018.
Nos dias anteriores estive bastante estressado com algumas situações envolvendo atividades simultâneas, em áreas distintas. Grande carga de trabalho, aquela necessidade impossível de realizar, duas atividades com pensamento consciente, que apenas 2% dos indivíduos é capaz de realizar.
O estresse, grande carga de trabalho e pressão de tempo, sobrecarregaram corpo e mente. Cansado e tenso sobreveio a estafa, que culminou com o mal-estar passageiro. O corpo fala e devemos respeitar os sinais, antes que eles se transformem em mancha permanente em nossa viva. Estou convicto disso e vigilante para não extrapolar os limites do corpo e mente.
“A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito. ” George Bernard Shaw
Na dúvida sobre o possível desdobramento daquele “mal-estar” procurei o ambulatório médico da Alumar, onde fui atendido prontamente pelo Médico do Trabalho Dr. Jorge Duailibe e pela enfermeira do trabalho Urânia Wellia, acompanhada de Ivana Nunes. A equipe avaliou os sinais vitais: batimento cardíaco, pressão arterial… não identificaram nenhuma anormalidade. Dr. Jorge, pediu para que eu ficasse em repouso por alguns minutos, em seguida levantei, almocei e voltei a conversar com Dr. Isaac, que assumiu o plantão vespertino.
Dr. Isaac foi muito gentil e cuidadoso, fez a avaliação, ausculta e orientou sobre a necessidade da prática de esporte para liberar as energias acumuladas. Disse-me que o corpo precisa de uma “válvula de escape”, não apenas da atividade intelectual. Mas, de atividade física constante para liberar o estresse diário. Recomendou também passeios, filmes e atividades para relaxar o corpo e mente.
“Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar. ” Max Lucado
Disse da preocupação com a “ansiedade” que toma conta das pessoas na busca incessante por resultados. E que a ansiedade é uma doença silenciosa que tem assolado milhões de pessoas em todo o mundo. Por fim, sugeriu que eu consultasse um psicólogo ou psiquiatra para orientar sobre o melhor procedimento para ajudar neste processo. Reforçou que existe um paradigma quanto à procura desses profissionais como se representasse fraqueza ou doença grave, mas na verdade é uma forma preventiva para evitar que problemas os somatizem e causem danos maiores aos pacientes. Que normalmente, fogem destes profissionais como o diabo foge da cruz. E aproveito para dizer, que se depender de mim por vontade própria quero manter distância deles. No entanto, se a necessidade imperar não fugirei da responsabilidade com a minha saúde física e mental. Afinal, já basta de insanidade, neste mundo de super-heróis.
“Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar. ” Erich Fromm
Sabendo que gosto de escrever e que tenho este hábito diário, após a rotina de trabalho, recomendou-me também que fizesse a leitura na internet, sobre: “transtorno generalizado de ansiedade. ”, apesar de reforçar que este transtorno nunca matou ninguém – valeria a pena conhecer os impactos desse mal na saúde mental e as consequências deste sobre a vida. Mais uma que fico devendo para você querido amigo, em vez de ler sobre doenças, prefiro estudar, desenvolver meu intelecto, escrever crônicas, poemas e contos para animar os meus dias e dos meus leitores, inclusive você.
“Uma vez que você saiba como relaxar, pela primeira vez a vida começará a acontecer. ” Osho
Por outro lado, como disse, preciso rever a minha forma de encarar a vida. Ser mais relaxado, deixar as coisas acontecerem de maneira mais leve, suave e sem preciosismo. Sou muito exigente comigo mesmo e com outros – devo ser mais flexível e aceitar os erros, sem deixá-los impactar severamente na qualidade de vida. Estou ciente desta necessidade, porém, ainda não consegui priorizar a realização de atividade física – tenho dedicado muito tempo para fazer o que gosto “escrever”, como consequência muitas vezes extrapolo o horário de dormir e tenho que acordar cedo para o trabalho. Uma combinação não recomendada, porque o sono é o melhor alimento para o corpo, fonte de recuperação de energia e regenerador das células. Dormir bem é sinônimo de vida saudável.
“Dormir para muitos pode ser um momento de esvaziar a mente e relaxar, mas para mim é um momento de fechar os olhos para a vida real e abrir para os pensamentos mais profundos. ” Luh Fonseca
Dr. Isaac, a nossa conversa foi muito produtiva e esclarecedora. Como sempre digo: Sou um eterno aprendiz, todas as oportunidades de convívio e troca de experiências, nos fazem crescer. Vejo a necessidade urgente de mudança de hábito como uma possibilidade para ter uma vida mais saudável e o nosso encontro representou um marco para esta decisão. Agora, preciso sair da inércia e partir imediatamente para a ação do contrário – o corpo não suportará os efeitos deletérios do estresse que toma conta de mim. Muito obrigado!
“Sorrir, amar, perdoar, compreender, relaxar…Esses são remédios poderosíssimos, e que não estão à venda nas farmácias. O efeito colateral é a felicidade. ” Hermógenes
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 04 de abril de 2019.