“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Mahatma Gandhi
Duas atitudes simples chamaram a atenção da maioria dos brasileiros neste 1º de janeiro de 2019, durante a solenidade de posse do 38º Presidente da República Federativa do Brasil – Jair Messias Bolsonaro e do vice-presidente Antônio Hamilton Martins Mourão. A Primeira delas foi o uso da caneta Compactor Economic para assinatura do termo de posse; e, a segunda, o discurso da Primeira Dama Michelle Bolsonaro, em LIBRAS, quebrando o protocolo de posse com ousadia e precisão. E ensinando como uma mulher deve se portar.
“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.” Viktor Frankl
A caneta baratinha com que o presidente Jair Bolsonaro assinou as posses de seus ministros não era Bic. “A ponta da Bic não é cinza, e sim bege”. Bolsonaro não usou uma Bic, mas uma Compactor Economic. A Compactor tem 85 anos de existência e é uma companhia 100% nacional.
A caneta Bic ou Compactor Economic, como queiram denominar, simboliza a simplicidade e o caráter de um homem que na sua essência demonstra a grande virtude da humildade e pureza. E a busca de um Brasil mais justo.
Controle de gastos e inteligência financeira é o primeiro passo para a retomada do crescimento. Afinal, quantas canetas Bic ou Compactor Economic se compra com uma caneta Montblanc Einstein?
“Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença.” Desconhecido
A escrita foi uma das mais importantes descobertas do homem. Contudo, para a aplicação deste grande avanço, era necessária a criação de certos instrumentos.
Na escrita cuneiforme, criada pelos babilônicos, eram utilizados pedaços pontiagudos de madeira ou ossos para traçar os escritos, marcando permanentemente o bloco de argila onde eram feitos. Depois, as penas foram usadas como instrumentos para escrita, seguido das canetas artesanais de diversos materiais.
As canetas esferográficas, usadas atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, baseada em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. Dez anos mais tarde, as primeiras canetas “Bic” eram lançadas no mercado norte-americano.
Como tais canetas eram mais resistentes que as convencionais e funcionavam em grandes altitudes, onde há menos pressão, o governo britânico comprou os direitos da caneta patenteada para que pudesse ser utilizada pela tripulação da Força Aérea Real. Assim, a caneta Biro ganhou grande notoriedade, já que era grandemente empregada pelos militares britânicos na Segunda Guerra Mundial.
A Cia. de Canetas Compactor ou somente Compactor, é uma empresa brasileira fabricante do ramo de artigos de papelaria e escritório. Sua sede está localizada em Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro e possui filiais e representantes em outros estados. A empresa foi fundada nos anos 1950 por imigrantes recém-chegados da Alemanha.
Agora com destaque a caneta Compactor Economic, protagonizou o seu maior feito no Brasil, ao ser usada para assinatura do termo de posse do Presidente da República. Antes uma caneta de ouro, hoje uma caneta Compactor move um batalhão.
“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos.” Rudolf Dreikurs
O mais importante é que o gesto se repete em outras esferas do poder – na posse dos ministros e demais autoridades da nova equipe do governo. A simples atitude de um capitão pode mudar uma nação.
“Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença.” Clarice Lispector
O discurso da Primeira Dama, em LIBRAS, simboliza a inclusão dos rejeitados, excluídos num pais de contradições. E passa a ser uma referência para todos os brasileiros a partir da atitude de uma mulher, que soube usar o espaço da sua primeira fala aos brasileiros para “sem nenhuma palavra” emocionar e comover os “corações de pedra”, que movidos pelo ódio insistem em denegrir a imagem da sua família. Ainda não assimilaram a mudança e permanecem apegados ao passado.
“Viva de modo que tuas atitudes falem tão alto que não seja necessário que tu digas palavra alguma!” Augusto Branco
É preciso acreditar que existem pessoas bem intencionadas e dispostas a investir no desenvolvimento do nosso país, promovendo a ordem e o progresso. É necessário assumir que estamos diante de um novo momento político e temos um novo presidente eleito pela maioria dos brasileiros, e devemos esquecer as intrigas dos adversários nos palanques, TVs, rádios, internet, jornais, revistas e, demais meios de comunicação, bem como, as ofensas pessoais verbais ou escritas; diretas ou indiretas entre amigos, familiares, e desconhecidos. A história ensina como devem agir os derrotados. “Quando John McCain perdeu a eleição para Barack Obama disse o seguinte: ontem ele era meu adversário, a partir de hoje ele é meu presidente.”
Devemos nos inspirar neste exemplo para liberar as mágoas e aceitar de coração aberto o novo líder da nação – torcer para que tudo dê certo e o nosso país seja referência política, moral e ética para todo o mundo.
LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. A sua origem é baseada na linguagem de sinais francesa, sendo composta de um conjuntos de sinais presente no mundo inteiro com o propósito de facilitar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.
Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum.
No Brasil, a língua brasileira de sinais foi estabelecida através da Lei nº 10.436/2002, como a língua oficial das pessoas surdas.
Com um simples gesto Michelle Bolsonaro, nos leva a refletir sobre a vida e reforça a atitude de modéstia e candura. Eis um exemplo a ser seguido por homens e mulheres. Respeito e empoderamento recíproco, demonstração de amor e carinho.
“Suas atitudes falam tão alto que eu não preciso ouvir o que você diz.” Ralph Waldo Emerson
Independentemente da posição político-partidária é uma lição a ser aprendida – se cada brasileiro apoderar-se de pequenas atitudes que elevam a todos nos pequenos gestos do dia a dia – o reflexo dessas ações refletirá no universo e o nosso país certamente receberá os benefícios multiplicados.
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” Platão
Parabéns ao casal Bolsonaro que proporcionou um belo momento de exaltação à família e aos bons costumes. Um exemplo para o mundo. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.” Viva o Brasil!
“Pergunte a si mesmo: A minha atitude vale a pena ser imitada?” Zig Ziglar