“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. ” Desconhecido
Passamos o ano distante. Dia após dia a saudade brota “dos meus tempos” de criança, quando juntos sempre estávamos meus pais, meus irmãos e eu, naquela casa da alegria “nos meus tempos” da infância.
Passaram-se os dias, meus irmãos cresceram, eu também. Meus pais preocupados com o nosso futuro e a educação, trouxe-nos para estudar em São Luís do Maranhão.
Minha terra Natal Rosário começava a “ser passado”, apenas de fins de semanas prolongados, férias e feriados. Eu sentia falta dos familiares e começava a perceber a distância da família, a essência de criança pouco a pouco se perdia. Apesar da tristeza, eu não me abatia. Tinha foco e objetivo claro na mente, um dia vou ser doutor para ajudar a minha gente, professor para multiplicar o conhecimento, escritor para contar a história e deixar aos meus descendentes, transformar a minha vida e poder viver contente.
Eram novos dias. Assim foram também os amigos da infância. A vida da cidade grande, os poucos amigos, a dedicação aos estudos, ao trabalho e às novas famílias que constituímos nos fizeram cada vez mais distantes do berço e do ninho. Lar doce lar onde nascemos e juntos convivemos durante a bela infância.
Fui crescendo, tornando-me homem de verdade, de fato e de direito, com filhos para criar e muita responsabilidade. Os Natais iam passando, presentes comprados na rua Grande, com as minhas filhas alegres e felizes; minha esposa, elas e eu compartilhávamos todo o amor, fé e temperança, que fortalecem a aliança, que voaram para bem longe quando nos distanciamos daqueles a quem tanto amamos. Só restava a esperança de um voltar a ser criança. A vontade era tamanha que gerava insegurança, quando do que eu precisava era ter perseverança. Acreditar no futuro e esquecer a infância. Já que tudo era passado só sobrava a lembrança.
“O Natal… não é um acontecimento, senão uma parte de seu lar que um leva sempre em seu coração. ” Freya Stark
O Natal está chegando, muitos querem se reunir, alguns para matar a saudade dos tempos da tenra idade, quando tudo era alegria, sem medo, nem falsidade; outros para reviverem os momentos de amor e fraternidade, que outrora era felicidade, ficaram para trás e hoje deixam saudade.
“Paz é a generosidade e ter graça é compreender o verdadeiro significado de Natal. ” Calvin Coolidge
É lamentável dizer que para a maioria, o Natal é mais um dia daqueles que as famílias se reúnem para reviver a utopia. O Natal de verdade ficou guardado naquela estribaria onde nasceu Jesus Cristo, filho da Virgem Maria, homem que Deus enviou para multiplicar a sabedoria, nos livrar dos pecados e nos trazer a genuína paz e alegria.
A essência do Natal é o nascimento do Salvador e a união familiar, aquele momento de confraternização sincera com as pessoas que amamos, para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas.
“Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar. ” Charles Dickens
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 12 de dezembro de 2019.