1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

RESSIGNIFICAR (Lições aprendidas)

Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Segundo Rond Deyvely, ressignificar é abrir os olhos da alma para as mudanças que se apresentam na vida; é entender que o novo sempre chega e não pede licença!; é mudar o modo operante para as tomadas de decisões; é mudar o “jeito” de ser; é mudar comportamentos e pensamentos; é crer que a vida pode oferecer possibilidades de renovar.

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

Eu acompanhava a minha esposa num evento dedicado às mulheres, denominado “Encontro das Mulheres” sobre o tema: “Intimidade do Casal”, ministrado pela sexóloga Tarciana Chuvas, realizado em 20 de julho de 2024 na Igreja Comunidade das Nações – Avenida dos Holandeses – São Luís do Maranhão.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO DA COMUNIDADE DAS NAÇÕES – CN

Mesmo sendo um encontro de mulheres me sentei reservado em uma cadeira ao fundo do salão, um pouco acanhado visto que só havia sete homens no local, aqueles que ajudavam na organização do evento, sonorização, projeção e segurança, além deste que vos escreve que aproveitava a oportunidade para aprender algo novo, enquanto aguardava a sua amada. Percebendo que a mensagem era valiosa tomei a liberdade de transcrever algumas passagens, com a intenção de multiplicar os ensinamentos, uma vez que de nada vale guardar um bem tão precioso como o conhecimento. Sabiamente disse Sócrates: “Existe apenas um bem: o conhecimento, e um mal: a ignorância.”

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

Sendo escritor não me contive em apenas escutar, logo me apropriei do celular e passei a pontuar algumas falas da palestrante, embora ela tenha pedido aos participantes para não tirarem fotos dos slides, tampouco divulgar o que havia sido tratado naquele encontro especial de sábado à noite. Dessa forma o que escrevo só será publicado após a autorização dos organizadores e da conferencista, do contrário será guardado a sete chaves pelo autor. A premissa de Aldous Huxley alinha-se perfeitamente ao que penso e ao motivo da minha ação: “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.”

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

Embora o conteúdo da apresentação não fosse direcionado unicamente a “ressignificar”, julguei que a palavra representava bem o que estava sendo dito, motivo pelo qual a adotei para intitular a crônica. “Ressignificar é o primeiro passo para seguir em frente. Olhar para dentro de si e reconhecer que tudo o que você tem de bom é o segundo passo. Por fim, a dor vai dar espaço para novas perspectivas.”

FONTE DA IMAGEM: INTERNET

Apresento a seguir algumas pérolas extraídas durante a minha escuta ativa e apontamentos, não usei necessariamente as mesmas palavras da conferencista para traduzir o meu entendimento, mas a essência é baseada na apresentação dos slides e fala da palestrante, aditei alguns versículos e epígrafes não citados pela ministrante, apontados no texto:

  1. Mulheres feridas levantam bandeiras, mulheres felizes levantam famílias! Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “Eis que farei cicatrizar o teu ferimento e curarei todas as tuas feridas!”, garante Yahweh, “porque chamaram-te a rejeitada, Sião, aquela por quem ninguém mais procura, tampouco se importa.” (Jeremias 30)
  2. Mude todas as sementes, seja gigante por dentro. Nós replicamos as nossas referências. Para ensinar um filho a ser feliz é preciso ser feliz. Somos a referência!
  3. O que o mundo nos ensinou sobre sexo? Nada! Com quem aprendemos? Quase sempre com alguém fora da família, de forma distorcida. Porque em muitas famílias sexo é um tabu.
  4. Na verdade, o sexo é uma recompensa, aprendemos errado muitas coisas que reverberam nos filhos, na família, na sociedade… Quais as frases que ouvimos sobre sexo? Foram sempre degradantes ou não?
  5. Precisamos mudar as referências. Preparar a mente para o entendimento – quanto maior o relacionamento com Deus maior o entendimento… Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “O segredo do verdadeiro sábio é transformar tudo aquilo que lhe causou dor em energia para acender a sua chama interior.”
  6. O corpo do cônjuge também é nosso. Precisamos entender que somos uma joia valiosíssima, nem todo mundo pode tocar… toda joia preciosa é muito bem guardada. “ Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1.Corintios 6:19)
  7. Queira alguém que ame mais a Deus do que a você. Solidão é falta de Deus, é não suportar ficar sozinho. Não se “casa” para ser feliz, casamo-nos para fazer o outro feliz. Amar a Deus primeiro, se amar, depois amar os outros. Não podemos dar o que não temos, devemos transbordar de amor para casar-se.
  8. Desenvolva seu relacionamento com o Senhor. O cônjuge é consequência. Não podemos ser íntimos se não damos tempo. Relacionamento precisa ser nutrido continuamente, seu parceiro será consequência disso.
  9. Não preencha vazios nos outros. O mundo vai querer fazer você experimentar de tudo e de todos. Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “Somente Deus preenche o vazio que há em seu coração e proporciona a verdadeira alegria.”
  10. Sua ambiência vai definir sua vida. A ambiência sempre ganha. Que mesa você está se sentando? Com quem você está andando? Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “A ressignificação funciona como uma lente de aumento que nos permite identificar as oportunidades e alegrias que nos cercam.”
  11. Você não é importante você é único. Confie em Deus! Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)
  12. Tenha rotina saudável. Nutra sua mente com pensamentos positivos. Você não é igual a todo mundo. Ele está te preparando um banquete. Cuide, ande com Deus e Ele te recompensará. Busque ajuda, limpe o seu coração, o seu corpo e o seu espírito. Nada é impossível para Deus!
  13. Você está com Deus? Aproxime-se Dele. Sonhe grande e aja para transformar a sua vida e do seu cônjuge. “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” (Jeremias 29:11)
  14. Cama não é lugar para discutir boleto. Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “O sexo foi parte da criação de Deus (Gênesis 1:31). O sexo foi criado para proporcionar prazer e satisfação (Cantares 4:10). Tanto os homens quanto as mulheres recebem a dádiva de serem capazes de sentir prazer e deleite no casamento. Isto enriquece e aprofunda o relacionamento de amor entre o casal.”
  15. Sobre o consentimento do casal com relação ao sexo. Três perguntas: Você está de acordo? Os dois vão sentir prazer? Os dois sentem paz durante e após a prática? Então, seja feliz, não carregue a culpa!
  16. Cuidado a quem pedir conselhos. Procure a pessoa certa. Não aceite pouco. Deus quer te ver tomando café com o cônjuge muito feliz. Nós precisamos de ajuda, não damos conta sozinhos.
  17. A culminância do evento ocorreu com o gesto comovente de gratidão da palestrante quando ao final da apresentação agradeceu emocionada e de joelhos a oportunidade de ministrar pela primeira vez para os membros de uma igreja sobre o tema “Intimidade do Casal.”
  18. Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “Ressignificar se assemelha ao processo de reciclar, um item que aparentemente não tem mais serventia para nada pode se transformar em um belo e útil objeto. Não subestime a capacidade da sua dor se transformar em belas qualidades.”
  19. Nota a informação a seguir foi adicionada pelo autor: “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” (Cora Coralina)
  20. @tarcianachuvasoficial
FONTE DA IMAGEM: INTERNET

São Luís, 20 de julho de 2024.

José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de antologias brasileiras.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS20.07.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL
FONTE DA IMAGEM: INTERNET
FONTE DA IMAGEM: INTERNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *