1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

RENATA

“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.” (Sêneca)

R.E.N.A.T.A se escreve com seis letras: Realista, Educada, Natural, Autêntica e Amiga. Origem do latim Renatus significa “nascer”, enquanto o prefixo “re” por sua vez, indica a repetição do ato, dando origem ao significado “RENASCER”. 

Quero agradecer a Renata por todo empenho, dedicação e capacidade de organização que tornaram possível reunir todos os meus escritos em seis livros. Dedico a ela esta crônica como reconhecimento e gratidão pelo excelente trabalho realizado. Como disse: Talvez para você seja apenas mais um trabalho. Para mim é a realização de um sonho.

Agora somos parceiros de negócios e temos muito a realizar juntos. Sei também que o seu trabalho e desempenho diferenciado abrirá novos horizontes e a sua vida tomará um novo rumo a partir desta oportunidade. 

Quem faz acontecer recebe o reconhecimento do trabalho com jubilo e múltiplas bênçãos.

Pedi para D.Gloria me ajudar a escrever a biografia de Renata, ninguém melhor do que a mãe para descrever as qualidades de uma filha, visto que defeitos todos nós sabemos que não temos, a depender do olhar materno. Também solicitei que contasse alguns segredos da sua infância. Juntei os seus apontamentos à minha percepção no período em que pude conviver e observar o trabalho de Renata, principalmente durante a organização dos meus livros onde tive a certeza de que fiz a melhor escolha para realizar aquele trabalho. 

Disse para ela que gosto de escrever, passo horas debruçado sobre a minha agenda, sentado à mesa junto ao computador criando artigos, crônicas, poesias… Escrevi demais e tenho prazer em continuar escrevendo, mas não tenho paciência e aptidão para organizar o que escrevi. Encontrei Renata que faz isso com maestria disposta a me ajudar nessa árdua missão. 

Há muitos anos buscava encontrar alguém com esse perfil. Como observador atento das pessoas, logo que a vi trabalhando naquela XEROX da escola, vendendo bombom, suquinho, bolacha, mexendo no computador, sempre calada e focada no que fazia. Percebi que seria ela a minha parceira na missão de publicar os meus livros. 

Digo que Renata chegou na hora certa para tornar possível o meu sonho. Porque já escrevo a longas datas, mas nunca reuni todos os meus escritos em livros. Para surpresa quando compilamos tudo em categorias distintas de acordo com o tema, descobrimos que não seria apenas um. Eram seis volumes. Agora o desafio se multiplicou por seis e assumi o compromisso de publicar todos. 

Renata Souza Silva é filha de Marcimiano Pestana Souza e Gloria Maria Souza. Nasceu em São Luís do Maranhão em 20 de março de 1987, casada com Gilvan Raylson Cantanhede Sousa.

Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos de idade. Estudou a educação infantil na Escola Adélia Ibrahim Said, o ensino fundamental na U.I. Marly Sarney e o ensino médio no Centro Educacional Francisco de Assis no bairro do Maiobão. Concluiu o ensino médio com 16 anos. Cursou Nutrição na Faculdade Estácio de Sá (São Luís).

Aluna nota 10. Dedicada aos estudos, elogiada pelos professores. Tímida, carinhosa, determinada, ativa, ótima filha, companheira, profissional e esposa.

Saía todos os dias às cinco e meia da manha para ir à faculdade onde estudava nutrição, de lá seguia para a sua XEROX, onde começou a trabalhar aos 20 anos. Trabalhava o dia inteiro sem almoçar e nunca reclamou da vida corrida entre faculdade e trabalho. Aprendeu informática sozinha fazendo pesquisas, até as suas máquinas de XEROX sabe consertar, quando quebra alguma peça. Ela é multidisciplinar.

Renata é uma pessoa muito simples, ao longo de sua vida, quando ainda morava com a mãe, nunca exigiu nada, se conformava com tudo, até mesmo quando não gostava de algo que ganhava. Está casada há seis meses, enquanto não trabalha em sua área, se vira como pode. Não tem serviço ruim, tudo é feito com muita atenção e carinho. Palavra de mãe! Não retirei uma palavra sequer apenas ordenei os parágrafos para dar maior emoção à narrativa. Renata é um exemplo a ser seguido e uma lição a ser aprendida.

“Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.” (Masaharu Taniguchi) 

Agora vou contar um pouco do que percebi e aprendi com Renata. Primeiro que ela é dedicada, gosta de arrumar as coisas e tem paciência para organizar documentos, textos, artigos, crônicas… É criteriosa e ética, não cobra um centavo a mais do que merece, criativa e dinâmica e sempre é a mesma pessoa. Não é sorridente, nem triste está sempre com a mesma alegria contagiante e reprimida (não sei bem como traduzir isso), com as roupas e cabelos de casa, sem querer parecer ser outra pessoa, senão ela mesma. Para resolver os problemas dos outros age com muita sabedoria, quando o problema é seu tem a melhor solução. Parece entender a necessidade dos outros e demonstra sentir-se bem ajudando. Um misto de simpatia e empatia em uma pessoa hospitaleira, intuitiva, ponderada, retraída e pé no chão que busca o conhecimento, a sabedoria e perfeição.

Existem pessoas que por suas atitudes e comportamentos chamam a atenção no convívio diário. Conheci D. Gloria no C.E. M Robson Martins onde sou professor foi ela que me acolheu no primeiro dia, quando me apresentei na escola. A forma respeitosa, carinhosa, equilibrada e amiga como me recebeu, sem nunca antes nos termos visto, me chamou a atenção. A partir daquele instante passei a admirá-la e nutrir por ela afeição e reciprocidade no trato.
Os dias se passaram e nos tornamos amigos. A amizade se conquista, não é algo que vem pronto. Assim seguimos os nossos caminhos e encontramos pessoas especiais em todos os lugares por onde caminhamos.

Na rotina diária da escola é comum a necessidade de tirar cópias de documentos, avaliações e atividades escolares diversas. A cantina da escola além de oferecer alguns lanches simples e baratos, porque os alunos são pobres, trabalhadores, alguns desempregados em busca de oportunidades e os professores ganham para sobreviver, portanto, é um ambiente simples, de pessoas humildes que além de oferecer itens básicos de alimentação também funciona como XEROX da escola.

Ali naquela cantina conheci Renata. Jovem, trabalhadora, dedicada, séria, competente e determinada buscando fazer o melhor para atender os clientes. Sem distinção de classe, gênero, raça ou idade. Multitarefa serve lanches, tira cópias e atende outras demandas. Parece uma lançadeira de máquina, em constante atividade e dinamismo consegue atender a todos de forma magistral.

Percebi o trabalho daquela jovem e logo pensei: ELA PODERÁ AJUDAR A REALIZAR O MEU SONHO DE ESCRITOR. Tem energia, motivação e vontade de fazer bem feito. Estaria pronta para organizar os meus textos e livros? Apresentava todas as características e atitudes de uma pessoa capaz de realizar grandes projetos: foco, busca da qualidade e perfeição no que faz, velocidade de ação, inteligência e capacidade de percepção acentuada. Conclui que seria a pessoa certa para a missão desafiadora que a esperava. Só precisava ter a oportunidade de conversar com ela sobre o projeto para saber se aceitaria o desafio. Assim optei por conversar com Renata e fazer uma proposta de trabalho.

Descobri com surpresa que Renata é filha de D. Gloria. Logo entendi o porquê de tantas qualidades. A família é a base de tudo. O sustentáculo, alicerce e plataforma. Somos os reflexos dos nossos pais e reproduzimos em parte as virtudes recebidas dos familiares.

Tinha uma missão que precisava avançar. Conversei com Renata para saber se ela aceitaria o desafio de reunir, em livros, todos os meus artigos da página FALA, SANCHES do Facebook e dispersos em meu computador de forma desorganizada.

Renata de imediato aceitou o desafio. Trabalhando por dois meses reuniu todos os meus escritos (artigos, crônicas, poemas) e organizou em seis livros como havíamos combinado. 

Tem pessoas que surgem em nossas vidas para tornar possível os nossos sonhos. Transformam sonhos em realizações.

Disse a Renata que o meu hobby é escrever, me dá prazer, passo dias pensando e horas escrevendo, mas, não gosto de mexer com informática, organizar documentos e da burocracia para transformar, artigos, crônicas, poemas em livros. Isso é chato demais para mim.

Disso Renata gosta, então encontrei a pessoa certa para concretizar a ação e tornar possível a publicação dos meus livros que tanto aspirei por anos. 

Como digo sempre já casei (Com a minha querida e amada esposa Socorro Sanches – a quem chamo carinhosamente de minha linda dos olhos de mel) , tenho quatro filhos ( Rafaelle, Fabielle, Danielle e Daniel), três netos (Julie, Rafael e Leonardo Davi) até o presente momento, plantei várias árvores, realizei quase tudo que planejei para a minha vida, considero-me quase realizado, faltando apenas escrever um livro para completar o ciclo básico da existência. Depois tem muito mais a realizar. Passo a passo vamos seguindo e conquistando os objetivos e metas. Um por vez! Dia após dia sem desistir NUNCA! JAMAIS!

Quero escrever livros para compartilhar aprendizados e experiências e poder deixar o legado das lições aprendidas para as futuras gerações. A vida é efêmera! Tudo ocorre no tempo certo. Já disse e escrevi inúmeras vezes não entendo porque depois de tantos anos escrevendo só agora resolvi publicar meus livros. O que mais me impressiona é por que logo agora resolvi publicar de uma só vez seis livros simultaneamente. É uma façanha difícil de realizar principalmente quando se tem uma revisora de alto nível de exigência. 

D. Gloria obrigado pela educação que você proporcionou para a sua filha RENATA. O que ela é capaz de fazer em tão pouco tempo reflete o que você passou anos plantando, cultivando e regando com amor, carinho, serenidade nos ensinamentos em família.

RENATA Continue firme e forte rumo aos seus objetivos e metas pessoais e profissionais. Você tem uma missão a ser cumprida. Seja você mesma, não desvie dos seus princípios e valores fortemente arraigados e percebidos, dos quais se destacam: a integridade, a ética, a transparência, a responsabilidade e o respeito. Assim percebo VOCÊ em todas as suas atitudes e comportamentos nas oportunidades de convívio nestes três anos, mais intensamente nos últimos três meses durante os trabalhos que realizamos juntos. 

Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Aquele curso de Matemática que você não fez na UFMA e hoje se arrepende porque queria ser médica ou odontóloga, ainda pode ser feito. Basta você decidir. Você é capaz! Vá em frente!

Nada ocorre por acaso. Ninguém é uma ilha! As pessoas certas aparecem na hora certa para nos ajudarem a vencer com louvor os desafios que sozinhos não conseguiríamos. 

A você minha ETERNA GRATIDÃO! Meu muito obrigado de coração.

“A gratidão é o único tesouro dos humildes.” (William Shakespeare)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *