“A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência, uma coisa que merece que se lute por ela?” (Ernesto Sábato)
Neste domingo assistindo ao fantástico escutei a história de uma costureira voluntária, que se prontificou a ajudar na confecção dos vestidos de belas garotas que estavam internadas num hospital e tinham um sonho: Comemorar os seus 15 anos. Com muita fé e esperança aguardavam o dia de transformarem os sonhos em realidade.
“Saber esperar é uma virtude! Aceitar, sem questionar, que cada coisa tem um tempo certo para acontecer…é ter Fé!” (Blue Shell)
A senhora emocionada contou do seu aprendizado com as garotas durante as provas dos vestidos em seu mini ateliê. Disse que vivia se reclamando de que precisava de uma sala maior para o seu negócio “de costurar” e que após o convívio com as garotas percebeu que não precisa de espaço, apenas de saúde para viver e continuar costurando.
“Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora e não espera acontecer.” (Charlie Brown Jr)
Quantos de nós temos uma casa, um carro, um barco, uma bicicleta, um emprego, um negócio, uma oportunidade, um jumento, um filtro, uma panela, uma camisa, uma árvore no quintal, um sapo no jardim, uma família feliz, filhos, amigos, escola, saúde e paz, dentre outros bens e vive a reclamar da vida, sempre insatisfeito.
Não aprendemos a valorizar o que temos, a sermos gratos e viver o presente com fé e alegria.
“Fé é pisar no primeiro degrau, mesmo que não veja a escada inteira.” (Martin Luther King)
O jardim do outro é sempre mais florido que o seu? Será mais irrigado?
Numa dessas leituras um garoto do seu triciclo, ambicionava a bicicleta do ciclista que passava à sua frente, este pensava na moto do desconhecido, que desejava o carro do vizinho, e este invejava o avião do mega empresário, insatisfeito por não ter a mansão do concorrente… E a vida passando de frustração em frustração e aquele simples homem do campo na serena e abundante vida de agricultor ou pescador sorridente e feliz na sua casa de palha, com a vaca no quintal, acordando cedo se alegrando com o tamborete na porta da casa com os vizinhos distantes a conversar amenidades, numa só felicidade.
“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.” (Érico Veríssimo)
Sem quase nada de bens materiais, nem TV, bicicleta, moto, carro ou avião… Mas a graça abundante de uma vida com propósito. Assim quando reclamarmos do pequeno cômodo da casa pensemos em soltar 3 (três) cabritos neste cômodo e conviver com eles por pelo menos um 1(dia), 24 horas, 1440 minutos, ou 86400 segundos.
Se após esta experiência ainda reclamarmos de espaço. Temos que reprogramar a nossa mente e rever as nossas atitudes.
Aquela costureira através da sua ação voluntaria percebeu que ajudar as pessoas é mais importante do que o seu pequeno espaço no ateliê, e que a diferença não está no espaço, mas na decisão de ajudar o outro e poder através daquela atitude ser exemplo ou lição para todos nós.
“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” (Sêneca)
Agora vou brincar com minha neta que enquanto escrevia este artigo subia e descia os gradeados, sofás, cadeiras, muretas, tapava minha boca com fita engomada, abria a boca para cheirar o que comia, cantava, falava, corria, enfim… E eu aqui tentando escrever uma mensagem para você e perdendo a oportunidade de brincar com ela.
“A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve.” (Edgar Allan Poe)
Espero valer a pena! Porque sentado no sofá da minha bela varanda, apreciando o som da folhagem embalada pelo vento, o cantarolar dos pássaros, o aroma e a beleza das flores rosa, amarelas e vermelhas do meu jardim florido. Escutando a voz da minha linda esposa e filha como pano de fundo da sinfonia solitária entre a caneta, o papel, o teclado, o computador e eu.
Todos esses efeitos transmitem paz, alegria felicidade e gratidão a Deus por ter me dado sempre mais do que mereço.
Dedico esse artigo a Julie, minha neta, pela paciência e espera incansável até que concluísse o meu trabalho para brincar com ela. Te amo Juju.
“Enquanto há vida, há esperança.” (Eclesiastes 9:4)