Texto do Livro “TENHO PRESSA” pág.40 a 52 de própria autoria.
Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
“Minha vida minha história… muitas alegrias e tempo jogado fora, não quero reescrevê-la e sim vivê-la como se fosse o ponto e vírgula de um texto, parece o fim, mas apenas o recomeço. ” (Bruno Santiago)
Quero dizer a você querido amigo e leitor. Se você costuma “PROCRASTINAR” a leitura de artigos extensos e vive reclamando dos meus textos muito longos, extensos ou demorados. Desista mais uma vez, enquanto há tempo. Se tem algo mais importante e prioritário para você nos próximos 30 minutos. Não perca tempo com essa leitura!
Ao contrário se você é persistente, determinado, tem interesse pelo tema e deseja treinar a “ Arte de não procrastinar” comece agora e siga em frente que será recompensado. Uma mensagem implícita irá ajudá-lo a rever as suas atitudes de procrastinador e poderá revolucionar a sua vida. Se algo importante tocar você até o final da leitura compartilhe comigo o seu aprendizado.
Dedico este artigo a todos que se identificarem com o tema, em especial aos procrastinadores de plantão. Boa Leitura e Reflexão!
Conversando com o meu sogro ele disse que o seu Pai Francisco das Chagas Monteiro. Gostava de falar para os familiares e amigos:
“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.
Essa frase representa muito bem o tema que me proponho a relatar nesse artigo.
“Procrastinação é decidir ir querer ir; ter que ir, mas ficar se enrolando nas despedidas. Pior é achar que são os outros que não o deixam ir.” (Asmóteles de Pléon).
Ontem refleti que até a decisão de você mudar, sair de algo que te faz infeliz: empresa, escola, trabalho, relacionamento, negócio, vício, situação desconfortável, problemas diversos… e partir a tempo para algo que te faça feliz… é um bom começo para “mandar para o inferno” a procrastinação. Escolha a pessoa que te faça feliz e não te faça sofrer.
“Te desejo duas coisas… tudo e nada… TUDO que te faça feliz e NADA que te faça sofrer.” (Autor desconhecido)
Procrastinar é deixar para depois o que pode ser feito agora…hoje.
Procrastinação: Ato ou efeito de procrastinar, adiamento, demora, delonga…aquela mania de deixar tudo para depois. Adiar o máximo possível o que poderia ter começado antes.
Refletindo sobre as oportunidades e projetos que já elaborei.
Das vezes que fiquei detalhando mentalmente o que iria fazer dias e noites mal dormidas, ininterruptas, esmiuçando pensamentos e elaborando ideias e projetos fabulosos.
Muitos destes projetos foram para o papel e estão adormecidos até hoje em minha casa nas gavetas da cômoda ou sobre o guarda roupa que virou estante de projetos não executados.
Não é um desabafo é uma realidade que resolvi compartilhar para reflexão, quem sabe poderá ser útil para você.
A ideia flui naturalmente com centenas de milhares de possibilidades. Os neurônios ficam em êxtase, vibrações e “SINAPSES”, luzes acesas “INSIGHTS” percorrem o meu cérebro incessantemente criando ideias maravilhosas.
Ao acordar as ideias e os sonhos continuam no mesmo lugar (estáticos). Poucas daquelas ideias e projetos se transformam em realidade.
Como tenho a mente fértil e o pensamento fluido. Parece até que aquela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) toma conta de mim em certos momentos. Algumas vezes pensamentos vagos, inconsistentes, outras duradouros, bem sistematizados e realizáveis. Tudo isso me fez pensar hoje sobre essa tal “PROCRASTINAÇÃO” que me acompanha a longos anos.
Por vezes tem sido favorável às minhas decisões – reforço positivo, outras tem deixado sequelas, frustrações e arrependimentos pela demora para colocar em ação, o “plano certo”, na “hora certa”.
Sempre escrevo na “primeira pessoa do singular”, em língua portuguesa, a primeira pessoa é representada, no singular, pelos pronomes eu, me, mim, migo e, no plural, pelos pronomes nós, nos, conosco, a gente. Mas este tema é recorrente entre muitas outras pessoas com as quais convivo e vou descrevê-lo na primeira pessoa do plural.
Contando um pouco do que procrastinamos:
Aquela dorzinha, mal-estar, tontura, azia, batimento cardíaco acelerado, alergia, esquecimento frequente, palpitações, sonolência, dificuldade urinária, memória curta, ansiedade, depressão, sinais do corpo, colesterol e triglicerídeos alterados, sintomas de algumas doenças que merecem atenção …entre outras coisas que não damos a devida atenção e tratamento. Depois poderão se transformar em “DOENÇAS GRAVES”. Estamos procrastinando a saúde.
Aquela oportunidade de negócio, de emprego, um convite para nova empresa, uma vaga para um novo cargo fora da sua área de atuação. Você deixou passar o cavalo selado. Como diz o meu sogro David: “A oportunidade dispensada não volta mais, é como a palavra dita.” Procrastinação profissional.
Aquele beijo, abraço, momento íntimo, carinho, dedicação ao outro…passou e talvez você não tenha outra oportunidade. A vida é efêmera, um sopro! Não deixe para depois, pode ser tarde demais. Procrastinação afetiva e familiar.
Aquele momento de prazer, diversão, apego, intimidade, brincadeira com os cônjuges, filhos, pais, netos, amigos, colegas… ficaram para tias porque você não teve tempo e não priorizou a convivência. Procrastinou de novo!
Aquele projeto da casa com dois pavimentos, dos prédios comerciais, da construção dos banheiros nos quartos dos filhos, da construção da sala de estudo e quarto de casal no anexo do quintal, a ampliação da casa com laje, ambientes amplos, ventilados e iluminados. Ficaram só no papel. Você gastou uma grana para elaborar os projetos e está tudo engavetado. Sem contar o tempo “perdido para pensar”, discutir ideias, criar e transformar em projetos. Tudo isso ficou parado. Procrastinando ideias e projetos.
Aquela casa que você construiu sem a garagem porque não acreditou que algum dia teria um carro. Pagou aluguel da garagem do vizinho porque não construiu a sua. O ponto comercial de gás que você não concluiu o processo na prefeitura, deixou tudo pronto para outro usar.
Aquele carro potente para viajar seguro e confortável. O carro dos seus sonhos. Você poderia ter comprado, mas ficou na concessionária e você continua andando a pé…ou num carro de segunda…gastando dinheiro fácil com mecânico. Porque não ousou. Não acreditou que seria capaz de pagar as prestações, realizar o que desejava ou que achava impossível. Era perfeitamente possível. Procrastinou e perdeu a oportunidade de ter curtido mais, viajado mais…vivido mais.
Aqueles momentos que você poderia ter decidido mudar de: vida, país, estado, cidade, rua, casa, apartamento, terno, gravata, sapato…porque você queria de verdade aquilo e teve medo de enfrentar o desconhecido. Procrastinação!
Não se deu ao luxo de acreditar que era possível correr risco aceitável. Permaneceu na merda! Na mediocridade! Na zona de conforto! Fazendo sempre as mesmas coisas e obtendo sempre os mesmos resultados.
Aquelas “transas” que você deixou passar por anos, porque procurava a pessoa errada para “fazer amor”. Passou! E agora? Você não tem mais “T”, ânimo e vigor suficiente para fazer todos os dias como outrora. O tempo passa e as energias do corpo fluem como as águas dos córregos do sertão nordestino. Aliás até o Rio São Francisco e o Amazonas perdem as suas forças e já não conseguem irrigar as suas margens como outrora com abundância de água e farta variedade de peixes. As águas contaminam e evaporaram, secam os rios, morrem os peixes a fartura e a reprodução. Procrastinação dos pequenos atos da vida…. Tudo passa!
Aquele curso de engenharia, economia, direito, letras, ciências mobiliárias, técnico em química…aquele concurso que você foi aprovado e declinou sem assumir…aquela oportunidade de trabalho na Amazônia desistiu porque “tinha medo de viajar naquele velho avião bandeirante e não gostava do balanço dos barcos durante as seis horas de viagem”. Não queria correr risco, nem sair da zona de conforto. Procrastinou mais uma vez!
Aquela vaga de gestor na sua área de atuação que você deixou o “navio levar para o porto de Roterdã na Holanda” junto com uma grande oportunidade para aprender sobre segurança portuária e novos conhecimentos sobre navegação, cultura, tecnologia, conhecer novas pessoas…e o vento levou!
Aquele trabalho na mineradora que você abdicou porque era distante … aquela escola que dava aula com salário razoável que você deixou porque tinha que acordar cedo, viajar 80 quilômetros todos os dias, dormir tarde e voltar no dia seguinte… o ciclo continuava. Mais uma vez procrastinou!
“A maioria de nós já experimentou as oito fases da procrastinação:
Fase 1: “Desta vez, começarei mais cedo.” (Fase esperançosa).
Fase 2: “Eu preciso começar logo.” (Fase de pouca tensão).
Fase 3: “Eu deveria ter começado mais cedo.” (Fase de culpa insidiosa).
Fase 4: “Ainda há tempo para fazer isso.” (Fase de falsa segurança).
Fase 5: “O que há de errado comigo?” (Fase de início do desespero).
Fase 6: “Eu não aguento mais.” (Fase de sofrimento intenso).
Fase 7: “Faça acontecer.” (Fase “livre-se disto”).
Fase 8: “Da próxima vez, começarei mais cedo.” (Fase círculo vicioso).
Procrastinação pode resultar em danos enormes no trabalho, tanto para nós quanto para outras pessoas. Causa pressões e problemas desnecessários. Desperdiça oportunidades, tempo e dinheiro.
O problema é que procrastinação vicia! Quanto mais sucumbimos a ela, mais difícil é mudar. Deixar as coisas para depois se transforma num modo de vida, acarretando para nós, e com frequência para outras pessoas, grande sofrimento físico e emocional.” (Autor: Rick Warren)
Poderia continuar descrevendo coisas que passaram…que procrastinamos…cada um escreveria o seu livro de “Procrastinações” ao longo da vida. O livro de procrastinação é semelhante ao de desculpas cada um tem o seu.
Após a longa lista de coisas que deixamos para trás me questionei.
Afinal qual seria o remédio para a “doença” procrastinação? Qual a solução?
Algumas sugestões que considero relevantes com base na minha vivência e experiência profissional:
1. Não pense demais sobre algumas decisões.
2. Desapego a bens materiais facilita as decisões e mudanças. A liberdade para movimentar favorece a busca de novas oportunidades.
3. O apego ao passado e a dependência “sufocam” a aspiração de mudança. O histórico de experiências diversas e a disponibilidade para viajar facilitam a empregabilidade.
4. A diferença entre o empreendedor e o pensador é que o primeiro realiza e o segundo pensa, pensa e nem sempre realiza. Pensar é diferente de agir.
5. Não fazer tantos projetos completos e detalhados. Algumas vezes temos que partir com “croquis” e avançar sem muitos detalhes.
6. Tome consciência de que o perfeccionismo paralisa a performance. Ser perfeccionista e detalhista em algumas situações atrapalha mais que ajuda. Não desconsidere a importância dos detalhes nos momentos oportunos. Podemos ser mais leves.
7. Fazer “gambiarra”, “arranjo técnico” e usar atalhos é uma forma de procrastinar a qualidade, não resolver o problema, não agir na “causa raiz”. A lente dos óculos que cai toda semana porque você coloca um novo parafuso inadequado. Continuará a cair até o dia em que quebrar. Enquanto você não colocar o parafuso certo com o aperto adequado a lente continuará a cair.
8. Ter um propósito, um plano de vida, um objetivo, uma meta bem definida previamente faz muita diferença em sua vida. Saber onde quer chegar. Quem não sabe para onde quer ir fica à mercê da maré e das ondas. Como “bosta na água”. Quem sabe para onde quer ir procrastina menos.
9. Errar é humano. Correr risco calculado é necessário para crescer e experimentar o novo. Manter-se na zona de conforto não nos leva a lugar nenhum, senão ao ostracismo, sucessivas mudanças de rota “conforme a maré” e procrastinações sucessivas.
10. Tudo tem começo, meio e fim. Conclua o que você inicia. Esse hábito deve ser reforçado para as pequenas coisas. Para você pensar grande e se tornar maior. Quando treinarmos a nossa mente para realizar os nossos projetos ela afasta a procrastinação.
11. Siga um pouco a sua intuição. Nem tudo tem que estar totalmente detalhado antes de começar.
12. A dúvida é um grande problema. É adiar o sofrimento por algo muitas vezes fácil de resolver. Quase sempre não representa um problema real.
13. Crie uma atmosfera de “ação positiva”, “copo cheio”, ver o lado positivo das coisas e das pessoas. Veja cada desafio como uma oportunidade. Não deixe que cada obstáculo faça com que você mude de rota. Assim você não chegará a lugar nenhum. Até o “iceberg” deve ser transposto.
14. Alguns planos devem ser compartilhados com pessoas otimistas de sua confiança que possam ajudá-lo (a) a avançar e vencer. Outros deverão ser mantidos em sigilo absoluto, e você deve trabalhar sozinho em silencio dia e noite até realizar a missão completa. Quando estiverem “prontos”, executados integralmente apresente-os com vibração e alegria. Vibre e comemore as pequenas vitórias. Sempre!
15. Força, foco e fé! Concentre o foco sobre o ganho, e não sobre a dor. Nunca desista dos seus sonhos, objetivos e metas. Nunca é tarde para realizar aquilo que vale a pena para você. O sonho, objetivo e meta é seu!
16. Não desvie do foco realizando coisas que desvie você do caminho para atingir o seu objetivo. As bifurcações e desvios devem ser antecipadamente previstos e não devemos tomar as decisões quando os encontramos. Planejar com antecedência “os critérios de parada” deixarão você preparado para as emergências e pedras no caminho. Priorize o plano e desvie dos obstáculos imprevistos.
“Estou muito ocupado fazendo coisas que eu não preciso para evitar fazer o que preciso fazer de verdade. ” (Autor desconhecido)
17. Conheça a sua personalidade. Analise seus medos de agir e ser, em quais momentos você realiza suas atividades com prazer. Quando temos prazer no que realizamos a chance de dar certo é próxima a 100%.
18. Expectativa de dificuldade e medo de falhar. Se você espera que uma tarefa vai ser difícil de cumprir, naturalmente sua tendência vai ser de adiá-la o quanto possível. Bem como, o receio mesmo que inconsciente, de que não conseguiremos realizar aquela tarefa a contento. Enfrente seus temores. Não tenha medo da mudança. “Jacaré parado vira bolsa.” “Dever adiado é prazer do diabo” (Ditado popular)
“Lentidão para mudar normalmente significa medo do novo.” (Philip Crosby)
19. Personalidade de procrastinador. Algumas pessoas são mais propensas a procrastinarem do que outras. Existe um componente de personalidade resultado da combinação entre nossa genética e o meio em que fomos criados que favorece o ato de procrastinar.
20. Enumere suas tarefas e defina prazos para suas atividades. Faça uma lista, priorize as tarefas mais importantes e urgentes. Coloque o prazo máximo para realização. Faça imediatamente. Não pense muito para realizar alguma tarefa da lista, pois se pensar muito irá procrastinar.
“Um objetivo é um sonho com um prazo máximo. ” (Napoleon Hill)
21. Pare de apresentar desculpas. Não fique planejando, criando mil listas para fazer e permanecer na argumentação adiando seus desejos, obrigações, metas ou sonhos. A lista infindável de desculpas é semelhante à de procrastinações cada um poderá escrever a sua.
“Adie por um dia, e dez dias passarão.” (Provérbio)
22. Tarefas de baixo valor. Nós deixamos para depois. Não perca tempo com o que não agrega valor para o seu resultado, projeto, meta ou objetivo.
“A procrastinação não é apenas a ladra do tempo; é também o sepulcro da oportunidade.” (Autor desconhecido)
23. Nada é impossível! Desde que não seja uma ação realizável por outro indivíduo, ser humano como você deste planeta chamado terra. Você é de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Então você pode!
“A diferença entre o possível e o impossível está no grau de nossa determinação.” (Tommy Lasorda)
24. Pensar a longo prazo na decisão. O que parece sem sentido para você hoje poderá ser relevante e um diferencial no futuro.
25. Ideias geniais; projetos mirabolantes não têm nenhum valor se não forem transformados em ação. A teoria tem que ser aplicada na prática para se tornar palpável, realizável e digna de mérito.
26. Estar muito ocupado fazendo coisas que eu não preciso para evitar fazer o que preciso fazer de verdade. Procrastinação!
“Nós acostumamo-nos com facilidade à preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de atividade: corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas. No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente. E oculta o que existe de essencial em nós.” (Dalai Lama)
27. Não seja preguiçoso e indeciso. “Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar se quiser ser dono do seu destino.” (Thomas Atkinson)
“A preguiça e a indecisão são traidoras… Pelo medo de arriscar, às vezes pode-se perder bens, que se poderia conquistar se não fosse o receio de tentar. ” (William Shakespeare)
Se o Diabo tivesse um livro sagrado, acredito que nele haveria um versículo que diria: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã.” Digo isso porque o ser humano tem uma forte tendência a empurrar com a barriga decisões importantes que precisam tomar – o que em se tratando de vida espiritual, é muito prejudicial. Por isso, devemos refletir e nos disciplinar para mudar essa estranha atração que temos pelo “deixar para depois”.
A procrastinação (ato de adiar ações ou decisões) torna-se assim um mal a ser combatido. Se você percebe, que na lista da sua vida, há mais itens na coluna das “coisas a fazer” do que na de “dever cumprido” é hora de acender a luz vermelha e tomar alguma atitude para reverter essa situação. (Maurício Zágaro)
O ato de procrastinar afeta a nossa saúde e principalmente o bem-estar, pois não nos sentimos bem quando adiamos uma meta importante. Além disso, procrastinar pode ocasionar aumento do nível de stress, baixando as defesas do sistema imunológico e abrindo espaço para doenças infecciosas como resfriados, gripe, entre outras.
Pessoas que tem o costume de adiar, apresentam mais dores de cabeça, de estomago e ficam doentes com mais frequência.
Só você poderá transformar a sua vida. Acredite em DEUS e use da sua sabedoria. Leia a Bíblia quando tiver dúvida e precisar de um direcionamento divino. Você vai mais longe quando acredita num ser superior.
“A Bíblia apresenta a seguinte visão sobre a procrastinação:
“Se você esperar pelas condições perfeitas, jamais fará nada” (Eclesiastes 11.4 – tradução livre).
Em outras palavras, sempre que tiver algo importante para fazer, não espere: faça-o!
O que você vem adiando, mesmo sabendo que precisa ser feito e não pode mais ser postergado? Algo no trabalho, no lar ou na igreja? Agora é hora de entrar em ação: faça-o já!
A Bíblia nos oferece duas observações adicionais, úteis quando estamos determinados a vencer o hábito destrutivo da procrastinação:
“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27.1).
“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Salmos 118.24).
Este é o único dia que temos, e pode ser que não o tenhamos por inteiro! Portanto, faça já o que deve ser feito.” (Autor: Rick Warren)
“Essas dicas poderão ajudar você a ter mais produtividade nos estudos, no trabalho, na vida…, mas o prazer de deixar para depois em certos casos graves pode ser um problema difícil de ser solucionado sozinho. Caso esteja tendo dificuldade de priorizar ou terminar suas tarefas, é sugerido um tratamento psicoterapêutico ou psiquiátrico. ” (Bruno Almeida)
O que podemos procrastinar?
Procrastine:
• Seu sentimento de fúria, nervosismo e ódio;
• Seu pessimismo;
• Sua vontade de desistir;
• Suas palavras mal pensadas…
• E tudo aquilo que não pode nos fazer o bem!
Ufaaa… terminei para não procrastinar mais esta ação de escrever este artigo prolixo.
Este era um teste para provar a sua persistência e determinação para concluir o que inicia. PARABÉNS você concluiu essa leitura com sucesso.
Você é mais que vencedor e obterá sucesso em suas metas e objetivos. Vá em frente!
São Luís, 08 de outubro de 2017.
José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, da União Brasileira de Escritores e da Associação Maranhense de Escritores Independentes.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro!, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e Pétalas ao Vento.
Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches
O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS08.10.2017. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
********************************************************************************