Por José Carlos Castro Sanches
www.falasanches.com
Há três anos quando estive em Pio XII do Maranhão, visitando um amigo, ouvi dizer que surgia uma nova liderança política no município. Tratava-se de um farmacêutico dedicado que nunca havia se envolvido nos movimentos políticos e que passou a ser percebido como potencial candidato a prefeito da cidade, até então dominada por dois grupos políticos antagônicos que se revezavam no poder, mantendo Pio XII, em deplorável condição urbanística, com o comércio estagnado e o povo dependente por falta de recursos e oportunidades de trabalho.
Hoje voltei a Pio XII e fui surpreendido com diversas obras em andamento. Fiquei impressionado com o que vi e ouvi. Em um ano de mandato, o farmacêutico que se tornou prefeito – eleito em primeira eleição – com o aval da maioria dos eleitores, transformou a cidade num canteiro de obras: asfaltou quase 5km de ruas; está recuperando canteiros e praças; pavimentando ruas do centro e periferia com bloquetes; revitalizando escolas; reformando o prédio da prefeitura, o mercado central e construindo um restaurante popular para fornecer alimentos a R$ 1,00; pagando os fornecedores e funcionários da prefeitura em dia. Além de outras iniciativas próprias de um cidadão tais como: ações solidárias para doação de cadeiras de rodas e distribuição de cestas básicas.
O prefeito é ativo participante das rotinas da sua administração. Acompanha as atividades e fiscaliza diariamente as diversas obras em andamento. A demanda crescente ampliou as oportunidades para os profissionais da construção civil.
Atualmente o admirável gestor municipal tem aceitação superior a 79% da população do município, inclusive com o reconhecimento dos opositores pelas inúmeras realizações em tão pouco tempo.
Percebi durante um passeio pela cidade o que descrevo nesta crônica com satisfação e alegria. Vi no semblante das pessoas que conversei a genuína felicidade pelo progresso e desenvolvimento da cidade. Escutei elogios que o estimado prefeito tem recebido de diversos segmentos: comerciantes, feirantes, estudantes, profissionais liberais, autônomos, funcionários públicos e privados, políticos, críticos e apoiadores; populares de todas as classes sociais, jovens, adultos e anciãos.
O prefeito é quase unanimidade na arte de administrar com ética, responsabilidade e transparência. Sente prazer em dizer que tem recursos disponíveis para continuar a transformação de Pio XII.
Aquele que outrora cuidava da saúde do povo em sua farmácia na praça principal. A partir de 2021 juntamente com sua equipe, assumiu o papel de líder diferenciado e capaz de encantar a todos com uma administração digna de respeito e admiração. Pelos feitos, este destacado gestor, que não conheço, fez por merecer estas poucas linhas escritas com deferência e respeito em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com seriedade e competência, percebido por todos que residem e transitam neste torrão.
Mesmo sem saber o partido político a que Aurélio pertence, ele ganhou minha admiração, pelo real compromisso e lealdade ao povo que o elegeu. Recomendo aos demais prefeitos brasileiros que conheçam as realizações de um homem que decidiu mudar a história da sua cidade com trabalho árduo, determinação, vigilância, austeridade, simplicidade, força, foco e fé. Ele transforma sonho em realidade. Pio XII, está em metamorfose: a lagarta está se transformando em borboleta, para romper o casulo e voar. “A distância entre sonho e realidade se chama ação”.
Prefeito Aurélio da Farmácia. Siga firme! O povo de Pio XII está orgulhoso pelo seu bom desempenho e espera que sua missão seja cumprida com galhardia em benefício dos cidadãos piodozenses. Viva a integridade, a transparência e a decência em prol do desenvolvimento, do progresso e da liberdade.
Pio XII, 19 de fevereiro de 2022.
José Carlos Castro Sanches
É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense. Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.
Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e catorze livros inéditos. Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.
Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches
O Livro “Pérolas da Jujuba como Vovô” com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor ou na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS19.02.2022. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
Pablo Leonardo
23 de fevereiro de 2022 at 10:08
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
sanches
23 de fevereiro de 2022 at 18:50
Pablo Leonardo, obrigado e forte abraço.