1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O HOMEM DE OURO!

“A alegria e a tristeza são duas prisões; uma de ouro e outra de ferro, mas feitas igualmente para nos prender e impedir de seguir a nossa verdadeira natureza. ” Swami Vivekananda

Não se assuste com a teoria inicial, principalmente aqueles que não gostam de química, apenas irei usar alguns fundamentos desta ciência para introduzir uma bela reflexão sobre o homem de ouro ou de ferro, que você descobrirá durante a narrativa desta crônica. Boa leitura e reflexão!

Quimicamente a ferrugem ocorre devido a uma reação de oxirredução, quando o oxigênio entra em contato com o ferro ou uma liga de ferro, como o aço, por um longo período de tempo. As transformações químicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor, por exemplo é muito comum notarmos que materiais metálicos como cercas, portões, pregos, entre outros ao ficarem expostos ao ambiente acabam se deteriorando. E isso ocorre devido ao contato do elemento químico ferro, com átomos de oxigênio presentes no ar atmosférico e na água. Em regiões litorâneas esses materiais sofrem ainda mais danos devido a presença de sais e uma maior umidade.

“A corrupção, é a pior das “mazelas sociais”. Além de agir como uma “ferrugem” no âmbito do desenvolvimento social, ainda envenena e corrompeu a alma do homem. ” Cláudio Martins

Os principais elementos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio que ocupa 78% da atmosfera, seguido do oxigênio com 21% e, 1% ocupado pelo Gás Carbônico e gases nobres. 

Fica fácil perceber que o oxigênio está presente, em abundancia na atmosfera, alimentando as chamas do fogo como comburente, mantendo a vida através da respiração e provocando a ferrugem em alguns metais. Nas suas diversas aplicações ele pode ser benéfico ou maléfico, a depender da exposição, do uso e da escolha. Da ação e da reação!

“O egoísmo, é como a ferrugem que corrói o ferro, a diferença é que o egoísmo é mais periculoso, pois corrói a alma”. Sander

Alguns metais como o zinco e o ferro têm maior afinidade com o oxigênio, enquanto outros, como o cobre e a prata, demoram mais tempo para interagir com o oxigênio dificultando parcialmente o processo da oxidação. 

Quando o oxigênio reage com o ferro produz o óxido de ferro, denominado vulgarmente de ferrugem, aquela crosta vermelho alaranjada, que se forma na superfície do metal, provocando o enfraquecimento das estruturas, pela modificação intra molecular decorrente das reações de oxirredução. 

“Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. ” Jesus Cristo

Quanto mais nobre for o metal, menor será a sua capacidade de reagir com o oxigênio. Então, podemos concluir que o ouro é um metal de nobreza superior à do ferro, zinco, cobre, alumínio e prata, por sua dificuldade de interação química com o oxigênio. Devido a essa característica é possível encontrar o ouro na natureza, na sua forma elementar ou através de métodos de separação onde se utiliza o azougue, denominação dada ao mercúrio, para separá-los das impurezas nas minas de extração de ouro, e, disponibilizando-o para as diversas utilidades na indústria, tecnologia, economia, joalharia, decoração, medicina, próteses dentárias, microscopia, fotografia, gastronomia, entre outras. 

“A estirpe não transforma os indivíduos em nobres, mas os indivíduos dão nobreza à estirpe. ” Dante Alighieri

O grau de nobreza confere ao ouro, um destaque na economia, sendo altamente empregado como reserva monetária, como garantia do papel-moeda em circulação, além de atuar na cobertura de pagamentos a outros países quando ocorre diferenças nas balanças comerciais. Permitindo também distinção social aos que ostentam este nobre metal. 

“Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.” Clarice Lispector

Com esta introdução, valendo-me dos fundamentos da química, pretendo levá-lo a refletir sobre as nossas reações diante das situações que a vida nos oferece. 

Afinal, com que você se identifica: com o ferro ou ouro? Com a ferrugem ou com a nobreza e o brilho? Com o homem livre ou acorrentado? 

Podemos nos comportar como o ferro ou o zinco que diante de qualquer oportunidade se contamina, não absorve as adversidades, torna-se presa fácil do inimigo e rende-se às ofertas imediatas que a vida lhe oferece, corrompendo e sendo corrompido pelo sistema que se apresenta, na maioria das vezes como o caminho mais curto e a única solução para o seu problema. Pura ilusão dos que acreditam nessa fantasia. Os mal-intencionados usarão de todas as estratégias para abstraí-lo ao ponto de fazerem você perder a noção do certo e errado, distanciando-se dos valores e princípios éticos, morais e religiosos que outrora poderiam orientar a sua vida. As fragilidades emocionais, financeiras, e a falta de perspectiva limitam a capacidade de reação e senso crítico, tornando-nos por vezes submissos ao crime, ao suborno, ao vício, a corrupção e à mentira, que imperam em nosso meio.

“Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro. ” Bob Marley

Alguns são mais resistentes como o cobre e a prata, mas ainda assim, com um pouco de insistência e boas ofertas de relativa facilidade para obterem o que desejam pelos caminhos tortuosos, acabam cedendo às pressões, dos insistentes que teimam em torná-los cumplices de ações demagógicas, perversas, antiéticas e amorais. Não caia nesta cilada porque ela não tem volta. Seja correto e atento às tentações porque elas parecerão o caminho da salvação, mas poderão levá-lo para a maldição. O inferno está cheio de pessoas bem-intencionadas que foram traídas pelas fantasias da vida fácil.

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos. ” Mahatma Gandhi

Sejamos como vou denominar “homem de ouro” que ainda solitário, mantem os seus valores éticos, morais, religiosos, os princípios familiares herdados com honradez e decência, conduta ilibada e zelam pela nobreza do caráter, com virtudes e comportamentos que influenciam outras pessoas para o bem, para o que é certo, alimentando a transparência, a honestidade, a integridade, a responsabilidade, o respeito, o amor ao próximo, a fé soberana no supremo Deus criador do céu e da terra, e acima de tudo valorizam as relações interpessoais, alimentando a chama da amizade e a confiança mutua, virtudes daqueles que buscam prosperar com a verdade, alimentados pela sabedoria divina que inspira e torna possível o nosso crescimento pessoal e profissional com honradez e dignidade. 

“Valorize acima de tudo o amor que você recebe. Ele continuará a existir muito depois do seu ouro e da sua saúde terem acabado. ” Charles Baudelaire

Não se deixe contaminar pelo sistema perverso que continuamente estará a testá-lo porque a sua nobreza não está no ”valor do ouro”, nem no mercado de ações ela está nas suas virtudes e ações que contagiam pessoas para fazerem o bem e transformá-las em seguidores da verdade, o seu valor está acima de tudo, no exemplo, na força das ações propulsoras de felicidade, grandeza e fidelidade. As boas lições que você compartilha poderão mudar o mundo, influenciar, contagiar e iluminar pessoas, porque afinal você é o líder de si mesmo, e poderá também ajudar a liderar a mudança onde quer que você esteja.

Como disse Sócrates e Mahatma Gandhi “A palavra é o fio de ouro do pensamento” e, “Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro. ” 

A percepção do homem de ouro difere do homem acorrentado pela ferrugem. 
Qual delas você deseja seguir? Somos frutos das nossas escolhas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *