1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

NAMORADA SEM “AMOR” É NADA!

Por José Carlos Castro Sanches

“Você entende a relatividade quando vê que uma hora com a sua namorada parece um minuto, e um minuto sentado num formigueiro parece uma hora. ” (Albert Einstein)

O sexagenário José Gonçalo Almeida, conhecido como Sr. Ferraz é um amigo mecânico que conheci nas idas e vindas à procura de uma oficina confiável para manutenção da minha “Ferrari 1.6 Rocam”, que saiu de linha e, vez por outra apresenta um defeito requerendo a intervenção de um especialista. Não me perguntem porque o chamam de Ferraz, soube dessa novidade ao escrever esta crônica, mas deixarei a curiosidade para outra oportunidade.

Encontrei em Ferraz, não apenas um mecânico competente, mas um homem educado, paciente e zeloso com o trabalho que conduz juntamente com sua filha Danyelle Fernanda Melo Almeida, conhecida como Danyelle Ferraz.

Como diz Ferraz: “Aquele que faz o que ama, tem mais chance de sucesso”. Não apenas pelo amor, também pelo conhecimento adquirido nas cinco décadas dedicadas à arte da mecânica de automóveis – desde a juventude, perpassando o período em que trabalhou na Concessionaria  Chevrolet em São Luís do Maranhão, juntamente com o saudoso Noronha, notável pelas aberrações gramaticais e pelo senso empreendedor, que fez dele um próspero empresário maranhense, com fama de pouco letrado, empático, sábio e competente na arte de cativar as pessoas, além da extrema capacidade para negociação.

Na passagem pela Chevrolet, Ferraz teve o privilégio de estudar e aprofundar o entendimento sobre mecânica de automóveis, interagir com engenheiros especializados, trocar experiências e conhecimentos com os colegas mecânicos de outros estados brasileiros, durante os treinamentos, palestras, seminários e conferências técnicas. Visitou algumas fábricas de automóveis instaladas no país, o que o ajudou a conhecer com maior profundidade os fundamentos da profissão que escolhera para dedicar-se à nobre missão e tornar-se referência profissional e pessoal como: médico dos carros ou professor voluntário de mecânica de automóveis. Digo voluntário porque basta perguntá-lo algo sobre mecânica, que ele passa a explicar tudo em detalhes, com a paciência de Jô, como se estivesse ministrando uma aula sobre o assunto. Experimente conversar com ele para saber se digo ou não a verdade.

“O professor sábio sabe que cinquenta e cinco minutos de trabalho mais cinco minutos de risada valem o dobro do que sessenta minutos de trabalho invariável. ” (Gilbert Highe)

Sempre que visito o distinto Ferraz, nos alongamos nas conversas excedendo os motivos que permitem o nosso encontro, visto que sou viciado em conhecimento e doutrinado para buscar a essência da vida. Portanto, sempre que me deparo com homens ou mulheres sábios, de boa índole, experientes, com energia positiva, agradável bate-papo e capazes de agregar valor à minha vida – diante deles, me torno um curioso aprendiz, buscando absorver o que há de melhor para incorporar na vivência do cotidiano. Nestes intervalos promissores da vida aproveito para fazer uma pausa e recarregar a mente com bons fluidos. Assim procedi mais uma vez.

Enquanto dávamos uma volta para avaliar o serviço realizado no meu veículo, ele falava do amor pela saudosa esposa Clara Melo Almeida (sua eterna paixão), das coisas que aprendeu com ela e da dependência que criou dela, ao ponto de após sua partida para a outra dimensão sofrer não apenas pela perda e falta, mas pelas coisas novas que teve que reaprender para superar o que ela fazia. Diz que era apenas o trabalhador, que ganhava o dinheiro e a esposa administrava com competência. O mecânico apaixonado fala com muito amor daquela que partiu e reforça a importância do relacionamento saudável no casamento e n’outras relações conjugais.

 “Eu te amo, não só agora, mas sempre, e sonho com o dia em que você vai me abraçar novamente. ” (John Tyree)

Falou-me também do seu cuidado com o corpo, zelo com a saúde física e mental e da necessidade de se apresentar bem vestido e asseado para as pessoas.

“Um homem que não tem tempo para cuidar da saúde é como um mecânico que não tem tempo para cuidar das suas ferramentas. ” (Provérbio Espanhol)

O que seria uma volta de avaliação do serviço, tornou-se um breve passeio, passamos pela frente da casa de Ferraz, mostrou-me orgulhoso o que construíra com a família, a felicidade do convívio com as três filhas Danyelle Fernanda, Danivia Raquel e Bianca Regina Melo Almeida, o compartilhamento dos bens com as herdeiras e acima de tudo a satisfação pelo dever cumprido, como pai, na educação e ensinamentos incorporados pela prole.

Isso de verdade dignifica um homem e valoriza sua essência com pai, amigo e protetor. O amor fica estampado na sua face quando fala da família, do passado e presente. Como disse Fernando Pessoa: Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

Em certo momento ele me surpreendeu com a frase: Namorada sem “amor” é nada! Ao escutar essa pérola disse-lhe que iria escrever uma crônica retratando o nosso encontro e os aprendizados recíprocos que se multiplicam sempre que estamos juntos.

Vejam que a frase é assertiva, retirem o AMOR da palavra “nAMORAada” e vejam o que sobra: NADA. Assim, posso concluir que se desejamos conviver bem com alguém o primeiro passo que devemos dar é AMAR, depois RESPEITAR, e ter SABEDORIA para conviver em harmonia e compartilhar as bênçãos advindas da convivência pacífica e reciprocidade.

Querido amigo Ferraz, obrigado pela oportunidade da convivência saudável e lições de vida partilhadas em nossos breves encontros. Você não é apenas um mecânico de expertise, é também um homem admirável com o qual aprendo a ser melhor. Que Deus continue iluminando a sua família e lhe permita continuar expandindo a sabedoria acumulada ao longo da gloriosa vida.

“O homem não é o triunfo da mecânica; é o advento da liberdade. Saber parecer-se com Deus: é a liberdade. ” (Charles Plisnier)

Encerro afirmando que você tem razão: Namorada sem amor é nada. E aproveito para desejar muitos anos de vida, felicidade, saúde e paz, à minha esposa e eterna nAMORada Socorro Sanches, que hoje completa sessenta anos. Com ela sinto que o amor é tudo. Como disse Pablo Neruda: “Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira. ”

São Luís, 23 de maio de 2021.

José Carlos Castro Sanches É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense Membro Efetivo da Academia Ludovicense de Letras – ALPL

Autor dos Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, e da Trilogia da Vida: No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever; Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro! Disponíveis na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS23.05.2021. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *