“Não há nada de mais trágico nesse mundo do que, saber o que é certo e não fazê-lo.” (Martin Luther King)
Esta é uma obra de ficção, todos os personagens, datas e locais citados foram criados para permitir o desenvolvimento do enredo e ideia central do texto com o objetivo de levar os leitores a refletirem sobre o tema: Fazer o que é certo vale a pena.
Dedico este artigo a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam ser possível influenciar pessoas a fazerem as coisas certas. Boa leitura e reflexão!
No domingo 31 de junho de 2014 participando como Chefe de Sala do ENXAME. Prova de proficiência do Ensino Superior para alunos de universidades de São João da Barra. Mais precisamente para os alunos de Engenharia Poética de Universidades Públicas e Privadas que compunham a Sala 007 da Faculdade LITERATA, onde juntamente com uma colega fiscalizávamos os alunos que realizavam as provas.
Sempre gostei de cumprir fielmente o papel a que me submeto e proponho realizar em qualquer ocasião seja no âmbito particular ou profissional. Tenho dificuldade para aceitar um erro. Sou muito critico e severo comigo mesmo. O que não é uma virtude é uma oportunidade para desenvolvimento. Trabalho todos os dias para melhorar, não pensem que é fácil mudar esse comportamento requer muita disciplina e obstinação.
“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” (Mahatma Gandhi)
Passamos a fiscalizar as provas seguindo passo a passo todas as etapas definidas no protocolo de aplicação do Edital.
Quando de repente a minha companheira de sala chegou assustada junto ao meu ouvido e disse: “Ocorreu algo muito grave em nossa turma”. Logo fiquei preocupado porque estava fazendo tudo certo sem nenhuma falha. Perguntei então para ela o que havia ocorrido. Ela citou que: “Um aluno que estava sentado nessa carteira (apontou para a mesma) saiu para o banheiro e não voltou mais, e completou – já mobilizei todo pessoal responsável pela segurança da escola para procurar o aluno e ninguém o encontrou”.
“A vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar.” (Lya Luft)
Disse a ela que não poderiam encontra-lo porque o aluno estava em sala realizando a prova. E que o documento dele estava na carteira à sua frente que se encontrava vaga. Ela disse: “Era o dono desse documento que eu estava procurando”.
Foi tão longe procurar quem estava ao seu lado. Não se comunicou comigo para esclarecer a dúvida e gerou um transtorno desnecessário por falta de comunicação.
“A finalidade da comunicação é fazer-se entender. Mas há quem prefira se desentender.” (Augusto Branco)
A minha assistente ficou desorientada e um pouco aflita quando disse a ela que o aluno estava em sala de aula e voltou correndo para dizer a todos que havia cometido um equívoco.
“Jamais perca o seu equilíbrio por mais forte que seja o vento da tempestade.” (Ponto de Equilíbrio)
Tudo aconteceu porque ela criou um problema inexistente e não se comunicou comigo antes de espalhar o boato. Falha grave de comunicação quando se trabalha em equipe.
Como ela havia sido chamada de última hora para substituir uma outra pessoa que faltou. Não estava no clima para o trabalho.
Estava ansiosa e preocupada para encerrar o dia de trabalho e voltar para casa. Queria ganhar uma grana extra sem o compromisso com a qualidade do serviço que realizava. Essa foi a mensagem que ela me passou durante o período em que estivemos juntos. Devemos ficar atentos aos nossos movimentos, ao que dizemos, o corpo fala e tem sempre alguém a nos observar em qualquer lugar que estejamos. Quando a boca cala, o corpo fala.
“O corpo fala o que a alma clama” (Tatyane Nicklas)
A prova tinha duração de quatro horas iniciando às 13:30 e encerrando às 17:30. Sendo que até às 17:00 os alunos não poderiam levar o “caderno de provas”.
Tudo transcorreu normalmente. A sala estava preparada para receber 50(cinquenta) alunos inscritos. Compareceram 46 e faltaram 4.
Poucos alunos entregaram as provas até as 17:00 porque queriam levar o caderno de provas. Embora alguns alunos já estivessem concluídos as provas antes deste horário.
Foi definido que a assinatura dos alunos presentes, na folha de presença, só deveria ocorrer quando o aluno entregasse a prova, assim foi feito.
A cada hora transcorrida informava aos alunos os procedimentos definidos no edital, tais como: horário de saída sem ou com o caderno de provas, hora do encerramento da prova, necessidade de assinarem a folha de presença ao final da prova, antes de saírem da sala.
Muitos alunos aguardavam as 17:00 horas para saírem com o caderno de provas. Quando foram avisados que era 17:00 todos queriam entregar a folha de gabarito ao mesmo tempo, no que foram orientados para aguardar em suas próprias carteiras que iriamos receber individualmente em cada fila da direita para a esquerda, assim fizemos. Um aluno apressado entregou a prova e saiu sem assinar a folha de presença. Pedi para informa-lo no corredor e portão de saída sem obter sucesso. A folha de presença ficou sem assinatura deste aluno.
“Aceitar-se como ser humano cheio de limites e fraquezas é acima de tudo, sinal de equilíbrio, paz consigo mesmo e felicidade.” (Padre Fábio de Melo)
Fiquei indignado, parece que tudo que tinha feito certo por aquela pequena falha se transformou em algo muito errado. Como disse não gosto de errar. Sou perfeccionista isso não é uma qualidade é muito mais um defeito, nesse mundo de imperfeições querer ser perfeito é burrice. Quando sabemos que errar é humano.
Como Chefe de Sala me senti responsável por aquela falha, ainda que não pudesse fazer nada para impedir o aluno de sair da sala. Não sei o motivo que fez tomar essa decisão por isso não posso julgá-lo.
“Contento-me em ser uma pessoa não resolvida, porque acho que das minhas imperfeições, ainda sairão coisas interessantes.” (Hector Babenco)
Preciso aprender a aceitar o erro como algo normal, mas confesso que não é fácil para mim. Esse preciosismo me incomoda. Toda vez que algo sai errado fico estressado e chateado. O que prejudica a minha saúde. A adrenalina aumenta, o sangue circula com maior velocidade no corpo, a pressão sobe, a taxa de erro aumenta, a tensão enrijece os músculos, eu fico “puto” e tudo mais…
“Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara – fazer a coisa certa no momento certo.
Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.
Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos. É estar sempre alerta, ser totalmente focado, e ter uma visão ampla.
Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo.” (Brahma Kumaris)
Ao final quando todos os alunos já tinham entregado as provas fomos fazer a conferencia dos documentos faltava a assinatura daquele aluno na folha de frequência. Aqui a tentação. A minha ajudante de sala, apressada para ir embora e com o sentimento de culpa por ter deixado o aluno sair sem assinar a folha de frequência enquanto eu estava recolhendo a assinatura dos demais presentes, carteira a carteira, seguindo as filas conforme havíamos combinado.
Ela me disse: “Professor é só você assinar em letra de forma no lugar da assinatura dele. E pronto está resolvido, não precisa registrar em ata e vamos logo embora entregar os documentos para os coordenadores.”
Disse que não faria isso ia contra os meus princípios, além de ser uma violação de procedimento que poderia inclusive levar a consequências penais.
“Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua.” (Lao-Tsé)
Ela retrucou: “Não precisa querer ser tão certinho, todo mundo faz isso.”
“Profissional nota 10 é aquele que acrescenta dois pontos de esforço, três pontos de talento e cinco pontos de caráter.” (Roland Barthes)
Disse a ela mais uma vez que não iria assinar – e que registraria em ata o problema ocorrido. Assim procedi.
“A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado.” (Theodore Roosevelt)
Ela estava apressada, queria que eu assinasse para não demorar justificando a ausência em ata. Tinha que pegar uma carona com alguém que já estava esperando por ela para chegar em casa cedo, não sei por qual motivo, também não posso julgá-la pela pressa. Não sabia das suas necessidades naquele momento. “As pessoas fazem o que fazem, no momento em que fazem, por razoes que fazem sentido para elas naquele momento.”
FIZ O QUE ERA CERTO. Registrei motivo da falta de assinatura do aluno na ata e fui parabenizado pelo coordenador ao receber os documentos.
“Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado.” (Abraham Lincoln)
Tudo fica mais fácil quando fazemos as coisas certas, a leveza na alma se estabelece, o corpo relaxa e ficamos em paz conosco, não tememos que o erro seja identificado e possamos ser penalizados. Além de não perdermos a confiança conquistada a longos anos de trabalho. E mantermos a moral para falar e escrever sobre “fazer o que é certo” isso não tem preço. Essa liberdade toma conta de nós quando fazemos aquilo que sabemos estar certo. Mas, esteja certo de que existirão pressões externas muito grandes para nos induzir a fazer a coisa errada.
“Mantenha seu equilíbrio sobre o fio da navalha.” (Caio Fernando Abreu)
Temos que manter a decisão e postura firme para sermos contra intuitivos e remar contra a maré da corrupção e desonestidade que permeia todos os segmentos da sociedade, em qualquer lugar onde estejamos, nas pequenas e grandes ações que realizamos diariamente.
“Ousa dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas.” (George Herbert)
“Terei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer. Não sei viver de mentira.” (Clarice Lispector)
Seja forte. Aguente firme. Caia. Levante-se. Erga a cabeça. E continue sempre seguindo em frente influenciando pessoas a fazerem o que é certo. Você é mais forte do que pensa.
“Não se preocupe com o fato de todos não concordarem com você. Se conseguir que um terço caminhe com você, já pode considerar-se um vencedor.” (Peter Drucker)
Temos que agir conforme o que pregamos. Acreditar que podemos contribuir para um mundo mais justo, menos corrupto e que podemos influencia pessoas através de bons exemplos.
“Um bom exemplo é o melhor discurso.” (Thomas Fuller)
As lições que reproduzimos diariamente em nossas relações pessoais e profissionais são capazes de irrigar as sementes no deserto. E transformar o amanhã.
“Viver é isso: ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências.” (Jean-Paul Sartre)
Estou certo de que somos como o pequeno beija flor que tenta apagar o incêndio com as pequenas gotículas d’agua que carrega no bico. Se conseguirmos mobilizar seguidores ao pequeno beija-flor – teremos milhões – de beija-flores para a nobre missão de melhorar o mundo… não existirá incêndio capaz de se propagar…
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.” (John Quincy Adams)
Faça a sua parte e crie uma atmosfera positiva para a mudança. Somos capazes de transformar as pessoas e revolucionar o mundo. Não vale a pena se obrigar a fazer alguma coisa só pela conveniência. Acredite nisso!
“Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas, de maneira certa. Amanhã será tarde.” (Martin Luther King)