1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

“DIZ AMÉM QUE O OURO VEM! ”

“DIZ AMÉM QUE O OURO VEM!” Ítalo Ferreira acreditou ser capaz de transformar uma interjeição em afirmação, desejo em realização. Todavia, tinha consciência de que era necessário trabalhar duro com foco centrado e dedicação. A recompensa foi a justa vitória, a glória… Como disse Winston Churchill: “Os problemas da vitória são mais agradáveis do que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis”. Boa leitura e reflexão!

Por José Carlos Castro Sanches

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. ” (Mahatma Gandhi)

Escutei uma frase do Surfista Ítalo Ferreira, 27, de Baia Formosa – Rio Grande do Norte, após surpreender a todos com a medalha de ouro no Surf Olímpico, desbancando o favorito Medina. Ítalo disse: “Diz amém que o ouro vem! ”.

Percebam que apesar da frase parecer simples, não apenas o amém foi suficiente para que ele trouxesse o ouro olímpico para o Brasil. Ele precisou acordar às 3h da madrugada diariamente, treinar intensivamente e acreditar que era possível vencer. Assim, reduziu a distância entre sonho e realidade por meio da ação. Agora parece fácil ser campeão. Logo aparecerão os patrocinadores, incentivadores, bajuladores… e outros “…ores”. Enquanto o grande responsável pelo resultado, por vezes esteve sozinho, treinando, surfando na incerteza e acreditando no impossível.

“A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã. ” (John Kennedy)

Nem sempre ganham os que se julgam melhores e estão na mídia, mas aqueles que têm objetivo, determinação, foco, discretamente vencem as adversidades e superam as expectativas.

Só devemos cantar vitória no final da batalha. Essa certamente foi uma grande lição que Medina deve ter aprendido após o confronto com o japonês que no minuto final fez algo que nunca tinha feito antes na vida e surpreendeu os jurados, que por décimos deram a vitória a quem fez a diferença e mereceu o pódio.

“A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade. ” (Sun Tzu)

Ítalo Ferreira provavelmente sabia que: “Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. É uma interjeição que significa “certamente”, “verdadeiramente” e “assim seja”. No começo de uma frase, amém tem o objetivo de tornar uma afirmação verdadeira, e no fim de uma declaração, ela tem o sentido de confirmação, significando que algo “será assim” ou que “assim seja”.

“Amém também tornou-se uma expressão popular, quando um indivíduo fala para outra pessoa que aquilo que almeja vai acontecer, como forma de dar esperança e fazer com que a pessoa tenha fé”. Suponho que tenha sido esse o propósito de Ítalo ao usar a frase: “Diz amém que o ouro vem! ”, como mantra para sua vida.

Ele acreditou ser capaz de transformar uma interjeição em afirmação, desejo em realização. Todavia, tinha consciência de que era necessário trabalhar duro com foco centrado e dedicação. A recompensa foi a justa vitória, a glória… Como disse Winston Churchill: “Os problemas da vitória são mais agradáveis do que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis”.

Resumindo podemos concluir que na vida é necessário ter três coisas: “humidade para não se sentir superior a ninguém; coragem para enfrentar qualquer situação e sabedoria para ficar quieto diante da estupidez das pessoas”.

Quem sabe um dia sejamos capazes de praticar essas virtudes naturalmente, quando isso ocorrer, estaremos em outro patamar da existência e consequentemente num mundo mais justo e humano. Ao desembarcar no Brasil após ouro em Tóquio Ítalo disse: “Deus realizou meu sonho. ”  Amém!

“Os hábitos são a vitória do tempo sobre a vontade. ”(Michel de Montaigne)

São Luís, 30 de julho de 2021.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, União Brasileira de Escritores e PEN Clube do Brasil


Visite o site falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping; através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.  E A trilogia de Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS30.07.2021(2). Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *