Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com

Estamos constantemente à procura da sabedoria para gravarmos na pedra a nossa história. Como disse Oscar Wilde: “A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se.” Boa leitura e reflexão!
“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. ” (Platão)

SAÚDE para manter-se alegre e viver sábia e seriamente o presente.
PAZ para abrandar o coração e trazer serenidade, harmonia, sossego e humildade.
AMOR para dedicar-se ao próximo com intensa afeição, carinho, cuidado e proteção.
ESPERANÇA para acreditar no seu valor com a certeza de que todos os sonhos são realizáveis.
FORÇA para lutar contra os medos e vencê-los com determinação e bravura.
FÉ para acreditar incondicionalmente no impossível e confiar no desconhecido como verdade.
GENEROSIDADE para dividir um tesouro ou sacrificar-se em benefício do outro.
SERENIDADE para agir com tranquilidade diante dos desafios e adversidades.
RESPEITO para tratar as outras pessoas com deferência, consideração ou reverência.
ÉTICA para cumprir as regras, leis e códigos (direitos e deveres) e ter uma vida virtuosa e feliz.
HONESTIDADE para agir com retidão, conforme a verdade, seriedade, probidade e lealdade.
RESPONSABILIDADE para arcar com as consequências do próprio comportamento e atitudes.
HUMILDADE para ter consciência das próprias limitações com modéstia, simplicidade e ausência de orgulho.
SABEDORIA para reconhecer a supremacia do criador, ter prudência e equilíbrio nas decisões; aprender e compartilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas.
AMIZADE para em todo o tempo amar o amigo, e na angústia se fazer irmão.
GRATIDÃO para agradecer aos benfeitores pelos benefícios recebidos.

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos. ” (Oliver Wendell Holmes)
São Luís, 29 de março de 2021.
José Carlos Castro Sanches.
É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, consultor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Literária do Maranhão, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes, da Academia Vianense de Letras e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de amor e liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris, ECOS da AMT (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala, Divagando na Fantasia em Orlando e O Voo da Poesia. Participa de antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS29.03.2021. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.


