1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

DESCOBRI QUE TENHO MEDO…

“Se a gente contar de onde vem, talvez muitos não acreditem. Se contarmos os nossos medos, alguns nos acharão fracos. Se falarmos dos nossos sonhos, poderão, até achar graça. Mas se a gente contar o que já fez e onde pretende chegar, muitos irão querer caminhar ao nosso lado. Portanto, saiba bem quem você leva ao seu lado enquanto percorre o seu caminho.” (Autor desconhecido)

Enquanto estava internado para tratar de um mal estar passageiro percebi que cada exame e movimento de entrada de um daqueles profissionais (médicos ou enfermeiros) no apartamento 444 para atendimento e acompanhamento de rotina. Um medo inexplicável tomava conta de mim, era um sufoco, a minha mente e o meu corpo parece que se transformavam diante daquele incomodo. A pressão subia, os batimentos cardíacos aceleravam e o corpo ficava como se estivesse em alto nível de estresse. Descobri que tenho medo de hospitais, médicos, enfermeiros e tudo mais.

“O seu cérebro controla seu corpo, a tua mente seus pensamentos, porém não deixe que seus medos controle você!” (Claudio Zwing) 

Cheguei a declarar esse mal estar para os médicos e enfermeiros que por ali passaram durante a minha permanência naquele lugar estranho e necessário que chamamos de hospital. 

De verdade temos necessidade de fazer uso deste lugar, mas melhor seria se pudéssemos viver sem ele, se corpo e mente não adoecessem.

“O médico do futuro não prescreverá medicamentos, mas motivará o paciente para o consumo de dieta apropriada, o cuidado com o corpo humano e o conhecimento da causa e prevenção da doença.” (Thomas Edison) 

Infelizmente ainda não temos a propriedade de nascer e crescer sem a ajuda dos profissionais da saúde, sem eles seria quase impossível controlar ou curar algumas moléstias e situações adversas do corpo e mente. A eles a minha gratidão! Apesar da rejeição inexplicável que nutro por todos quando em seus postos de trabalho exercendo a missão de cuidar de vidas, nestas admiráveis escolhas e profissões. 

“Medicina, lei, negócios e engenharia são ocupações nobres para manter a vida. Mas poesia, beleza, romance e amor são razões para ficar vivo.” (Robin Williams)

Estávamos meu colega de quarto Zózimo e eu, amedrontados com os médicos, enfermeiros e auxiliares que adentravam aos nossos aposentos para aferir a P.A e batimentos cardíacos dentre outros parâmetros médicos. E o nosso desespero a cada entrada continuava. O coração disparava e a pressão subia como se o corpo e mente tivesse medo da verdade e quisessem fugir daquele resultado. Que bom que a nossa permanência naquele lugar foi breve. Mas o aprendizado grandioso, uma profunda reflexão sobre a vida e o tempo. Em tudo dai graças!

“O corpo tem seus limites. A mente tem seus traumas e bloqueios mas a Vontade Determinada não conhece limitações.” (Francisco Celito Albuquerque) 

Enquanto isso os jogos da copa do mundo seguiam na Rússia. O jogo do Brasil e Costa Rica ocorreu exatamente no horário em que estava no atendimento inicial. Assustado com tudo que estava acontecendo. Escutava os gritos distantes de desespero dos torcedores até que na prorrogação a vibração com os dois gols suou forte no meu leito e senti um pouco de alegria. No fundo sou brasileiro com orgulho, apesar de todos os problemas que nos cercam. O Brasil conseguiu a sua primeira vitória por 2 X 0 enquanto eu tentava superar o medo dos médicos, enfermeiros e hospital.

Hoje a Alemanha venceu a Suécia por 2 X 1, mesmo contra a minha vontade, mas venceu o melhor. Nessa hora o meu coração continuava batendo forte de emoção. 

Agora é só torcer pelo Brasil avançar as próximas fases, vencer e trazer a taça mais uma vez. 

Quando será a próxima queda? Nunca sabemos, mas tenho certeza de que as quedas das quais conseguimos levantar nos dão energia e força para superar os novos desafios que se apresentam dia após dia. Aquelas que nos podem derrubar para sempre, sem volta, servirão para dizermos aos outros que não somos imortais apesar de agirmos como se fossemos. 

“Só conhece a dor da enfermidade quem esteve no leito; já a teoria, pergunte ao médico.” (Charlison Daniel)

Tire um tempo para cheirar as flores e comer os morangos enquanto há vida. Aproveite para contar a sua história, compartilhar experiências e conhecimentos mesmo que esteja num leito de hospital, se for possível faça. Ainda há tempo para superar os medos, aflições e angustias, não importa a idade, o estado em que nos encontramos, basta ter o compromisso com a mudança e tomar ação para torna-lo realidade. A alegria de palhaço assim como os momentos de tristeza e superação são nossos aliados nesta vida bela e abençoada. 

“Ouvi uma piada uma vez: Um homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto.
O médico diz: O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade, assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo.”
O homem se desfaz em lágrimas. E diz: “Mas, doutor… Eu sou o Pagliacci.”
Boa piada. Todo mundo ri. Rufam os tambores. Desce o pano. ” (Watchmen – Alan Moore)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *