“Mais tarde eu saberia que certas experiências se partilham – até mesmo sem palavras – só com gente da mesma raça. O que não significa nem cor, nem formato de olho, nem tipo de cabelo, mas o indefinível parentesco da alma. ” Lya Luft
No dia 21 de junho de 2018, nasceu Leonardo Davi, meu neto, que completou 1 ano. Em 28 de julho de 1988, Danielle Monteiro Sanches Oliveira, minha filha. Comemoramos juntos o aniversário de Léo durante uma viagem maravilhosa a Walt Disney World Resort e Universal Orlando Resort.
Como descrevi em outra crônica. Minha esposa e eu, fomos presenteados por Danielle Sanches com uma viagem para Paris. Após uma semana que tínhamos comprado as passagens, soubemos que Danielle e Fabielle haviam agendado uma viagem conjunta para Disney. Ao tomar conhecimento desta informação mudamos de plano, não queríamos viajar sozinhos, enquanto as filhas seguiam para outro destino. Reavaliamos a decisão e convertemos as passagens de Paris para Orlando.
“Virei mais uma página do livro da vida: uma nova fase… novas experiências…novos erros…nova vida! ” Wanderleia Isabel
O que era um sonho de 30 anos, foi facilmente esquecido e tudo passou a girar em torno desta viagem inusitada. Logo criaram um grupo #PartiuDisneY e todos ficaram interligados dia e noite. Juntaram-se ao grupo Fábio e Luciana da empresa Wanna Dreams, que passaram a dar orientações e ajudar no planejamento para os passeios nos parques da Disney, Universal e logística durante a estada na Florida. Paralelamente recebíamos orientações de Elisa Paes da empresa Vacations, que intermediava os contatos para acomodação, transporte e demais detalhes pertinentes ao aluguel da casa no condomínio onde permanecemos por oito dias. Tudo muito bem alinhado e organizado com sucesso. Os agentes que intermediavam os processos superaram as nossas expectativas.
O que sobrava era empolgação pela viagem e a necessidade de viver intensamente cada momento presente, assim fizemos. Cada oportunidade que tivemos naqueles dias de intensa movimentação foi apreciada com esmero e atenção. Quase tudo era novidade, as surpresas se sucediam, uma após a outra, infindáveis filas para aguardar o momento de cada atração. Não me sentia à vontade em algumas situações porque quase tudo era movimento excessivo, montanhas russas, rodas gigantes, brinquedos diversos e situações que me faziam tremer. Por vezes aceitei o desafio de encarar as manobras radicais, outras rejeitei para não me expor a condições desagradáveis, permitindo que os demais familiares aproveitassem todas as possibilidades, afinal cada um tem o seu limite.
Danielle e Pablo estavam dispostos a realizar o aniversário do filho e providenciaram bolo, balões, vela, e tudo mais, que se fizesse necessário para celebrar o primeiro ano de vida do primogênito. Juntos nos reunimos em volta da mesa, na terra do Tio Sam para comemorar a vida. Não existe nada mais importante que estes momentos em família. Nunca imaginei que depois de 57 anos tivesse o privilégio de vivenciar momentos tão felizes ao lado de pessoas amadas, num país distante, onde jamais havia pensado em estar. Estas são as bênçãos inesperadas que recebemos, sem tampouco merecermos.
“Os dias mais felizes das nossas vidas são aqueles em que nós podemos comemorar o nascimento das pessoas amadas, aquelas que realmente significam muito para nós e que fazem a diferença em nossa caminhada. ” Desconhecido
Quero aproveitar o ensejo para agradecer à minha querida filha Danielle pelo maravilhoso presente. Estou certo de que Paris continua sendo um sonho, mas Disney e Universal já são realidade.
Acredito que nada ocorre por acaso. Nesta viagem aprendi que quem converte dólar em real, não se diverte. Nos primeiros dias tudo que comprava ficava fazendo a conversão de dólar para real, achava tudo caro. Depois, assumi que seria americano por alguns dias e comecei a me sentir mais feliz, apesar de ganhar em real estava melhor naquela condição. Quando voltei para São Luís me achava rico, tudo que comprava convertia para dólar e me sentia bem, comprando tudo muito barato. É tudo muito relativo.
Aprendi também, que se tiver U$ X00,00 para gastar por dia devo fazê-lo, o apego exacerbado ao dinheiro é um fator limitante para a felicidade. Entendi que o medo restringe a realização e, que subestimamos a nossa capacidade de superar desafios. Precisamos assumir riscos calculados para mudar de patamar e criar novas possibilidades de crescimento. A mente fechada limita o corpo.
Medo de avião era uma fantasia que o mundo maravilhoso da imaginação alimentava para me manter asfixiado e enclausurado, agora é coisa do passado. Por que ter medo do desconhecido? O melhor é experimentar para tirar conclusões sobre a realidade, em vez de, imaginar que não é possível e limitar-se às peripécias da mente, que nos apequenam, diante dos desafios e adversidades. O mundo é ilimitado como a nossa capacidade de realizar, portanto, devemos seguir o exemplo de Walt Disney que não apenas sonhou, mas realizou. Este é o meu maior aprendizado desta viagem. Temos uma extraordinária capacidade de realização e nos limitamos diante de pequenos obstáculos facilmente transponíveis. Siga este exemplo minha filha!
Tenho a convicção de que tudo o que existe hoje naquele emaranhado de equipamentos alucinados nos parques da Disney, transcende o pensamento do gênio criador, graças à capacidade de realização dos homens que transformaram ideias em movimentos.
O fantástico mundo do entretenimento mobiliza pessoas de todos os continentes com o objetivo de viver intensamente a fantasia criada por um homem sensível e criativo. Criou o personagem icônico Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta, Pluto e o vilão João Bafo de Onça, dentre outros.
A Walt Disney curvo-me neste momento de reflexão para reconhecer a sua grande contribuição para humanidade. Não apenas de trabalho vive o homem. Brincar, pular, criar e multiplicar sonhos é um estado de magia e exaltação que só conseguimos atingir quando damos um salto quântico, saímos do casulo e nos transformarmos em borboletas. Durante os passeios no mundo da fantasia, me senti como uma borboleta voando livre pelo horizonte, sugando o néctar das flores e lançando o pólen por todos os jardins encantados do planeta terra.
Walt Disney World é um lugar atraente, quente, esplendor da criatividade e inovação. Um parque de diversão que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de conhecer. Um espaço de renovação, excelência e vivacidade. O sorriso, a alegria e a satisfação parecem estampados nos rostos de todos que por ali transitam. O sol, o movimento intenso e o brilho da criatividade sugerem um eterno espetáculo, onde todos são protagonistas dos seus próprios sonhos. Um verdadeiro teatro a céu aberto, onde o limite da imaginação é o infinito. Viva a vida! Viva a liberdade! Viva Walt Disney!
“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada. ” Albert Einstein
Tudo passou tão depressa que não percebemos os dias passarem, quando acordamos do sonho era hora voltar para a realidade. O que se passa em nossa mente quando a fantasia supera a realidade? Será que tudo foi um sonho? Estou confuso. É sonho ou realidade?
“Queremos ter certezas e não dúvidas, resultados e não experiências, mas nem mesmo percebemos que as certezas só podem surgir através das dúvidas e os resultados somente através das experiências. ” Carl Jung
Feliz aniversário Leonardo Davi e Danielle Sanches, por antecipação, que Deus abençoe as suas vidas e permita um caminhar florido e iluminado, onde prospere a paz, a generosidade, a harmonia, a solidariedade e o respeito. Regado com amor, sabedoria, fé, esperança, saúde e alegria contagiante.
Uma constelação de bênçãos alimentará os seus desejos e realizações por toda a eternidade. Que os aprendizados se multipliquem, os sonhos se convertam em realizações e juntos possam compartilhar as lições de vida por toda a eternidade.
Danielle percebemos em você grandes virtudes: gratidão, espirito de solidariedade, generosidade, desapego a bens materiais e sensibilidade à necessidade dos outros. Virtude dos sábios, guarde-as no lado esquerdo do peito e como os melhores perfumes lance gota a gota para “aromatizar” as pessoas que o rodeiam e, irrigar as plantas do jardim viçoso que está dentro de você. Esteja sempre aberta a novas experiências! Você é uma flor que desabrocha a cada alvorecer, e espalha o aroma por onde passa. O seu filho é o reflexo deste balsamo! Amamos vocês!
“Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução. ” Masaharu Taniguchi
Luciana
4 de julho de 2020 at 09:30
Felicidades , união e saúde para esta família abençoada que já faz parte da família Wanna Dreams! Obrigada pelo carinho e preferência!
sanches
30 de agosto de 2020 at 18:07
Querida Luciana, aprecio a sua generosa atenção e agradeço pelo comentário. Forte abraço. José Carlos Sanches