“A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore.” Joseph Addison
Numa noite de 22 de outubro de 2019, me encaminhava para ministrar aula na escola onde sou professor, quando fui informado sobre uma palestra que ocorreria na FIEMA com o tema: Para Onde Caminha a Educação? A ser conduzida por João Paulo Ellery (JP Ellery, como o próprio se denomina).
Por alguns minutos fiquei indeciso se deveria seguir para a escola ou acompanhar a minha esposa naquela palestra de título atrativo. Afinal, para onde caminha a educação? Poderia dizer que estava a caminho dela, literalmente naquele momento e, me desviei da rota pela curiosidade sobre o tema. Então, decidi que talvez fosse melhor faltar um dia de aula e experimentar o 360 Day do Colégio Batista “Daniel de La Touche”. Escola onde as minhas filhas Rafaelle, Fabielle e Danielle estudaram, em que o meu filho Carlos Daniel estuda, lugar em que a minha esposa Socorro Sanches trabalhou, até a aposentadoria e, também, fui professor. Portanto, devo gratidão àquela instituição de ensino. Não apenas pelos fundamentos teóricos, ensinamentos religiosos, mas pelos benefícios que recebemos por termos a oportunidade de convívio com pessoas maravilhosas.
“O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.” Ernest Renan
O ilustre palestrante começou a sua explanação, com uma breve reflexão sobre o tempo, e a evolução ou mudanças ocorridas na educação desde o seu avô Humberto, passando pela sua mãe Eva, por ele próprio, até o seu filho Alexandro de 13 anos. Retrocedi ali na lembrança, avaliando um pouco do que se passou com a educação, desde o meu avô até os meus netos. Percebi claramente que existe uma distância enorme entre o passado e o presente, não somos mais os mesmos no que se refere à forma de receber, repassar, trocar experiências e conhecimentos, porque a tecnologia, a informática, a internet e as pessoas mudaram drasticamente a maneira de pensar e interagir com o meio, ao mesmo tempo, em que o conhecimento se multiplica na velocidade da luz, e queremos viver acelerados como se fossemos super-homens.
“Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância.” Will Durant
João Paulo disse que em algum momento da sua vida numa daquelas viagens de carro com a sua mãe, disse-lhe que queria ser professor, ainda que fosse médico, engenheiro, advogado… trilharia o caminho da educação. Em contraponto com o seu avô, que segundo ele, foi general do exército, e seguia uma vida muito linear. JP queria trilhar novos caminhos.
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles
Seguia sua palestra, explicando que o domínio do conhecimento entrou em choque com a realidade, a educação mudou e não somos mais donos do conhecimento. Questionou sobre: que escola queremos? Para onde vamos? Como chegar lá de forma sustentável? E continuou mostrando uma imagem e perguntando: “O que Alice perguntou para o gato? Que caminho seguir. O gato respondeu: “ Se você não sabe para onde vai qualquer canto serve”
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant
Apresentou algumas citações de Paulo Freire para reflexão: “ Ensinar exige apreensão da realidade. ” Enquanto JJ Banner disse: “ …o conhecimento está em permanente expansão e renovação.”
“Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente.” Provérbio Chinês
Me entristeci, como escritor, quando João Paulo disse uma grande verdade: “Hoje o livro já sai da gráfica desatualizado.” Visto que a informação na internet está em milissegundos, superando a todas as informações que dispomos acumuladas a milhares de anos, além de atualizada instantaneamente, permite-nos ver os detalhes, nuances, nunca antes vistos, na velocidade da luz. Citou dentre outros exemplos o caso de um prédio que havia desabado em Fortaleza (sua cidade natal) e, que em fração de segundos todos os continentes do mundo globalizado, desfrutavam da informação sobre o evento.
“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.” Sócrates
Lembrei-me que na data em que ocorreu este incidente, estava em Fortaleza, num Uber a caminho do hotel para o aeroporto, o ocorrido causou transtorno no trânsito e atraso na minha chegada ao destino. Tudo estava sendo informado ao vivo, pelo rádio, TV, WhatsApp, Facebook, Instagram, e diversas mídias. É uma loucura a velocidade da informação. Essa mesma velocidade torna louco os homens que tentam seguir o mesmo ritmo. Temos que repensar a nossa vida diante da tecnologia… super, ultra, mega, tera… como disse a minha neta, da sua felicidade ao receber um presente. “Estou super, mega…feliz porque ganhei este presente”. Eu também fiquei feliz pela oportunidade de poder participar deste evento.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey
O palestrante também enfatizou a importância da implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, para a educação brasileira. Reforçando as dez competências básicas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania, destacando dentre estas, comunicação e cultura digital.
“Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração.” Nelson Mandela
No mundo sem fronteiras a comunicação é muito importante. As maiores empresas do mundo estão na área da informação. As maiores universidades do mundo estão nos Estados Unidos e Inglaterra, países onde domina a língua inglesa. Reforçou que a língua portuguesa é limitada aos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo que o Brasil é o único país da América Latina, que tem português como língua oficial, na Europa nós temos Portugal, o que limita a busca do conhecimento. Há necessidade de estudar inglês para expandir as oportunidades.
“A vida é um caminho a ser percorrido sem fronteiras, mas com obstáculos.” Ivan Oliveira
Devemos ensinar os nossos filhos a utilizarem as ferramentas que eles têm, em vez de impedir que eles as usem. Abrir os horizontes, incentivando-os a buscar entender a essência e fundamentos das coisas. Ensinar os filhos a usarem o inglês.
“Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.” Provérbio Popular
Fiquei feliz, quando na oportunidade o Diretor do Colégio Batista, Pr. André Israel, administrador visionário, informou que o colégio abriu uma nova unidade no bairro da Cohama, em São Luís do Maranhão. A capital maranhense ganha mais um espaço para a educação de excelência. Engrandecendo a educação e Colégio Batista. Um novo desafio para a direção, coordenação, professores, equipe pedagógica e de apoio e, alunos que farão a diferença na sociedade maranhense, expandindo conhecimento para todo o pais e por extensão para o mundo. Seguirão firmes rumo aos seus propósitos com força, foco, fé, determinação e sabedoria.
Só a educação é capaz de mudar o mundo. A educação 360: emocional; cristã; científica; inovadora é apenas o começo de um novo ciclo de crescimento desta escola que tenho a honra de ter feito parte dela juntamente com a minha família.
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto
Hoje sigo a minha caminhada como professor, consultor de EHS e escritor, graças à educação que recebi. Me deleito ao escrever, por isso decidi registrar este momento, nesta crônica que dedico a todas as pessoas que tornam possível a existência e, buscam manter a excelência do ensino no do Colégio Batista.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire
Recomendo aos interessados acessarem o blog: falasanches.com, para conhecer o meu trabalho como escritor, cronista e poeta.
Recentemente tive a honra de realizar o lançamento da Tríade Sancheana, composta pelos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou, disponíveis na Livraria AMEI do Shopping São Luís.
Faça uma visita ao falasanches.com e, adquira a Tríade Sancheana na AMEI ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.
“Não te coíbas de repetir o que já disseste, porque és pequeno e só assim talvez será possível que te ouçam.” Vergílio Ferreira
A leitura é o caminho mais curto para o desenvolvimento intelectual, crescimento pessoal e sucesso profissional.
Não perca a oportunidade de conhecer novas publicações, estudar e aprofundar o seu conhecimento. A vida é efêmera e passageira, não deixe para depois o que você pode fazer agora. Deus abençoe o Colégio Batista! Viva a vida! Viva a Educação!
“Educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire
José Carlos Castro Sanches
São Luís, 22 de outubro de 2019.