1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

CAPÍTULOS DA SÉRIE VIAGEM À NOVA JERUSALÉM

– Artigos escritos durante viagem de ônibus de São Luís – MA a Nova Jerusalém – PE rumo à Paixão de Cristo.

A cada semana estarei divulgando novos capítulos até a conclusão desta série de 15 capítulos. 

DÉCIMO QUINTO ( CAPÍTULO FINAL):

O PENSADOR E O FIM DA SAGA

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.” (Fernando Pessoa)

Pensador: Pessoa que reflete sistematicamente sobre grandes questões (filosóficas, econômicas, sociais, etc.), sintetizando os seus aspectos principais e fornecendo novas perspectivas para sua abordagem.

Saga é uma palavra que significa lenda ou aventura, e consiste em descrições de histórias de personagens famosos de uma determinada cultura ou religião. As sagas também podem ser em forma de canção, que revela os atos heroicos.

“O pensador lança-se à tarefa de desembaraçar o enrolado novelo que o mundo lhe apresenta, mostrando como todo o fio não é mais do que a ligação entre dois extremos, o da eternidade e o do tempo, o da substancia e o do acidente, o de Deus e o do homem. E neste trabalho de desenrolar o novelo se lhe vai a vida.” (Agostinho da Silva)

Queridos colegas de viagem à Nova Jerusalém, Recife, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas. Agradeço pela companhia de todos vocês durante o período de Páscoa que estivemos juntos.

Escrevi um pouco da nossa história durante a viagem de ônibus de São Luis – Nova Jerusalém -São Luís, revelada em quinze capítulos com um olhar de poeta, ambulante, peregrino, viajante e solitário ao registrar cada passagem, sem a pretensão de esgotar o tema ou gerar algum embaraço às pessoas citadas durante a narração dos capítulos que compõem a SÉRIE VIAGEM À NOVA JERUSALÉM rumo à Paixão de Cristo.

A Série é composta de quinze capítulos, publicados na página FALA, SANCHES do Facebook, conforme segue:

Peregrinação; O tempo não passa; A Via Crucis em Nova Jerusalém; Meu retrato pintado numa folha de papel; O hábito faz o monge; Epifania; Perfeccionismo; Passeio pela Praia dos Carneiros; O Vendedor de sonhos e pirulitos de metro; Porto de Galinhas; Caminho de volta à São Luís; A Colheita no boné da sorte; Moinhos de vento em Marcolândia; Novas amizades e encerro com esse capitulo: O pensador e o fim da saga. Boa leitura e reflexão! 

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina)

Agora que regressei à minha querida São Luís, no aconchego do meu “ninho” lar doce lar, após a longa caminhada, escrevo o último capitulo da SÉRIE VIAGEM À NOVA JERUSALÉM para agradecer aos colegas de viagem pela oportunidade de realizarmos juntos mais uma peregrinação e a DEUS pela VIDA e inspiração para escrever esta saga contando um pouco do aprendizado durante a viagem à Nova Jerusalém, Recife, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas numa maravilhosa passagem pelas terras maranhenses, piauienses e pernambucanas de povo humilde, vibrante e trabalhador. 

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” (Fernando Pessoa)

A cada dia aprendemos novas lições, conhecemos novos amigos, crescemos como pessoa, reavaliamos as nossas atitudes, observamos, compartilhamos experiências, interagimos, brincamos, refletimos sobre a vida e o tempo, fortalecemos a fé, renovamos a esperança, compartilhamos o amor, curtimos a beleza da vida, do mar, ar, sol, areia, barco, estradas, novas paisagens, visualizamos novos horizontes, expectativas, sonhos, objetivos, metas e escrevemos uma nova história a partir de um olhar diferente das coisas simples. 

“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida.” (Sigmund Freud)

As coisas ocorrem naturalmente. Não pensei que escreveria sobre a viagem, tudo surgiu de forma espontânea como a maioria das oportunidades que ocorrem em nossas vidas, quando percebemos já estamos dentro de um enredo, dançando, cantando, pulando, escrevendo e contando as aventuras que realizamos nesta magnifica passagem… Como se fosse um cometa ou um flash de luz… Algumas ideias capturadas naqueles momentos sublimes de reflexão jamais voltarão à sua mente. 

“Pode se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz.” (Harry Potter)

O mérito do poeta é absorver esses instantes gloriosos e transformar em poesia. Um olhar positivo e diferente para o cotidiano pode nos trazer lições que jamais teríamos percebido nas coisas complexas e distantes que encravamos em nossas mentes e nos distanciam da realidade, leve, transparente e genuína que está aqui agora, presente ao nosso lado. Essa é a beleza da percepção do pensador que percebe no furo de uma agulha uma janela para o horizonte infinito e próximo que nos inspira a correr pelo mundo no ônibus barco a velejar por águas profundas e cristalinas como viajantes peregrinos pelo mundo de meu DEUS. 

“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.” (Fernando Pessoa)

Ao escritor compete reunir através de palavras e frases de efeito tudo aquilo que nos submetemos e revelamos ao longo da nossa existência e passagem por esta terra nessa viagem inspiradora e inspirada pelo soberano que nos dá o dom da percepção, alegria e discernimento para escolher o que há de melhor em cada um de nós e compartilhar com toda a humanidade.

“Escritor: não somente certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.” (Carlos Drummond de Andrade)

Na verdade querida Maria Sarafina Amorim, carinhosamente chamada de Sara. Não é o fim da saga que nos entristece. O que causa nostalgia, abatimento, melancolia, pesar, saudade, tristeza, vazio… é a nossa limitação para a LUTA e aceitar que devemos recomeçar novos desafios, um após o outro, nessa missão continua de vencedores de obstáculos, transpondo barreiras e limites insuperáveis, nas inúmeras batalhas que se apresentam e hão de continuar nos afrontando SEMPRE.

“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!” (Rui Barbosa) 

Não deixemos que o nossa vida seja Tempo Perdido. 

“A vida é uma jornada engraçada, você acaba encontrando sem procurar lá no final dela, aquelas pessoas que você procurou e não achou no começo.” (Clavio Jacinto)

Temos muito a plantar, regar e cultivar para construirmos uma história de sucesso, boas lembranças para que ao final da viagem tudo tenha valido a pena e possamos deixar um legado de AMOR, PAZ, ALEGRIA, EXEMPLO, LIÇÃO DE VIDA E SUPERAÇÃO que só os fortes serão capazes de construir. A VIDA É O MAIOR PRESENTE!

“Se você não brincar com a vida, a vida brigará com você.” (Augusto Cury)

Quando concluía esse artigo minha querida esposa Socorro Sanches , companheira inseparável das minhas viagens passou com o celular tocando em voz alta a música “Tempo Perdido de Legião Urbana.” Com ela encerro a Série Viagem à Nova Jerusalém.

“Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder.” 

Deixo a cada um dos colegas, passageiros, peregrinos, ambulantes “… o meu melhor sorriso, minha melhor história, minha melhor intenção, toda a minha compreensão e da minha amizade a maior porção.” (Lu Machado). 

Com o DESEJO de Vida abundante, saúde, paz, alegria, amor, fé e esperança.

E agora qual a próxima saga?

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.” (Paulo Coelho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *