Por José Carlos Castro Sanches Site: www.falasanches.com

“Não permita que emoções e sentimentos negativos controlem sua mente. O dano emocional não vem dos outros, ele é concebido e desenvolvido dentro de nós.” (Carlos Slim)
Com base nas pesquisas realizadas descreverei 7(sete) pontos importantes que fortalecem a importância do estoicismo para a melhoria de vida.
1. Autocontrole emocional: O estoicismo ensina a importância de controlar emoções como raiva, ansiedade e medo, promovendo uma maior estabilidade emocional.
2. Aceitação das circunstâncias: A filosofia estoica incentiva a aceitação das coisas que não podemos mudar, permitindo lidar de forma mais tranquila com adversidades e incertezas.
3. Foco no presente: Ao aplicar o estoicismo, aprendemos a valorizar o momento presente, evitando preocupações excessivas com o passado ou o futuro.
4. Desenvolvimento da virtude: A busca pela virtude e pela retidão moral é um pilar do estoicismo, promovendo um senso de propósito e significado na vida.
5. Resiliência diante das dificuldades: A filosofia estoica fortalece a capacidade de enfrentar desafios com coragem e determinação, sem se deixar abater por contratempos.
6. Equanimidade perante as emoções: Aprender a manter a calma em situações estressantes ou conflituosas é uma habilidade valorizada no estoicismo, contribuindo para relacionamentos mais harmoniosos.
7. Busca pela sabedoria: Ao aplicar os princípios do estoicismo, cultivamos uma mentalidade mais sábia e ponderada, buscando compreender as questões da vida com mais clareza e discernimento.
Esses pontos fundamentais do estoicismo podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida, promovendo bem-estar emocional, mental e espiritual.
“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro, a construir uma vida.” (Sandra Carey)

AGRADECIMENTO AOS LEITORES:
Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha tocado você de alguma forma, se gostou compartilhe com os amigos e familiares, assim você contribuirá para um mundo melhor, onde a interação entre as pessoas seja respeitosa, saudável e produtiva.
A sua interação nos ajuda a criar mais conteúdo que ressoe com a sua jornada em direção ao auto aperfeiçoamento e a compreensão dos relacionamentos. Lembre-se de que o conhecimento é poder, mas apenas quando compartilhado e aplicado, então compartilhe os seus pensamentos e experiências nos comentários. Vamos construir uma comunidade onde todos possamos aprender uns com os outros. Não sabe o que comentar? Basta escrever: “Eu escolho conexões genuínas na minha vida.”
Obrigado pela leitura atenta e compartilhamento. Guiado pela sabedoria do estoicismo permaneça estoico, fique atento e continue se esforçando por um melhor você.

“Nada de desgosto, nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.” (Marco Aurélio)
São Luís, 17 de Janeiro de 2024.
José Carlos Castro Sanches É Consultor de SSMA da Business Partners Serviços Empresariais – BPSE. Químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da Federação das Academias de Letras do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro correspondente da Academia Arariense de Letras Artes e Academia Vianense de Letras. Tem a literatura como hobby. Para Sanches, escrever é um ato de liberdade.

Autor dos livros: Tríade Sancheana – Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou; Trilogia da Vida: No Fluir das Horas, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro!; Pérolas da Jujuba com o Vovô, Pétalas ao Vento, Borboletas & Colibris (em parceria); Das coisas que vivi na serra gaúcha, Me Leva na mala e Divagando na Fantasia em Orlando. Participa de inúmeras antologias brasileiras.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS17.01.2024. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

