Por José Carlos Castro Sanches
Site: www.falasanches.com
“Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas.” ( Fiódor Dostoiévski)
Escrevi o livro “Pérolas da Jujuba com o Vovô” juntamente com a minha neta Julie Sanches. Ela participa com dezesseis contos infantis, enquanto eu partilho vinte e três crônicas e doze poemas. Disse-lhe que a cada livro vendido repassaria 40% como incentivo pela sua contribuição. Vendemos alguns exemplares durante o lançamento e fiz o rateio do valor correspondente. As vendas após aquele momento especial tornaram-se tão raras como encontrar ouro no fundo do mar.
Certo dia quando retornávamos da escola pedi a ela para escrever novos contos com o propósito de lançarmos outro livro em parceria. Respondeu-me que nunca mais tinha recebido a comissão pelas vendas dos livros. Disse-lhe que não havia vendido nenhum livro após o evento de lançamento.
Algum tempo depois nos encontros literários da BPBL e AVL conseguimos vender alguns exemplares. Separei R$ XXX,00 referente ao percentual dela. Estávamos minha esposa e eu no Golden Shopping Calhau, acompanhando a minha filha na compra de roupas para a neta que faria uma viagem internacional, quando resolvi surpreendê-la entregando o valor correspondente às últimas vendas dos livros. Ao receber as duas cédulas segurou-as rapidamente nas mãos, sacudiu e me devolveu uma delas – dizendo-me que seria metade para cada um. Naquele momento precioso entendi o que Rachel de Queiroz quis dizer ao escrever: “Só sentia no coração fervor, convicção, desprendimento.” e aprendi uma grande lição com a minha neta. Logo percebi que ela estaria sendo bem-educada repetindo os gestos de virtude demonstrados por seus preceptores, aprendeu e despretensiosamente dava-nos um exemplo de desprendimento, empatia, gratidão e generosidade, virtude de quem compartilha por bondade, sem esperar nada em troca. Como disse um desconhecido: “Empatia é um dom que só está ao alcance de quem possui uma dose acrescida de bondade no coração.” Ela tem!
Tenho orgulho da minha amada neta. Que Deus seja a bússola e o leme da sua vida. Sou grato a Ele pelo dom da escrita, por permitir que a palavra seja usada para transformar pessoas. Por tocar o seu coração e sensibilizá-la para reproduzir a poesia nos pequenos contos, poemas e desenhos resgatando a liberdade de expressão conquistada com fervor pelos bravos guerreiros de outrora, fortalecendo o extraordinário poder da palavra como instrumento de transformação e crescimento pessoal. Como disse Dalai Lama: “ Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.”
É na presença de Deus que a vitória chegará para todos que nele creem. Eu creio que somos mais que vencedores em Cristo Jesus. A luz nos dará a estratégia para vencer as adversidades. O Senhor é a luz! “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.”(Salmos 27:14)
Agradeço pela luz que brilha sobre a minha família pelo filho, pai, esposo, irmão e amigo que sou, especialmente pelos pais, esposa, filhos e netos que tenho, igualmente pelo direcionamento divino para conduzir a minha vida com dignidade, ética, transparência e humildade. “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1)
São Luís, 19 de agosto de 2023.
José Carlos Castro Sanches É químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta brasileiro. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia Rosariense de Letras, Artes e Ciências, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro Correspondente da Academia Arariense de Letras e Artes e da Academia Vianense de Letras.
Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas, Gotas de Esperança, A Vida é um Sopro; Pérolas da Jujuba com o Vovô; Pétalas ao Vento e Borboletas & Colibris (em parceria com Pedro Neto).
NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS19.08.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.
José Alvino
28 de dezembro de 2023 at 05:17
Gostei do sentimento de partilha da Neta
sanches
1 de março de 2024 at 09:04
Obrigado querido amigo Prof. Alvino. Aprecio sua atenção e comentários. Forte abraço, saúde e paz para você e família.