1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

ELE NÃO USAVA RELÓGIO!   

Por José Carlos Castro Sanches                                               

Site: www.falasanches.com       

FONTE DA IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL

                          

Não sei o porquê ao escutar a música: Não deixe o velho entrar, de Toby Keith. Lembrei-me do meu avô paterno José Alípio Sanches que viveu 107 anos e partiu lúcido com a memória invejável. O ponto que retomei nas lembranças era que o meu avô não usava relógio – nunca usou, nem bússola ou astrolábio. Guiava-se pelo sol, pela lua e pelas estrelas, também pelas nuvens para identificar a chuva; guiava-se pelo canto dos pássaros, coaxar dos sapos, vento e maré que seguia a lua. Vivia na roça, carregava um cofo sobre o ombro numa vara de madeira; caminhava muitos quilômetros diariamente; falava pouco e trabalhava muito; dormia cedo e acordava na madrugada para pescar- voltava para casa tratava o peixe, tomava o café e seguia para cuidar da plantação; plantava e colhia o milho, o arroz e a mandioca…criou os filhos em Anajatuba; acompanhou o meu pai mudando-se para Rosário, continuou na lavoura; casa simples de taipa; escutava o rádio que levei na cabeça de presente para ele e minha avó Rita Zélia (Zelica); cozinhava no fogão a lenha; bebia água do pote e bilha, era feliz e sabia.      

São Luís, 07 de fevereiro de 2023.                                                     

José Carlos Castro Sanches. É químico, professor, escritor, cronista, contista, trovador e poeta. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras; da Academia Maranhense de Trovas, da Academia Atheniense de Letras e Artes, da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, da União Brasileira de Escritores, da Associação Maranhense de Escritores Independentes e Membro correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *