1236657.1677ed0.a1d49e5be45046c98447636dfa3d9e34
Oferece a você a oportunidade de leitura e reflexão sobre textos repletos de exemplos, experiências e lições que irão transformar a sua vida.

O PODER DA SIMPATIA!

“Se você deseja atrair o bem e coisas boas, lembre-se sempre de ser uma pessoa gentil e simpática! Afinal, aquilo que exalamos é o que recebemos de volta! Philip Chesterfield

Sentimento de dono, significa, na prática sempre fazer o que for necessário para conquistar os resultados esperados, mesmo que isso signifique fazer um pouco a mais “do que a obrigação”. Os resultados esperados não são apenas da organização – são dele, e para ele. Com este sentimento fui atendido numa clínica em São Luís-MA, durante um exame periódico da empresa onde trabalho como Consultor de SSMA. Nesta crônica vou contar-lhes um pouco desta experiência. Boa leitura e reflexão!

“A beleza mais atraente, duradoura e eficaz é a simpatia.” Nelson Barh

Numa segunda feira 21 de janeiro de 2019, fui agraciado pela simpatia e alegria contagiante. Escrever ajuda a relaxar por isso tomei a caneta e a folha de papel e escrevo para compartilhar mais este aprendizado para a vida. 

Os meus batimentos cardíacos vão a mil, sempre que preciso visitar um médico. Só o fato de estar numa clínica ou hospital na presença de um profissional com “jaleco branco” já me deixa tenso e preocupado. Não sei o que passa na minha cabeça que não consigo controlar essa emoção. 

“Uma vez que você saiba como relaxar, pela primeira vez a vida começará a acontecer.” Osho

Desde o dia anterior quando soube que deveria realizar o exame periódico, sentia o coração acelerado entre 100 a 120 batimentos por minuto. Tudo que parece anormal nas avaliações médicas é normal para mim. Digo o que parece anormal é normal acontecer comigo sempre que estou diante desta situação. Por mais que tente manter a calma e a naturalidade, não consigo. Era assim que eu pensava até hoje. Não é bem a verdade! Senão vejamos. 

“Sua mente vai responder a maioria das perguntas se você aprender a relaxar e esperar pela resposta.” William S. Burroughs

Vejam a surpresa que aconteceu comigo hoje e me faz pensar diferente sobre as minhas convicções a respeito deste fato. Paradigmas existem para serem quebrados.

Saí de casa em jejum para realizar os exames. Fazia tudo devagar porque não queria chegar naquele ambiente. Pelo fato de, no ano passado, ter sido atendido por um médico carrancudo e pouco simpático, que me tratou de forma dura, mal educada e pouco receptiva quando estive na referida clínica, com o mesmo propósito. 

“Sou grato pelas pessoas difíceis em minha vida. Elas me mostraram exatamente o tipo de pessoa que não quero me tornar.” (Autor desconhecido)

A demora se fez útil. Ao chegar à clínica extraíram sangue da minha veia para os exames requeridos e procederam-se as demais avaliações inicias. A enfermeira tinha a mão leve como uma seda, foi certeira e fez tudo com muito carinho e atenção, o seu atendimento foi um sucesso, porque poucos acertam a minha veia da primeira vez, nestas horas de pressão elevada e medo de médico.

Então, após os exames, fui orientado a aguardar o atendimento médico na recepção. Eram 10:30 da manhã e nada do médico carrancudo chegar. Eu já estava alegre porque não teria a oportunidade de reencontrá-lo o que seria uma excelente desculpa para ir embora, sem encará-lo naquela consulta tensa e desagradável.

“Tolerância, respeito, ética, conhecimento, bom humor e simpatia são bases para a construção de relacionamentos eficazes…” Carlos Roberto Sabbi

Quando de repente, o inesperado, ocorreu à minha frente. O médico indesejado faltou por razões particulares e solicitou a outro colega para substituí-lo. Que benção! Estava salvo!

Estava diante da inusitada e agradável surpresa à minha frente. Quem chega? O proprietário da Clínica Dr. Fernando, meu amigo particular, com aquele sorriso, alegria contagiante e simpatia sem igual. Logo me abraçou e convidou para acompanhá-lo até o consultório. 

Conversamos sobre literatura, negócios e atitudes positivas. O meu coração voltou a bater normalmente, todo o medo foi-se embora. Ele me avaliou cuidadosamente e conclui que estava tudo bem com a minha saúde. Graças a Deus!

“Há pessoas que têm o dom de inspirar-me uma fulminante simpatia à primeira vista – quase sempre aliás, injustificada.” Fernando Sabino

Mostrei-lhe um livro de Benjamin Hardy, com o Título: Força de vontade não funciona, que estava lendo, enquanto esperava o atendimento. E disse a ele sobre a influência das pessoas que estão à nossa volta para cativar os clientes e obtermos os melhores resultados. 

Além da influência que o meio ambiente ao nosso redor tem sobre as nossas decisões, anseios, sonhos e realizações. Fazendo-o refletir sobre a importância da escolha acertada dos profissionais que atuam em suas clínicas. Eles poderão fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios, agregar clientes ou afastá-los e fazer o marketing positivo ou destrutivo apenas, pela ação ou omissão no trato com as pessoas. 

“Faça alguém feliz. Irradie simplicidade, simpatia, energia e não se espante se a pessoa mais feliz for você!” Fernanda Magalhães

Após a consulta me convidou para comer um beiju na cantina da Eco Clinic da Cohama. Chamou a secretária que foi surpreendida pelo pedido e nos disse entristecida que já havia consumido todos os beijus, com os colegas de trabalho. Ficamos apenas com água na boca, mas sai feliz e satisfeito com o atendimento diferenciado que recebi durante aquela breve consulta, das mais agradáveis que tive. Graças à simpatia e atenção do médico e amigo a quem dedico esta crônica.

O poder da simpatia cura doenças, relaxa, reduz os batimentos cardíacos, baixa a pressão arterial e motiva as pessoas a continuarem a sua trajetória mais felizes.

“Carisma é a junção de simpatia, bom senso e inteligência.” Eli Silva

Fiquei agraciado, ao ponto de ao sair do consultório, após tirarmos uma foto como lembrança do encontro inesperado, ainda com toda a pressa que estava para voltar ao trabalho. 

Me desloquei até o meu carro, estacionado numa rua ao lado da clínica – peguei o caderno de anotações e a inseparável caneta bic, acolhi-me na sombra de um prédio comercial de número 8, em frente à “Pizza da Cohama”; em pé com o caderno numa mão e a caneta frenética na outra, foquei a minha atenção por aproximadamente 30 minutos e escrevi esta crônica. 
Ainda que, o pescoço doesse, pela posição antiergonômica fui até o fim da missão para registrar este momento especial, que me fez refletir sobre o poder e a influência que temos sobre os outros quando estamos felizes no que realizamos. 

A diferença que fazemos para os outros quando somos simpáticos e agradáveis no trato. Este é o poder da simpatia. Que contagia a todos e nos faz seguir o exemplo daqueles que o praticam de forma espontânea nas suas rotinas pessoais e profissionais. 

Muito obrigado Dr. Fernando. Forte abraço e sucesso nos seus negócios. Continue inspirando e transmitindo alegria e energia positiva para os seus pacientes e pessoas com as quais convive diariamente. 

O poder da simpatia e o senso de dono deve ser o nosso lema. Até os elefantes adestrados, dobram os joelhos diante daqueles que os tratam com carinho, atenção e simpatia. 

“Por que se apressar sobre coisas bonitas? Por que não relaxar e apreciá-las?” Clara Schumann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *